Palavra do Presidente - Blog ganha espaço nos endereços corporativos - 23/09/2008 Palavra do presidente
O blog corporativo está saindo do case isolado para se tornar algo mais cotidiano, mesmo sem ser padrão em todas as empresas. A exposição da marca e o contato direto com o cliente ainda causam temor em muita gente, principalmente naqueles que não conseguem lidar com o novo canal chamado Internet.
Fenômeno não tão novo, o blog ganha espaço nos endereços corporativos ao alimentar o relacionamento de marcas com seu público, introduzindo uma interação e um contato que não têm paralelo com o mundo físico, nem mesmo com os call centers e seu já famoso: “vamos estar falando com o senhor em instantes”. O blog, enquanto instrumento corporativo, ganhou espaço a partir da conceituação da Web 2.0, que é sinônimo de colaboração e interatividade, e também a partir de investimentos ou consolidação de projetos.
Comparado com outras ferramentas da Web, o blog é extremamente fácil de usar e de implementar e traz resultados rápidos – ou rapidamente causa desgastes, se mal interpretado e utilizado – na interação com os usuários/clientes.
Com ele é possível que o gestor identifique exatamente aquilo que o internauta deseja, seja uma compra ou uma mera opinião. Esse feedback pode levar a um negócio concreto ou determinar novos rumos, acertos de estratégia ou corroborar idéias.
Sem temores
“Mas o gestor precisa estar motivado e sem medo. Um blog ou alguma outra forma de interatividade na Web precisa ser motivada pela paixão, por se acreditar naquilo. Se isso acontecer no Brasil nos próximos anos, teremos um grande ambiente de evolução”, aponta Eduardo Favaretto, especialista em Internet e fundador do Ibuscas. O problema é que o gestor brasileiro ainda é altamente conservador, mais até, que o norte-americano.
Como Favaretto admite, os blogs corporativos passaram a assumir as funções dos antigos SAC. “Muita companhia têm se utilizado de uma linguagem mais informal na comunicação com seus colaboradores e clientes. Isso tende a gerar simpatia e cumplicidade, e estreita as relações de transparência e confiança”, explica.
No entanto, para chegar a esse nível, é preciso desenvolver a maturidade do gestor e atuar de acordo com o business da empresa e sua presença na Internet. “Usar ou não o blog é saber se é apropriado, e depende do que se busca extrair dele”, garante André Matos, executivo da Lumis, empresa que presta serviços em web para companhias como Oi, Magazine Luiza, Icatu Hartford e o Novo Telecurso, da Fundação Roberto Marinho.
Segundo Manoela Osório, gerente de comunicação e cultura organizacional da Oi, os funcionários foram incentivados a criar fóruns com assuntos em comum, e hoje, a iniciativa se auto gerencia, num processo de amadurecimento e criação de uma cultura semelhante àquela que os usuários já utilizavam em seus blogs pessoais. Tecnicamente, a Oi Interativa utiliza o Lumis Portal Suite, da Lumis, com tecnologia Ajax. E apesar de totalmente personalizada, a Interativa atende cerca de 8 mil usuários.
Acesse a matéria completa em: TI Inside.pdf
Fonte: Fonte: TI Inside Impressa - 23/09/2008