Novidades

Saiba o que há de novo sobre canais digitais. Acompanhe as nossas notícias.

10 Ago

Por Raphael Aleixo - Coordenador de Criação da Lumis

Um software de portal usado por algumas das maiores empresas do Brasil em integrações complexas com seus sistemas internos: O Lumis Portal sempre se destacou no cenário brasileiro pela sua alta performance e versatilidade, mas ele poderia também ser usado em projetos mais simples com agilidade?

Essa pergunta motivou a Lumis a vir trabalhando nas últimas versões do produto, em uma simplificação do processo de criação de sites mais simples. E desde a versão 8.2, a ideia era que fosse possível criar um site dinâmico e completamente personalizado, sem escrever uma linha de código Java no processo.

Com isso, resolvi colocar o produto à prova e criar um site completo utilizando o Lumis Portal como framework. A ideia era criar o site da Kube Arquitetura - uma empresa de arquitetura comercial, de forma que ele pudesse ser gerido pelas próprias funcionárias em seguida. Esse site teria três funcionalidades básicas:

- Um cadastro de projetos
- Um blog
- Uma página institucional, com todas as arquitetas

Muitas vezes me vi começando um projeto procurando algo pronto na internet: Temas de wordpress que tivessem uma estrutura semelhante à que estava procurando para começar um desenvolvimento a partir dali, ou como poderia adaptar minhas ideias ao que tinha disponível, de forma a otimizar o tempo. Aqui, isso já foi uma grande diferença positiva em usar o Lumis: A criação de novos “serviços” de conteúdo é extremamente simples. Um “wizard” com um formulário me pergunta os tipo de campos que quero, e pronto: Todo o banco de dados e interface para cadastro está feita e completamente adaptada ao site.

Essa agilidade me permitiu já liberar o cadastramento de conteúdo para a Kube antes mesmo do site estar no ar, em paralelo ao resto do desenvolvimento.

A outra grande vantagem do Lumis Portal é usar exatamente o html que você criou como base para o desenvolvimento, sem a necessidade de criar um novo template, ou dividir o arquivo em vários “pedaços”. Basta fazer o upload do tema (o conjunto de arquivos html, css, fontes e javascript estáticos) e começar a marcar os pontos do site que irão receber o conteúdo dinâmico que você já tinha definido.

Adaptar o conteúdo ao html original também é simples, e usa-se apenas javascript (que será lido server-side) para a criação do estilo. Senti o processo um pouco mais verboso do que gostaria, mas é razoavelmente fácil de se adaptar. A documentação do Lumis Portal também ainda deixa um pouco a desejar nessa parte de javascript - Antes se usava XSL como linguagem de estilo, e ainda é a linguagem padrão do manual - mas o fórum serviu para sanar as dúvidas que iam surgindo no processo.

Com tudo isso, em cerca de 40h, consegui fazer todo o processo do site: Desde o layout à sua implementação em Lumis Portal, com uma administração de conteúdos completamente personalizada para o uso da Kube, incluindo a possibilidade de inclusão de scripts de acompanhamento específicos para cada post de blog ou projeto, assim como tags customizadas para exibição em redes sociais como Facebook e Twitter. O site também está pronto para ser traduzido para inglês.

Obviamente foi mais fácil pra mim, já que trabalho na Lumis e ajudei no processo de criação e definição de algumas dessas melhorias, mas ficou bastante claro pra mim a agilidade que o produto está realmente proporcionando. Ainda há muito caminho para se traçar, mas eu indico o teste do produto - que é gratuito - para outros designers e desenvolvedores front-end poderem ver o que realmente está legal e funcionando e também para indicar caminhos a mais de evolução neste caminho.

É possível (e provável), que existam pontos do processo que se tornem um pouco mais complicados, mas os vídeos feitos até agora ajudam bastante na compreensão incial do produto, e - como falei - o fórum é realmente útil para dúvidas pontuais que venham a surgir.

Por fim, mostro pra vocês a versão final do site, e convido vocês a irem no site da AWS, e começarem a criar seus sites no Lumis Portal, de graça. Vamos adorar ver o que vocês estão criando com a ferramenta.

 

Baixe agora a versão gratuita do Lumis Portal

Qualidade comprovada

Essas e muitas outras empresas já utilizam uma ou mais soluções Lumis em suas operações. Conheça todos os clientes do Lumis Portal, Poligno e da Lumis Cloud Services.