Segmentação de usuários

Você vai ler sobre:

  1. O que é segmentação de usuários?
  2. Por que e como segmentar seus usuários?

Desde do início do marketing, definir e conhecer bem o público alvo é fundamental para as ambições de qualquer negócio. Mas na era da experiência, mais do que ter um público específico é preciso construir a identidade dos usuários. É importante ter em mente que clientes são indivíduos com personalidades, vontades e necessidades diferentes. Todo consumidor tem preferências e padrões de comportamento individuais. Portanto, mesmo que seu público seja muito bem definido nem todos serão são iguais. 

Neste sentido, é fundamental analisar o comportamento dos seus clientes e criar segmentações com base em atributos comuns. O que permite subdividir seu público alvo e melhor atendê-lo.

Quer saber mais motivos pelo qual criar segmento de usuários é importante para seu negócio? Então continue conosco, pois é sobre isso que falaremos no artigo de hoje.

O que é segmentação de usuários?

Bom, antes de entender os motivos pelo qual a segmentação de usuário é importante é preciso saber do que se trata a estratégia. A segmentação é simplesmente uma maneira de conhecer melhor o seu público. Ou seja, podemos dizer que ela se refere a um subconjunto dos dados gerais do cliente. Criar um segmento envolve agrupar grupos de usuários com características semelhantes. Podendo ser baseado em fatores demográficos, como idade, sexo, renda, localização e ações como comportamento de compra. Portanto, segmentação de usuário é simplesmente uma maneira de dividir e organizar seus clientes em grupos menores, de acordo com características em comum.

Quando tratamos a segmentação de usuários como uma ferramenta de Digital Customer Experience, é fundamental que ela seja baseada no comportamento dos usuários em seus canais digitais. Por isso, criar segmentos de clientes é um passo necessário para quem deseja melhorar a experiência do cliente.

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Além disso, a segmentação também é útil para criar estratégias de marketing mais eficazes. Pois, ela permite descobrir com facilidade o que funciona ou não funciona com cada perfil de cliente. Você pode por exemplo, usar a segmentação para ver quais páginas estão gerando mais tráfego, qual perfil de usuário encontra mais dificuldade em completar as jornadas do cliente, quais canais digitais mais utilizados por determinado grupo e assim por diante. Em seguida, você pode usar esses dados para otimizar suas jornadas e estratégias de conteúdo, oferecendo uma experiência cada vez mais agravável para os consumidores. 

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Por que e como segmentar seus usuários?

Agora que você já sabe o que é segmentação do usuário, você pode estar se perguntando por que ela é tão importante. Sobretudo, para empresas que já possuem um público bem definido e específico. Bom, como já falamos aqui no blog, hoje os consumidores não querem mais serem tratados apenas como mais um, eles querem se sentir únicos. Receberem conteúdos altamente personalizados e que atendam exatamente seus anseios. E uma comunicação individualizada e pessoal é imprescindível para atingir esse objetivo. 

Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa da Segment, 71% dos consumidores ficam frustrados com uma experiência impessoal. Além disso, segundo o Salesforce, as campanhas de marketing segmentadas demonstraram gerar um aumento médio de receita de 760%. Por isso, independe do seu público alvo, você precisa conhecê-lo muito bem e tratá-lo de forma exclusiva. Uma forma de fazer isso, é analisando como ele interage em seus canais digitais. 

Neste sentido, contar com DXPs pode ser uma excelente alternativa. A plataforma permite criar e monitorar todos os diferentes fluxos de informações que seu cliente utiliza, garantindo a possibilidade de oferecer mensagens contextualizadas e personalizadas, com base em dados do seu comportamento. 

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O LumisXP, por exemplo, permite que as empresas utilizem os atributos dos usuários, mesmo os não identificados, e os dados de comportamento nos canais digitais para gerar segmentações específicas. Sendo possível personalizar sua comunicação e serviços para cada segmento criado. Entregando assim conteúdos que atendam exatamente os anseios de cada grupo de usuário. 

Para ficar mais claro, o porquê a segmentação de usuários é importante, abaixo listamos os principais benefícios que a estratégia pode trazer para seu negócio, confira:

Bom como vimos, segmentar seus usuários pode trazer diversos benefícios importantes para sua empresa. Hoje para se manter competitivo no mercado é fundamental que sua empresa trate os clientes de forma pessoal e personalizada, fazendo com que ele se sinta único. Na era da experiência, garantir que as mensagens certas cheguem às pessoas certas é essencial para que suas estratégias de comunicação alcance os resultados esperados. 

Por isso, contar com plataformas para analisar e conhecer melhor seus usuários, criando segmentações com base em seu comportamento, entregando assim conteúdos altamente personalizados é um grande diferencial e pode ser imprescindível para o sucesso da sua organização.

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

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