CAC: como o LumisCX Manager pode te ajudar com essa métrica

Você vai ler sobre:

  1. O que são os KPIs de marketing digital?
  2. O que é o CAC e como calcular em uma campanha de marketing?
  3. Como os KPIs colaboram para a experiência do cliente?
  4. Como o LumisCX Manager ajuda a monitorar o CAC e a melhorar a experiência do cliente?

A melhor forma de entender a experiência dos clientes e avaliar a saúde de um negócio, é monitorando métricas financeiras e de desempenho, como o CAC (Custo de Aquisição de Clientes). Porém, para obter os melhores insights a partir das métricas monitoradas, é imprescindível usar uma ferramenta de automação e gestão da jornada dos clientes. 

Tendo em vista essas questões, preparamos este conteúdo para ajudar gestores e líderes a entenderem o que é o CAC e outros KPIs de marketing digital, e qual a importância de monitorá-los para melhorar a experiência do cliente.

Ao final do conteúdo, aproveitamos para apresentar o LumisCX Manager e explicar um pouco sobre as funcionalidades que ajudam a monitorar e melhorar a experiência dos clientes com produtos e serviços. 

O que são os KPIs de marketing digital?

Em mercados com cenários cada vez mais competitivos, os empreendimentos precisam orientar suas ações segundo dados e informações relevantes. No entanto, para além das informações financeiras e econômicas, nos últimos anos o monitoramento dos KPI’s de marketing digital se tornou prática essencial para aumentar a competitividade. 

Afinal, especialmente após a pandemia, diferentes segmentos do mercado vêm se adaptando à realidade do comércio na internet, tornando a transformação digital uma necessidade.

Assim, baseando-se em informações sobre a experiência dos clientes e suas relações com a marca, os KPIs ajudam as equipes de marketing a analisar as estratégias e avaliar o seu desempenho, promovendo as correções e aprimoramentos necessários.

Entre os KPIs mais importantes de se monitorar para avaliar a eficiência das campanhas de marketing e para aperfeiçoar a experiência dos clientes, destacamos:

Além dos KPIs da lista acima, existem muitas outras métricas que podem ser úteis para os empreendimentos que investem em marketing digital, como o CAC, para o qual preparamos um tópico à parte.

 

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O que é o CAC e como calcular em uma campanha de marketing?

Uma das melhores métricas para avaliar o desempenho das estratégias e campanhas de marketing é o Custo de Aquisição de Clientes, ou CAC.

Basicamente, o CAC é o custo médio de investimento necessário para conquistar um novo cliente e pode ser calculado dividindo o gasto com as campanhas pelo número de clientes adquiridos em um determinado período, como mês a mês ou de forma semestral.

Para calcular o CAC corretamente, é fundamental considerar apenas os gastos feitos para aquisição de novos clientes, que, na maioria das empresas, ficam segmentados pela atuação dos setores de marketing, vendas e atendimento.

Assim, entre algumas das despesas comumente consideradas no cálculo do CAC estão:

Para fazer o cálculo do CAC, basta então identificar e somar todas as despesas com marketing e vendas em um determinado período, e dividir o valor pelo número de clientes conquistados. Portanto: 

CAC = (investimento em marketing + investimento em vendas) / número de novos clientes.

Se, por exemplo, em um determinado mês o gasto com investimentos em marketing e vendas foi de R$10.000,00, e foram conquistados 50 novos clientes, o CAC deste mês foi de:

CAC = 10.000 / 50 = R$200,00.

Isso quer dizer que é necessário um gasto de R$200,00 para cada novo cliente adquirido. A partir dessa informação e da análise de outras métricas, como o Ticket Médio, a empresa pode compreender se as campanhas de marketing estão gerando os benefícios esperados. 

Caso o Ticket médio seja menor que o CAC, isso significa que a empresa está tendo prejuízo com as ações de marketing e vendas.

Como os KPIs colaboram para a experiência do cliente?

A experiência dos clientes se tornou um conceito central no desenvolvimento de práticas empresariais, cujo objetivo é aumentar a competitividade dos negócios. 

Porém, entender qual é a relação e experiência dos clientes com uma marca não é uma tarefa fácil, especialmente sem usar os KPIs certos. 

Para entender de forma mais completa a experiência dos clientes e a forma como eles se relacionam com uma empresa ou marca, o mais indicado é monitorar o Net Promoter Score (NPS) e o Customer Satisfaction Score (CSAT). 

Esses KPIs são obtidos em forma de pesquisas de satisfação. 

O NPS busca entender o quanto os clientes recomendam uma marca solicitando uma avaliação de notas de 0 a 10 para ilustrar a probabilidade dessa pessoa recomendar a marca para amigos e colegas. 

O CSAT, por sua vez, também solicita avaliações com notas de 0 a 10 para entender o nível de satisfação dos clientes com um produto ou serviço. 

Ambos os KPIs também reservam um espaço para que os clientes possam justificar sua avaliação, obtendo, com isso, uma riqueza maior de informações e insights sobre o atendimento e experiência dos clientes.

Embora o NPS e o CAST sejam considerados mais importantes para a experiência dos clientes, de uma forma ou de outra, todos os KPIs monitorados podem ser analisados e cruzados para obter informações e insights sobre a experiência dos clientes. 

Além disso, com mais informações, maior a facilidade em promover as mudanças e melhorias necessários para que as campanhas e estratégias de marketing maximizem a rentabilidade dos negócios.

Como o LumisCX Manager ajuda a monitorar o CAC e a melhorar a experiência do cliente?

Como explicado no início deste conteúdo, para conseguir um melhor aproveitamento das informações levantadas com o monitoramento dos KPIs e da experiência dos clientes com uma marca, é essencial adotar uma ferramenta de gerenciamento de Customer Experience e automação de marketing.

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O LumisCX Manager é a ferramenta de gerenciamento de experiência dos clientes que além de ajudar no monitoramento de KPIs como o CAC, reúne os recursos necessários para criar a melhor experiência para os clientes nos seus canais digitais. 

As funcionalidades da nossa plataforma permitem que os gestores tenham maior facilidade para:

Unindo a ciência de dados e a engenharia de computação, o LumisCX Manager proporciona à gestão dos negócios mais visibilidade sobre os dados e experiência dos clientes com produtos e serviços. 

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Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

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