UFRJ reformula portal com tecnologia Lumis - 19/05/2004 O Centro de Referência em Inteligência Empresarial (Crie), entidade ligada à Coppe (Coordenação dos Programas de Pós-graduação de Engenharia), da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), uma das maiores autoridades em gestão da informação no Brasil, utilizou a Internet como forma de colaborar com o projeto de construção da chamada sociedade do conhecimento.
Com utilização da plataforma de software Lumis Portal Suite, da Lumis Tecnologia da Informação, a entidade acaba de modernizar por completo o portal que hoje integra mais de mil membros da comunidade acadêmica, na maioria, pesquisadores e representantes do setor produtivo e de órgãos governamentais, preocupados com a geração, gestão e transferência do conhecimento no País.
Como explica o professor Marcos Cavalcanti, coordenador do Crie, “o projeto de construção da sociedade do conhecimento, no contexto da nova economia, passa, obrigatoriamente, pelo uso da Internet como ambiente de comunicação, integração e colaboração”.
“Na era do conhecimento o que importa é produzir e exportar inteligência: software, consultoria, filme, música e todo e qualquer produto capaz de gerar royalties. Mas, para isso, precisamos de sistemas que nos permitam gerar e disseminar a informação”, defende Cavalcanti.
Neste contexto, a reforma do site do Crie assume importância estratégica, porque torna mais dinâmicos e eficazes os mecanismos de comunicação, por meio de chats, fóruns de discussão e outros expedientes, graças à funcionalidade da ferramenta utilizada.
Fonte: Revista Executivos Financeiros