Foco no cliente

Você vai ler sobre:

  1. Entenda o que realmente significa ter foco no cliente
  2. Saiba como colocar seu cliente como foco do seu negócio

Não é nenhuma novidade que o foco de uma empresa deve ser seus clientes. Porém, no cenário atual onde as organizações estão passando por uma grande transformação digital, colocar o consumidor como elemento central de um negócio tem se tornado cada vez mais importante.

Com essa revolução que vivimemos nos dias de hoje, os indivíduos estão cada vez mais empoderados e munidos de informações. Por isso, para conseguir conquistá-los e fidelizá-los é fundamental que as empresas estejam 100% focadas em entregar valor aos seus clientes. Quer saber como colocar o cliente como foco central do seu negócio? Então continue conosco, pois é sobre isso que falaremos no post de hoje.

Entenda o que realmente significa ter foco no cliente

Antes de mais nada é preciso entender o que realmente significa foco no cliente. Apesar de parecer claro, muitas empresas ainda confundem o real conceito dessa metodologia. É preciso ter em mente que a estratégia de Customer Centric é muita mais do que ações isoladas que uma organização pode adotar. Na realidade, se trata de cultura organizacional que deve fazer parte da instituição. Ou seja, é uma estratégia baseada em colocar o cliente como elemento central e mais importante do seu negócio, a fim de proporcionar uma experiência positiva e construir relacionamentos de longo prazo com os consumidores.

A estratégia, além de ser fundamental para se manter competitiva no mercado atual, é também um passo significativo para o aumento dos ganhos de uma companhia. Para ser ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada pela  Deloitte and Touche, 60% das empresas Customer Centric são mais lucrativas do que empresas que não focam em seus clientes.

Portanto, um dos principais benefícios que a estratégia tende a trazer é a melhora nos resultados da empresa. Mas não é só isso, possuir uma cultura centrada no cliente gera diversos benefícios para uma organização. Ao aumentar a satisfação do cliente por meio de uma cultura centrada no cliente, as organizações irão conseguir melhores taxas de satisfação, retenção de clientes e diminuição de custos. 

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail

Saiba como colocar seu cliente como foco do seu negócio

Bom, agora que você já entendeu o que de fato significa colocar o cliente como foco do seu negócio, deve estar se perguntando como sua empresa pode começar a implementar essa filosofia, não é mesmo? Normalmente, as marcas tendem a se concentrar no feedback do cliente e no fornecimento de um ótimo serviço ao cliente o que é ótimo, mas na realidade, a 'centralização no cliente' abrange muito mais do que isso. Trata-se de fornecer uma experiência que seja transparente e relevante em cada estágio da jornada do cliente, da pré-venda até a pós-venda.

Portanto, melhorar a experiência dos seus clientes, através de um atendimento focado em suas dores, um contato periódico, além de tentar sempre atender suas expectativas, é sem dúvida uma estratégia que trará muito mais resultados para seu negócio. 

As marcas comprometidas com a centralização no cliente são apaixonadas e realmente acreditam que o cliente vem em primeiro lugar. Eles acreditam que sem o cliente, eles não podem ter sucesso nos negócios (o que é verdade) e querem ver o mundo através dos olhos do cliente. Abaixo, listamos algumas práticas para que você comece a implementar uma cultura centrada no cliente, confira:

Como vimos, implementar uma cultura de Customer Centric é fundamental para conseguir ter sucesso nos dias de hoje. Apesar de ser uma verdadeira mudança e cultura de uma empresa, e por isso não ser tão fácil, com pequenos gestos já é possível transformar o foco do seu negócio, colocando o cliente como fator principal da sua empresa.

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

https://www.linkedin.com/company/lumis/