pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel

Press Releases
Lumis na Mídia
pixel
pixel
pixel

Os blogs corporativos vieram para ficar - 16/11/2006

Um dos “booms” do momento no mercado corporativo sem dúvida é a crescente difusão dos blogs no mundo corporativo*. A cada dia, mais empresas adotam essa ferramenta como parte das suas estratégias de comunicação interna e externa. Mas é preciso ficar atento de que forma a comunicação através dos blogs será feita, evitando comprometer relacionamentos e a imagem das empresas que adotam essas práticas.

Em sua maioria, a iniciativa de implementar um blog dentro da organização surgiu da necessidade de aproximar o corpo diretivo do resto de seus colaboradores. Através dos blogs, discutem-se questões de diversos níveis, sugestões e opiniões sobre decisões propostas pela diretoria, abrindo assim o canal direto entre todos os colaboradores. Esse movimento estimula e incentiva a colaboração interna e externa, sendo vetor importante de mudança e de inovação nas empresas que adotam essas práticas, dentro de contextos bem definidos dentro ou fora das organizações.

Sem dúvida algumas “regras” devem ser observadas para a construção com sucesso de blogs. O primeiro, e das mais importantes, é a atualização constante de seu conteúdo, o que estimula diretamente a colaboração. Para que seus usuários sejam cada vez mais fiéis e participativos, é preciso oferecer sempre novidades a serem lidas e discutidas. Também é necessário acompanhar constantemente as opiniões escritas por seus colaboradores, e evitar, assim, qualquer mal-estar frente aos objetivos inicialmente definidos. Mediar em alguns casos pode ser interessante, desde que o direito de expressão seja sempre que possível preservado, visto que as regras de boa etiqueta deverão estar explicitadas para todos.

O retorno da aplicação de um blog corporativo não acontece somente em uma via única. Tanto os colaboradores quanto o corpo diretivo aprendem bastante uns com os outros. Uma pista para a difusão dos blogs corporativos em todo o mundo é justamente o interesse dos gestores em conhecer melhor seus colaboradores, entender um pouco mais de sua percepção sobre a empresa, e até mesmo descobrir talentos que estejam escondidos dentro de suas próprias companhias, que antes se expressavam apenas por meios físicos, que muitas vezes inibiam os mais introvertidos.

Mas a idéia dos blogs corporativos não surgiu somente para estreitar relacionamentos internamente, mas também externamente. Alguns blogs, direcionados para seus clientes, parceiros e fornecedores, contam um pouco mais sobre o cotidiano da organização, sugere pautas sobre tendências de mercado, e traz curiosidades sobre seu histórico. Com este canal de comunicação informal, abrem-se muitas portas, uma vez que as empresas se tornam de certa forma mais “humanas”.

Outro dado que pode elucidar a razão da crescente adoção dos blogs pelas empresas, está ligado sem dúvida, a criação colaborativa de valor. De cada dez executivos no mundo, nove têm em suas pautas de prioridade fazer com que compradores, consumidores e fornecedores participem cada vez mais dos processos de inovação em suas empresas, no que vem sendo denominado por especialistas de co-criação de valor**. E nesse cenário os blogs são sem sobra de dúvida ferramentas eficazes para auxiliar a ligação desses diversos públicos em um ponto convergente de colaboração.

Estima-se que existam hoje mais de 50 milhões de blogs no ar, em todo o mundo, de acordo com a Technorati. E a tendência é que, cada vez mais, as empresas adotem esse e outros artifícios de colaboração como parte de suas estratégias de relacionamento com seus diversos públicos de interesse em processos focados cada vez mais na troca, disseminação e compartilhamento de valor.


* Leia matéria sobre o IBC. No evento foi apresentado pelo HSBC caso muito interessante de adoção dos blogs como ferramenta de comunicação interna .

** Mais informação sobre o termo, procure em ferramentas de busca por C.K. Prahalad, ou visite http://www.strategy-business.com/ ou estão disponíveis diversos artigos e resenhas desse que é um dos maiores pensadores sobre estratégia da atualidade.


Equipe de Marketing Lumis



Imagem para contabilização de acessos a páginas
pixel
pixel
Outros Press Releases



Icatu Hartford tem incremento de 40% em novos contratos via Portal Web - 31/07/2008


Lumis está entre as 3 maiores fornecedoras - 27/06/2008


Lumis Portal ganha nova versão - 08/05/2008


Lumis busca revendas para plataforma de portal web - 07/05/2008


Compartilhar informação é a ordem na Coca-Cola - 28/04/2008


Lumis Portal ganha nova versão - 11/04/2008


Sucesso Workshop Lumis Rio e São Paulo - 14/08/2007


Lumis promove Workshop e Fórum no Rio e São Paulo, nos dias 25 de julho e 01 de agosto - 16/07/2007


Lumis tem presença marcante na 8ª Conferência do IBC sobre Portais Corporativos - 26/03/2007


FIRJAN adota plataforma de portal da Lumis - 11/12/2006


Evento com participação da Lumis aponta importantes tendências do mercado de Portais - 08/11/2006


Jornal O Dia reformula seu portal - 30/10/2006


Participação da Lumis na INFOIMAGEM supera todas as expectativas - 02/10/2006


Portais de Serviços é tema de evento promovido pela Lumis - 21/09/2006


Site institucional da Icatu Hartford entra no ar - 07/06/2006


Magazine Luiza seleciona produto da Lumis para suas iniciativas de Portais - 23/05/2006


ASBRAER Lança Portal de Relacionamento com Tecnologia Lumis - 23/05/2006


Lumis expande operação no Brasil - 01/04/2006


Lumis aumenta sua base de clientes - 15/03/2006


Com o uso da tecnologia Lumis, a Fundação Roberto Marinho vence o 4º Prêmio e-Learning Brasil 2005 - 23/06/2005


Crie-UFRJ usa tecnologia Lumis em portal do conhecimento - 27/05/2004


Portal do Sebrae/RJ chega à final do iBest 2004 - 12/04/2004


Lumis lança versão 2.0 do Lumis Portal Suite - 25/09/2003


Lumis recebe financiamento para aperfeiçoar Portal - 25/08/2003


Seis anos de parceria entre Instituto Gênesis e Sebrae - 13/08/2003


Lumis desenvolve portal para estimular aliança entre empresas - 30/04/2003

pixel
pixel
pixel
RJ tel. 21 3094-7500
SP tel. 11 3044-5175 entre em contato veja endereços
pixel
Copyright ® Lumis - Portais Corporativos 2002
pixel
pixel

pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas