O que é BPO e como ele pode ajudar a sua empresa a ser mais produtiva

Você vai ler sobre:

  1. Qual a importância do BPO para o seu negócio?
  2. Existe diferença entre BPO e terceirização?

Como sabemos, nos dias atuais, o tempo é um dos bens mais importantes para as empresas. Em uma época onde estamos sempre hiperconectados, consumindo diversas informações e sempre muito ocupados, o tempo de fato, precisa ser encarado como algo fundamental para as empresas. Por isso, para se manter competitivo, nos dias atuais, é preciso que os gestores busquem sempre maneiras de melhor gerenciar os esforços da organização.

Neste sentido, adotar métodos como o BPO pode ser uma excelente alternativa. A medida pode garantir a otimização de processos e trazer diversos benefícios para a organização. Mas você já sabe o que é BPO e como ele pode ajudar a sua empresa? Não? Então continue conosco, pois no artigo de hoje falaremos sobre isso.

De forma resumida, podemos dizer que o BPO é uma maneira para que a empresa delegue alguns de seus processos para outras organizações. Para que dessa maneira possa focar o seu tempo em atividades estratégicas e fundamentais para o negócio.

Qual a importância do BPO para o seu negócio?

Encontrar a melhor maneira de gerir um negócio é uma das maiores preocupações dos gestores. Isso porque, para que uma empresa tenha sucesso em sua jornada é fundamental que diversos processos sejam rigorosamente seguidos. Pensando nisso, e para que a empresa foque suas atenções no core business, surgiu o BPO. Sigla para Business Process Outsourcing, pode ser literalmente traduzida como “Terceirização de Processos de Negócios”. Ou seja, uma forma de delegar para outras instituições, tarefas secundárias e burocráticas do seu negócio. Fazendo com que os colaboradores foquem em atividades estratégicas de interesse da organização.

bpo__interna-01.png

Apesar de o BPO ter sua origem em indústrias, com grandes fabricantes contratando outras empresas para lidar com processos específicos, como partes de suas cadeias de suprimentos, que não tinham relação com as principais competências necessárias para fabricação de seus produtos finais. Foi devido ao avanço tecnológico que a prática se popularizou e se tornou comum em empresas de diversos segmentos.  Isso porque, o BPO está diretamente ligado ao uso da tecnologia, o advento da internet e a grande transformação digital vivida pelas empresas nos últimos anos. Que permitiu que as empresas tivessem muito mais facilidade para terceirizar serviços e processos que engessavam a operação da companhia.

Portanto, podemos dizer que o BPO está diretamente ligado a serviços que podem ser substituídos através de soluções tecnológicas. Por isso, é muito comum que empresas de tecnologia ofereçam serviços de Business Process Outsourcing.

Entendido o que é o conceito do Business Process Outsourcing, você deve estar se questionando como de fato a decisão de contar com empresas parceiras pode ajudar o seu negócio a aumentar a produtividade, manter a competitividade e ser um fator importante para sua organização, não é verdade? Bom, como já falamos, a gestão eficiente do tempo tem sido uma das maiores exigências do concorrido mercado de negócios no país. Por isso, contar com empresas que possam auxiliar em tarefas secundárias, é sem dúvida uma medida que deve ser encarada com atenção por gestores.

bpo__interna-02.png

A adoção do BPO tem como principal objetivo otimizar o tempo e a aumentar a produtividade de uma empresa. Ou seja, o principal fator que leva uma organização a adotar o BPO é poder contar com o auxílio profissional de uma empresa externa, que vai ajudar a tratar de processos e recursos, enquanto os funcionários poderão focar seu trabalho no core business da instituição. Para ficar mais claro como o BPO pode ser importante para sua empresa, abaixo listamos alguns dos principais benefícios que a adoção do BPO garante ao seu negócio, confira:

Portanto, a contratação de empresas parceiras para a realização de atividades burocráticas e secundárias podem trazer diversos benefícios para seu negócio. 

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail

Existe diferença entre BPO e terceirização?

Apesar do termo terceirização ser amplamente utilizado, quando falamos em BPO, os dois processos não são exatamente iguais, portanto a resposta é sim. Enquanto no BPO é necessário uma avaliação completa da organização e seus processos, adoção de recursos tecnológicos e uma remodelação completa dos serviços da empresa. A terceirização é, grosseiramente falando, uma transferência de trabalho. Ou seja, enquanto a terceirização de serviços tende a ser focada no uso de recursos humanos, o BPO se pauta mais pelo uso de novas tecnologias para otimizar as atividades feitas pelos colaboradores e dar mais produtividade a eles.

bpo__interna-03.png

Por exemplo, imagine que sua equipe perca muito tempo para gerenciar e cadastrar conteúdos em seus sites e portais. Com o BPO, você poderia investir em uma plataforma de CMS capaz de realizar o gerenciamento de seus conteúdos digitais de forma muito mais ágil e eficiente.

Portanto, existe sim diferença entre Business Process Outsourcing e a Terceirização de serviços. Além disso, o BPO pode ser confundido com outros tipos de serviços como consultorias e assessorias. Isso acontece porque o termo “outsourcing” pode causar confusão. Como “out” pode ser entendido como algo que vem de fora, e “source” como fonte, podemos dizer que o outsourcing é uma estratégia que utiliza recursos externos aos da empresa para otimizar e melhorar os principais focos dela.

Com isso o BPO pode ser confundido com outras estratégias que também utilizam serviços externos. Mas as diferenças são claras. Enquanto, na consultoria a empresa contratada atua como conselheira e geralmente não se envolve nas   questões práticas. E na assessoria, a empresa parceira oferece auxílio técnico no desenvolvimento de um projeto ou na execução de uma tarefa. No BPO, a contratada participa ativamente na execução da tarefa. Ela está relacionado à entrega de um trabalho otimizado que foca na completude do processo, desde o início, até a entrega do produto final.

Como vimos, a adoção do Business Process Outsourcing é uma medida que pode trazer diversos benefícios para sua organização. A estratégia é uma excelente aliada daquelas empresas que buscam otimizar o seu recurso mais precioso, que é o tempo. E, além disso, evitar desperdícios e gastos desnecessários. Portanto, se sua empresa está em busca aumentar a produtividade e focar suas atenções e energia em atividades estratégicas, que possam de fato trazer ganhos para o negócio, não pense duas vezes em contar com o apoio de empresas parceiras.

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

https://www.linkedin.com/company/lumis/