Lean_Inception_-_facebook.png

Você vai ler sobre:

  1. O que é Lean Inception?
  2. Como adotar essa metodologia na sua empresa?

Sabemos que a transformação digital ocasionou evolução e mudanças no meio tecnológico e na forma como os produtos são criados. Com isso, muitas empresas começaram a investir em metodologias ágeis para gerir seu negócio, com o objetivo de melhorar seus serviços e produtos. As metodologias ágeis são essenciais para tornar a empresa mais adaptável às grandes e constantes mudanças do mercado.

 

E nos dias atuais, as empresas que trabalham com produtos digitais precisam apresentar soluções inovadoras cada vez mais rápido para se manterem competitivas no mercado. É nesse cenário que a metodologia Lean vem se popularizando cada vez mais entre as startups. Por isso, saber como adotar essa metodologia é imprescindível para o seu negócio alcançar os resultados esperados com o método. Quer saber mais sobre o assunto e entender sua importância? Então fique com a gente, pois esse é o tema do artigo de hoje!

O que é Lean Inception?

O método Lean Inception busca utilizar os recursos necessários para a realização de um trabalho ou etapa, evitando desperdícios, é um metodologia de colaboração para a criação de produtos e desenvolvimento de projetos. Em uma tradução literal o termo “lean” significa “enxuto”, ou seja, a metodologia tem o objetivo de criar mais valor para o cliente utilizando o mínimo de recursos possíveis.

Paulo Caroli criou essa metodologia e o conceito de “Mínimo Produto Viável”, que seria uma versão simples de um produto, com isso, é determinado suas características básicas e necessárias para que o produto agregue valor e possa ser comercializado, recebendo modificações de acordo com o feedback dos primeiros usuários. Sendo assim, Lean Inception seria um método de criação de produtos de forma colaborativa, com o foco de obter o Mínimo Produto Viável e encurtar o processo.

Um dos principais problemas que as empresas possuem é na demora da criação de um produto, gastando muito tempo e recursos. E muitas vezes quando o produto é finalizado, o mercado já supriu essa demanda com outra solução, o que faz com que sua empresa não tenha o retorno esperado. É por isso que Lean Inception é uma ferramenta essencial para o negócio de uma empresa nos dias atuais.

O objetivo final desse processo sempre será oferecer o valor que o cliente está buscando e criar mais valor com menos recursos. Dessa forma, existem as métricas Lean, que ajudam a gerenciar o fluxo dos projetos, tornando sua empresa capaz de medir o que está sendo realizado e como isso é feito. As métricas oferecem dados concretos sobre a produtividade, eficiência e confiabilidade dos seus processos de produção e são essenciais para que uma empresa acompanhe a transformação ágil.

Como adotar essa metodologia na sua empresa?

No meio digital, todos os dias surgem novas tecnologias e soluções inovadoras que dominam o mercado. Por isso, não é mais viável que as empresas gastem muito tempo e recursos com o desenvolvimento de novas soluções. É preciso fazer mais, entregando mais valor ao consumidor final, com menos, gastando pouco recursos e em um tempo curto.

Sendo assim, a metodologia Lean é a solução ideal para as empresas que buscam conquistar seu espaço no meio digital. A ideia do método Lean é criar um rascunho do que seria a solução, e assim, desenvolvê-lo em um prazo curto, enxugando ao máximo o processo de produção, sem dar foco a funcionalidades que não são tão necessárias.

Lean_Inception_-_blog_-_interna.png

Adotar essa metodologia em sua empresa é imprescindível, mas pode não ser tão simples. Pensando nisso, separamos os passos desse processo:

Como vimos, o método Lean é um método colaborativo. Sendo assim, é preciso reunir o máximo de pessoas que possuam interesse no produto final, todos que queiram participar de alguma forma no desenvolvimento de uma solução, como gerentes, desenvolvedores, stakeholders e mais.

O Brainstorm e o Design Thinking são ferramentas de criação colaborativa importantíssimas para esse processo. São conceitos que valorizam todas as opiniões e ideias “fora da caixa”, ou seja, todos os envolvidos podem colaborar com ideias criativas, que serão discutidas e classificadas, descartando todas que não são essenciais para o projeto.

O projeto no qual será aplicado a metodologia Lean influencia muito no sucesso da solução. Alguns gestores acreditam que aplicar a metodologia em um projeto em andamento é necessário para fazê-lo progredir. Porém, a metodologia Lean funciona apenas em projetos que não possuem nenhuma atividade anterior, do zero, para que assim, as ideias ocorram de forma natural.

Os problemas enfrentados e que serão solucionados pela nova criação, deve ser o foco de todo o time. É nesse momento que os problemas serão detectados e apresentados. Além disso, também é o momento da definição das personas e do alinhamento de tudo o que foi estruturado.

Depois de mapear todos os problemas enfrentados, é hora de criar uma visão do produto capaz de resolver tudo que foi apontado. É nessa etapa que o time irá definir o que o produto é, o que ele deve fazer, como vai funcionar, e também excluir tudo o que o produto não é e o que não deve fazer, criando um rascunho do produto final.

O principal benefício de aplicar a metodologia Lean na sua empresa é diminuir o tempo hábil para a criação de produtos digitais, e assim, consequentemente, economizar recursos financeiros e tempo. Isso ocorre porque sua empresa será capaz de responder mais rapidamente às necessidades e desejos do público-alvo e com menos investimento.

Como vimos, o método Lean Inception é uma ótima maneira das organizações criarem seus produtos digitais de forma rápida e enxuta, e é uma metodologia essencial para as empresas que atuam no setor tecnológico e precisam oferecer respostas rápidas ao mercado. Além disso, essa estratégia irá otimizar seus processos de trabalho, buscando sempre oferecer o melhor ao seu cliente, consumindo poucos recursos.

Agora que você já sabe o que é Lean Inception, sua importância e como adotar essa metodologia na sua empresa, não perca tempo para colocar em prática. Seguir essa metodologia fará com que sua empresa se destaque no mercado. Mas lembre-se que para colher os resultados esperados é preciso sempre prestar atenção nas possíveis mudanças, e na otimização de falhas que possam acontecer, modificando a solução conforme for necessário.

 

Sobre o autor

Olavo Albergaria

Apaixonado por Publicidade e Marketing e um grande entusiasta da Transformação Digital. Sou um profissional focado em Marketing Digital, área que me encantou desde o primeiro contato, e atuo desde a minha primeira experiência dentro do Marketing.

https://www.linkedin.com/in/olavo-albergaria-00632759/