Personalizacao_Marketing_-_facebook.png

Você vai ler sobre:

  1. Entenda a importância do Marketing Personalizado
  2. Como adotar o marketing personalizado?

Aqui no blog já comentamos como o mercado está cada vez mais competitivo, onde diversas empresas disputam o mesmo cliente. Na outra ponta estão consumidores cada vez mais empoderados e munidos de informações. Tendo esse cenário em vista, para que uma organização alcance seus objetivos, e tenha sucesso nos dias atuais, é fundamental que ela não meça esforços para atender as expectativas e necessidades dos seus consumidores.

Nesse sentido, adotar estratégias de marketing personalizadas vem sendo uma grande alternativa utilizada pelas empresas. Afinal, através dessa estratégia é possível tornar a experiência do cliente única, o que atualmente é fundamental para sair na frente da concorrência. Mas você sabe o que exatamente é marketing personalizado, e como sua empresa pode adotá-lo? Não? Então continue conosco, pois é isso que mostrarei no artigo de hoje.

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail

Entenda a importância do Marketing Personalizado

Antes de você conhecer os benefícios que o marketing personalizado pode trazer para sua empresa é preciso que você saiba exatamente no que se refere essa estratégia. Também conhecido de marketing um-para-um, a prática tem ganhado cada vez mais adeptos e pode ser definida como a implementação de ações na qual as empresas entregam conteúdo individualizado aos destinatários por meio da coleta de dados, análise e uso de tecnologia de automação. Com isso, as organizações conseguem efetivamente aumentar o envolvimento com clientes e leads, tornando sua comunicação mais pessoal e individualizada.

Apesar de não ser algo tão simples e demandar não só a adoção das ferramentas necessárias, como também de profissionais qualificados, essa é uma das maneiras mais eficazes de realizar marketing nos tempos atuais. Isso porque, é cada vez mais necessário tratar os consumidores de forma individual. Aqui vale fazermos uma reflexão. Você enquanto consumidor provavelmente já ficou frustrado em receber anúncios ou comunicações que não são de seu interesse, não é verdade? Portanto, não realizar marketing de forma personalizada pode gerar uma grande insatisfação e acabar prejudicando sua marca.

Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa da Segment, 71% dos consumidores ficam frustrados com uma experiência impessoal. Outro estudo, mostra que 63% dos consumidores estão muito incomodados com a maneira como as marcas continuam a enviar mensagens publicitárias genéricas repetidamente. Esses dados mostram como a experiência do cliente pode ser prejudicada quando as ações de marketing de uma empresa são feitas de forma impessoal.

Bom, agora que você já sabe o que é marketing personalizado, fica claro a importância que isso tem nos dias atuais. As vantagens da prática são inúmeras e tende a trazer uma série de benefícios que vão contribuir não só no sucesso do seu negócio, como também na satisfação do consumidor. Abaixo, listamos alguns dos principais pontos que o marketing personalizado pode gerar, confira:

Como adotar o marketing personalizado?

Personalizacao_Marketing_-_google.png

Visto o valor que estratégias de marketing personalizadas podem resultar, você deve estar querendo saber como implementar essas ações na sua empresa, não é verdade? Nesse sentido, é importante ter em mente que esse trabalho vai demandar uma verdadeira mudança de mindset organizacional. Dessa forma, seguir algumas orientações é um passo inicial que sua empresa já pode começar a adotar, confira:

  1. Entenda o comportamento dos consumidores:

O primeiro passo para conseguir adotar estratégias de marketing personalizadas em sua empresa, é entender o comportamento dos seus consumidores. Ou seja, é preciso que você entenda tudo que seus clientes ou leads realizam dentro dos seus canais digitais. Isso permite que você identifique cada perfil de cliente, o que eles estão buscando e o que esperam da sua empresa.

  1. Colete dados dos seus usuários:

Aqui no blog, já falamos sobre a necessidade de as empresas adotarem uma cultura data-driven. Isso pensando em marketing personalizado é ainda mais importante, portanto é fundamental que as empresas coletem dados sobre seus clientes. Essas informações são indispensáveis para criar segmentação de clientes e dessa forma oferecer serviços e produtos personalizados. 

  1. Analise os dados com frequência:

Além de coletar, para que você realize ações personalizadas é fundamental estar em constante análise dos dados dos seus consumidores. Por isso, contar com ferramentas de analytics é um passo tão importante para essa estratégia. Com os relatórios demográficos e de interesses do Google Analytics por exemplo, você terá acesso a informações sobre a faixa etária e o sexo dos usuários que visitam o site. Além dos interesses e informações sobre quem é este usuário, permitindo criar ações personalizadas que atendam exatamente suas necessidades!

Bom, esses são alguns dos principais pontos que é preciso para começar a realizar estratégias de marketing personalizadas. Vale ressaltar, que como vimos a personalização das suas ações de marketing não é uma tarefa tão simples. A iniciativa é um trabalho que demanda bastante dedicação, além de uma série de ferramentas que possibilitem a criação das estratégias. Apesar disso, a prática é sem dúvida uma atitude que trará diversos ganhos tanto para seus consumidores, como para sua marca. Portanto, se você ainda não personaliza suas estratégias de marketing é bom começar logo. 

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

https://www.linkedin.com/company/lumis/