TI em favor do cliente - 15/10/2008 Matéria ComputerWorld
TI em favor do cliente
SulAmérica Seguros investe em aplicativos que melhoram a avaliação e o relacionamento com os segurados
Em um mercado competitivo como o de seguros, a diferenciação – e a conquista do cliente pode estar em um detalhe. Esta foi uma das constatações que levaram a SulAmérica Seguros a apostar em TI para melhorar a avaliação e o relacionamento da companhia com os seus clientes.
O primeiro passo foi a adoção de um aplicativo utilizado hoje na precificação dos seguros de automóveis. Segundo Roberto Marucco, CIO da companhia, melhorar a oferta dos prêmios oferecidos a potenciais clientes era uma necessidade diante de um produto que hoje, é quase uma commodity.
“É uma vantagem, porque as informações só melhoram a primeira proposta”. Diz Roberto Marucco. “Para isso precisávamos do maior número possível de informações sobre o cliente, o que nos permitiria reduzir seu risco e aumentar sua proposta”, lembra. O objetivo podia ser alcançado por dois caminhos: ou a companhia assinava uma série de contratos diretos com empresas de informações financeiras ou encontrava um serviço que trouxesse informações de todas elas e fosse pago por utilização. “Optamos pelo serviço da Crivo”, afirma.
Hoje, os corretores da SulAmérica contam com o preço referência do seguro e a opção de – por meio da Intranet da companhia – acessar o serviço e levantar uma série de informações sobre o potencial segurado. “É uma vantagem, porque as informações só melhoram a primeira proposta”, ressalta Marucco.
O executivo lembra que a implementação da ferramenta foi bastante simples. Ela está baseada em dois servidores que a empresa mantém no data center da IBM e foi colocada em operação em quatro meses e meio. “O que levou mais tempo foi a parametrização de regras, mas fomos da definição à operação neste período”, diz.
Portal
Se de um lado a SulAmérica investe para conquistar mais clientes, de outro tem procurado melhorar seus canais de relacionamento com a base já existente.
Desde o ano passado a companhia vem investindo um total de 4 milhões de reais na criação de um novo portal de serviços, que está sendo colocado no ar aos poucos, com previsão de conclusão no ano que vem.
“Tínhamos sites diferentes para cada produto, a busca não era integrada e a usabilidade não era a ideal. Fizemos um diagnóstico de usabilidade e elaboramos a proposta que agora está entrando em operação”, conta Umberto Reis, superintendente de sistemas da companhia.
Por se tratar de uma proposta complexa, a área de TI da SulAmérica decidiu adotar também uma ferramenta especial para a construção do portal, optando pela brasileira Lumis.
“Em maio concluímos o institucional e estamos finalizando a extranet dos corretores, agora integrada, que deve entrar no ar até o final do ano”, diz Lopes. Segundo o executivo, em alguns meses foi possível perceber melhoria no desempenho do site e na possibilidade de gestão do conteúdo por parte do usuário. “Agora contamos com uma estrutura baseada em serviço e independente dos serviços de negócios. São nove servidores utilizados para desenvolvimento, homologação e produção”, explica.
O novo portal está sendo construído em arquitetura Intel, JBoss e Red Hat, com utilização do banco de dados Oracle da corporação.Lopes ressalta que as tecnologias e o banco de dados integram-se sem problemas e que a implementação vem acontecendo “sem surpresas”.
Veja a matéria em: ComputerWorld.jpg
Fonte: ComputerWorld Impressa - 15/10/2008