Armazenamento na nuvem e a transformação digital

Você vai ler sobre:

  1. A influência do armazenamento na nuvem na transformação digital
  2. Benefícios do armazenamento na nuvem

Muito tem se falado sobre a transformação digital, mas sabemos que a ação demanda investimento. Uma das maneiras de diminuir esse obstáculo é utilizando recursos da cloud computing. A migração para a nuvem é um dos pilares fundamentais do movimento de transformação digital. Esse armazenamento eleva a capacidade operacional da TI e traz diversos outros benefícios. Quer saber mais sobre o assunto? Então fique com a gente, pois esse é o tema do artigo de hoje.

A influência do armazenamento na nuvem na transformação digital

O fenômeno da transformação digital está cada dia mais presente nas empresas. A rápida evolução da tecnologia está fazendo com que as companhias reinventem a forma como criam, divulgam e vendem seus produtos/serviços e a maneira de se relacionar com seus stakeholders. Como é de se imaginar, a transformação digital demanda investimento e, como sabemos, o cenário atual de crise econômica torna essa necessidade um problema. Porém, a tecnologia também oferece uma alternativa para os obstáculos financeiros: a cloud computing.

O dilema de transformar os negócios e ao mesmo tempo cortar custos operacionais tem sua solução na computação em nuvem. A elasticidade e a possibilidade de investimento sob demanda tornam a infraestrutura como serviço (IaaS) a melhor alternativa para promover a transformação digital na empresa sem a necessidade de grandes investimentos em recursos computacionais. Além disso, a grande oferta de softwares como serviço (SaaS) permite que as áreas de negócios possam escolher os sistemas mais adequados às suas necessidades e adotá-los sem a necessidade de instalação do software na infraestrutura da empresa e sem o investimento em licenças de uso.

O processo de transformação digital nas empresas vai muito além de otimizar processos e investir em estratégias de marketing digital. Além desses dois pontos, é preciso fundamentalmente, transformar os próprios modelos de negócios e a experiência dos clientes de forma a explorar ao máximo as possibilidades trazidas pelas tecnologias digitais. Já vimos essa transformação acontecer em importantes setores, como bancos, empresas aéreas e comércio, onde boa parte das transações entre as empresas e seus clientes acontece por meios digitais.

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail

Benefícios do armazenamento na nuvem

É importante entender que o armazenamento na nuvem vai além de um espaço virtual para armazenamento de arquivos. O cloud computing também abrange processamento, hospedagem de soluções completas e pode até terceirizar toda a infraestrutura. Mesmo que sua organização não tenha uma capacidade de investimento muito alta, você pode transferir para a nuvem algumas soluções que seriam caras para a aquisição física ou desenvolvimento interno. Separamos mais alguns benefícios do armazenamento em nuvem para você entender como pode ajudar sua empresa. Confira:

O armazenamento na nuvem conta com equipamentos de alto desempenho para garantir segurança,acessibilidade e estabilidade sem interrupções. E você só paga pelo o que precisa, sem gerar custos adicionais.

É caro manter  uma infraestrutura interna, mas com a migração para nuvem, as empresas conseguem elevar o nível de segurança dos seus dados. 

O armazenamento em nuvem reduz os custos com aquisição de software, hardware e com a gestão e manutenção dos data centers. 

Você não precisa conhecer a alta tecnologia para utilizá-la, pois a nuvem dá o suporte que você precisa para criar sua arquitetura e começar a migração, além de disponibilizar os serviços de forma imediata após a contratação.

O cenário trazido pela computação em nuvem torna os investimentos em TI mais previsíveis e controláveis, possibilitando o processo de transformação digital mesmo em um cenário de crise econômica. Resumindo: não tem desculpa para ficar parado. O mercado está mudando e quem não estiver preparado, mais cedo ou mais tarde, vai ser deixado para trás.

 

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

https://www.linkedin.com/company/lumis/