Transformação Digital

Você vai ler sobre:

  1. O que é transformação digital?
  2. Por que a Transformação Digital não é uma escolha?

Atualmente muito tem se falado sobre transformação digital. Diversos conteúdos são disponibilizados, cada dia mais, apresentando maneiras de como passar por essa revolução. Para se ter ideia, um levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), aponta que os investimentos no setor devem atingir cerca de R$ 250 bilhões até 2021. Ainda segundo o levantamento, mais de 7% do PIB nacional tem sido destinado a investimentos corporativos em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Isso mostra como o assunto já é uma realidade para empresas brasileiras. Mas você já sabe, realmente, o motivo que faz com que a transformação digital seja tão necessária nos dias de hoje? Não? Então continue conosco, pois é sobre isso que falaremos no artigo de hoje.

Bom, apesar do alto grau de investimento, apenas uma em cada quatro empresas estão nos níveis superiores de maturidade para a transformação digital. É o que mostra a pesquisa Softex “Prioridades dos Executivos de TIC brasileiros para Transformação Digital”. Outro levantamento feito pela PwC, mostra que apenas 9% das empresas se consideram avançadas em níveis de digitalização. Ou seja, isso é uma evidência de como a revolução digital ainda não está sendo encarada com a importância se deve. A transformação digital é urgente!

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail

O que é transformação digital?

Para compreender a real necessidade de se passar por uma transformação digital é preciso entender, de fato, o que ela representa. Bom, a primeira coisa que é preciso entender é que a transformação digital não é o simples fato de agregar novos recursos tecnológicos em sua organização. Apesar de encontrarmos muitas definições neste sentido, onde é mencionado que ela significa o processo de usar a tecnologia para melhorar o desempenho da empresa, não é só isso. Na verdade ela é muito mais, a transformação digital é uma profunda e representa uma mudança significativa de paradigma. Trata-se de uma revolução no comportamento e mentalidade das empresas. Ou seja, não é apenas uma transformação estrutural, mas também cultural.

É claro que a transformação digital envolve também uma mudança estrutural nas instituições, mas não é só isso. Ela é um processo no qual a empresa implementa um mindset digital em todos os setores da organização. Isso é, é uma mudança na mentalidade da corporação, na qual a tecnologia tem um papel fundamental. Com essa nova perspectiva, a companhia passa a enxergar a tecnologia como principal recurso para as soluções de seu negócio, alterando assim a forma como atua e chega aos seus clientes. Nas organizações tradicionais, por exemplo, a tecnologia é encarada como um recurso facilitador para a instituição. Já naquelas que já foram digitalmente transformadas, ou em startups que já nascem digitais, a tecnologia não é vista só como recurso, mas sim como parte central de suas soluções.

artigo-transformacaodigital_interna.png

A transformação digital é uma nova maneira de encarar a tecnologia. Mas apesar de ser uma transformação “digital”, ela não é só baseada em princípios tecnológicos. Abaixo, listamos alguns pilares que são fundamentais para que a transformação digital aconteça em sua empresa, confira:

Por que a Transformação Digital não é uma escolha?

Como vimos, a transformação digital é um processo em que as organizações passam a ter uma mentalidade digital em todos os seus setores. Mas porque nos dias atuais ela não é mais uma escolha e sim uma necessidade? Bom, primeiramente devemos deixar claro que o processo de transformação digital é algo que está acontecendo agora, neste exato momento. Não é algo que vai acontecer daqui alguns anos, ou em futuro próximo. Dito isso, fica evidente a importância que o tema tem para as empresas.

Já falamos aqui no blog, sobre como o mercado mudou e vem se modificando bastante nos últimos anos. Já não é mais uma novidade que o comportamento do consumidor está cada vez mais exigente. As pessoas, nos dias atuais, querem soluções rápidas e efetivas para as suas necessidades, quando e onde elas estiverem. Com isso, as empresas precisam estar atentas e dar cada vez mais foco em conhecer os seus clientes e como eles se comportam. Além disso, sabemos que com o grande avanço das tecnologias, e o advento da internet, as pessoas estão cada vez mais conectadas. Não dá mais para fechar os olhos para essa realidade. E é exatamente por esse motivo que as organizações necessitam passar pela transformação digital.

artigo-transformacaodigital_interna 02.png

Para entender melhor a importância da transformação digital, basta analisar o nosso cotidiano como cliente. Nos dias atuais, buscamos resolver tudo através de aplicativos e recursos tecnológicos, desde encontrar a melhor rota até um destino até realizar transações bancárias. Todos esses recursos, que não eram possíveis há pouco tempo, foram possibilitados por empresas que utilizam a tecnologia para otimizar os seus processos.

Além de essa revolução ser fundamental para que as empresas aumentem sua presença no mundo digital, a transformação digital é essencial para que as organizações consigam entender melhor o comportamento de seus consumidores nos meios digitais. Hoje, as empresas que não estão atentas à crescente necessidade de entender e melhorar a experiência digital de seus clientes, correm o sério risco de ficarem para trás.

Portanto, passar por uma transformação digital não é mais uma questão de escolha. As empresas que não se atentarem para esse fato, e adotarem a tecnologia como solução central para seus processos tendem a serem engolidas. Para deixar ainda mais clara a importância de passar pelo processo de digitalização, listamos abaixo as principais vantagens que a transformação digital trará para sua organização, confira:

Como vimos, a transformação digital traz diversos benefícios para sua empresa. Encarar essa revolução é essencial para que a organização se mantenha competitiva nos dias atuais. Mas é importante frisar que essas mudanças estão acontecendo agora. O mercado está em constante evolução, o modo como às empresas interagem com seu público-alvo está sofrendo profunda renovação. Não se atentar para essa realidade pode causar grandes danos para suas ambições. A transformação digital é urgente e você pode contar conosco. Inove ou sua organização poderá ficar para trás.

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

https://www.linkedin.com/company/lumis/