CMS a DXP

Você vai ler sobre:

  1. O que é CMS?
  2. A evolução do Gerenciamento de Conteúdo
  3. Como uma DXP pode gerenciar seus conteúdos digitais?
  4. Conhecendo o LumisXP
  5. Como escolher a melhor DXP
  6. Spoiler

Já não é mais novidade, que nos dias atuais, possuir uma presença online é importante para qualquer de negócio. Se há 10 anos essa presença já era uma necessidade de mercado, hoje com a grande transformação digital, acentuada nos últimos anos, isso é ainda mais vital. Apesar disso, muitas empresas ainda não possuem uma presença digital forte. O motivo? Muitos dizem ser pela dificuldade na gestão do conteúdo web. E foi exatamente por isso que surgiu o CMS.

Quer saber o que é um sistema de gerenciamento de conteúdo? E descobrir como as DXPS são uma evolução natural dos sistemas de CMS? Então continue a leitura, pois é sobre isso o artigo de hoje.

O que é CMS?

Como já falamos aqui no blog, o processo de compra mudou muito com advento da tecnologia. Sabemos que hoje grande parte do consumo acontece online. Segundo pesquisas, mais de 90% dessas compras se iniciam nos buscadores. É por isso que investir em conteúdo digital é fundamental para as empresas. Estar bem ranqueado no Google, é determinante para o sucesso de um negócio. E você só conseguirá isso possuindo uma presença digital forte, com um site, blog e demais canais digitais.

Mas engana-se quem pensa que só possuir canais digitais é suficente para ter uma presença online forte. Para que você tenha sucesso no mundo online é preciso investir na criação e atualização de conteúdo. É isso que fará com que você se destaque. Porém, atingir esse objetivo não é tarefa fácil. No mundo de hoje, onde tudo acontece a todo momento, realizar o gerenciamento do conteúdo digital pode ser trabalhoso.  

cms-a-dxp__interna-01.png

É dessa forma, que um CMS pode ajudar seu negócio. CMS, sigla para Content Management System, ou no português sistema de gestão de conteúdo é uma plataforma para facilitar a criação, edição, publicação e distribuição de conteúdo. 

Segundo o Gartner, um sistema de gerenciamento de conteúdo é o “processo de criação, gerenciamento e entrega de conteúdo em um ou mais canais digitais através do uso de soluções de gerenciamento específicas baseadas em um repositório principal”. A empresa considera que um CMS precisa conter pelo menos algumas dessas funcionalidades, confira:

A evolução do gerenciamento de conteúdo

É impotante frisar que, quando falamos em gerenciamento de conteúdo o CMS não é a única opção. Estamos tratando sobre um campo repleto de soluções, que abrange vários tipos de plataformas. Conforme as necessidades do mercado vão mudando, assim como o papel do conteúdo digital, essas plataformas evoluem, e abrem espaço para novas ferramentas de gestão, criação e publicação de conteúdo. As Plataformas de Experiências Digitais representam este caso, sendo a evolução do gerenciamento de conteúdo. 

Com a necessidade de oferecer experiências digitais cada vez mais satisfatórias para os clientes, surgiram os sistemas WEM (Web Experience Management), ou em português Gerenciamento de Experiência na Web. Esse sistema, foi o primeiro a trazer a personalização baseada em regras para a experiência do cliente. Eles deram às empresas a capacidade de coletar dados sobre o comportamento do usuário, definir personas, criar e fornecer conteúdo exclusivo para públicos-alvo.

Como uma DXP pode gerenciar seus conteúdos digitais?

Como vimos, ao longo dos anos o gerenciamento de conteúdo tem evoluído bastante e a Plataforma de Experiência Digital (DXP),  simboliza a evolução desses sistemas. O próprio Gartner, considera as DXPs uma derivação das plataformas de portal e sistemas de gerenciamento de conteúdo. Isso porque as plataformas WEM foram construídas como ferramentas de marketing independentes, onde sua integração com demais sistemas internos eram difíceis de ser realizado. O que atrapalhava a personalização de conteúdos com base em interações em pontos de contatos offline. Uma DXP entra para solucionar exatamente esse desafio. 

Um dos principais objetivos de uma DXP é melhorar a jornada dos clientes, indo além apenas do conteúdo e fornecendo experiências ricas e altamente personalizadas, independente do canal utilizado pelo usuário. Para isso, é fundamental que a plataforma conte com recursos para se integrar a sistemas internos e a todos os canais digitais da organização.

cms-a-dxp__interna-03.png

Portanto, uma DXP reúne em uma única plataforma a gestão de conteúdos com recursos para transformar a experiência digital dos clientes. Hoje, com os consumidores cada vez mais empoderados e munidos de informações, a experiência que ele recebe é um fator determinante em sua decisão.

Uma DXP oferece uma experiência totalmente conectada e omnichannel, onde toda interação que um cliente tenha em qualquer ponto de contato é realimentada para otimizar a próxima interação. Ou seja, é um processo completo de gerenciamento de conteúdo.

É importante ressaltar, que nem todos as plataformas de CMS possuem recursos de Customer Experience, como: mapeamento de jornada, segmentação de usuários, automações de experiências e entre outros. Porém, as DXPs precisam contar com os princípios básicos de um sistema básico de gerenciamento de conteúdo - controle de versão, criação de fluxos de trabalho e organização de conteúdo - o que é fundamental para criar uma experiência digital rica para os usuários.

Conhecendo o LumisXP 

A Lumis está há +20 anos no mercado de Experience e tem sua própria Plataforma de Experiências Digitais (DXP), o LumisXP. Além dos recursos essenciais em uma DXP, o LumisXP conta com funcionalidades adicionais que são diferenciais importantes para empresas que buscam estar à frente das tendências no uso de tecnologias. Conheça alguns:

Como escolher a melhor DXP

Se você ficou interessado pelos benefícios e possibilidades de uma DXP, precisa saber que existem diversas opções no mercado, desenvolvidas por empresas nacionais e estrangeiras, existindo, portanto, um leque de opções e características a se considerar antes de tomar uma decisão. Reunimos alguns itens importantes na hora de fazer sua escolha:

Como vimos, possuir uma presença online é essencial para se manter competitivo no mercado. Mas, mais importante que isso é oferecer boas experiências para os consumidores. Neste sentido, pensar no conteúdo digital é fundamental. Por isso, o investimento em plataformas para a gestão de conteúdos e experiências deve ser uma prioridade para as empresas que desejam transformar as jornadas de seus clientes.

Spoiler

Em breve, nossos clientes terão ainda mais autonomia para construção de páginas! O Page Builder está chegando no LumisXP, possibilitando a criação e edição de páginas de forma intuitiva, com mais agilidade e sem precisar escrever códigos! 



Explore um novo mundo de possibilidades e aprimore suas experiências digitais com o LumisXP.

Fale com nosso time de especialistas e conheça mais!

Sobre o autor

Maurício Fragoso

Product Marketing Manager na Lumis

https://www.linkedin.com/in/mauriciofragosomaciel/