Growth Hacking: como utilizar a estratégia para aumentar sua base de e-mails
Novas ferramentas surgiram, e a interação entre empresas e clientes cresceu muito nos últimos anos. Mas ter uma boa base de e-mails continua sendo uma estratégia fundamental e que gera muitos resultados positivos para um negócio.
15/01/2021 | 21 minutos de leitura.

Os anos passam, e o e-mail não perde sua relevância nas estratégias de vendas. Novas ferramentas surgiram, e a interação entre empresas e clientes cresceu muito nos últimos anos. Mas ter uma boa base de e-mails continua sendo uma estratégia fundamental e que gera muitos resultados positivos para um negócio. Para se ter uma ideia, segundo uma associação de estudos de marketing, o retorno sobre o investimento é maior do que 100%, e nenhum outro canal de vendas possui uma rentabilidade como essa.
Portanto, estar próximo dos clientes e prospects é algo essencial nos dias de hoje, e esse vínculo pode ser muito maior uma vez que seu público esteja presente em sua newsletter.
Hoje você vai ler sobre estratégias de e-mail marketing, do ponto de vista de quem trabalha com Growth Hacking diariamente.
O que você vai ver e aprender a fazer com esse artigo:
- Como o Growth Hacking traz benefícios em seu negócio;
- 8 maneiras de ampliar sua base de e-mails;
- Como criar assuntos (ou resumos) de e-mail matadores;
- Levantar hipóteses e gerar crescimento (growth) em sua empresa
E claro, a gente até explica como fazer cada uma das estratégias. Mas antes de falar da estratégia na prática, falarei um pouco sobre a profissão.
Growth hacking e a busca por melhores resultados
Bom, provavelmente você sabe o que é Growth Hacking. A metodologia é uma forma de pensar o crescimento das empresas, fundamentada em análise profunda de dados, experimentação e processos ágeis.
Uma caracteristica básica de todo growth hacker (o profissional da área) é ser fanático pelo crescimento e por encontrar brechas em seu negócio. Essas “brechas” estão relacionadas ao possível crescimento da empresa e de suas vendas.
Portanto, seu trabalho é identificá-las e encontrar formas de abraçar essas oportunidades. Esses hacks estão quase sempre associados a: otimização de taxas de conversões (CTO), programas de indicação ou de afiliação, otimização de páginas e programas, e claro, a experiência do cliente – o que pode envolver muita criatividade.
Como afirmado anteriormente, ter um contato frequente e de valor com seu cliente por e-mails, aumenta as chances dos prospects percorrerem toda a jornada de compra, até sua conclusão. E como o investimento em estratégias de e-mail são de baixo custo, é mais fácil criar grandes cases de vendas e campanhas bem-sucedidas, com um retorno sobre o investimento (ROI) bem alto.
Isso tudo pode ser feito por uma única pessoa, usando uma boa ferramenta de “disparo” de e-mails – ou sua ferramenta de automação de marketing. Por isso essas estratégias e técnicas que vou compartilhar são bem poderosas.
A regra do ⅓ (um terço)
Um erro muito comum de quem adota estratégias de produção de conteúdo e de aproximação com o cliente, é exatamente esta. Se você apenas oferecer descontos e informações de compras por e-mail, você estará focando 100% na conversão e seu cliente vai achar isso um saco!
Portanto o ideal é oferecer conteúdo e outros tipos de materiais (falaremos deles a seguir), e enviar e-mails de “fundo de funil” com menor frequência. Basicamente em 70% das vezes, seu conteúdo não será focado em vendas, será algo de topo e meio de funil.
Observação: Dependendo de sua estratégia automatizada de e-mail marketing, isso pode divergir.
Onde capturar e-mails e prospects?
As maneiras mais comuns de conseguir novos aderentes em sua base de e-mail, vêm de uma dessas opções:
- Pop-up no site;
- Recompensas e iscas digitais;
- Descrição em publicações em redes sociais;
- Guest Works.
Essas estratégias funcionam tanto para obter e-mails como também para criar conteúdo uma vez que você já possui uma estratégia de e-mail marketing consolidada.
Agora daremos as 8 dicas poderosas de growth hacking para começar a aumentar suas vendas e taxas de visitas em seu site ou portal. Com essas dicas você vai conseguir mais e-mails em sua lista, e consequentemente aumentar as vendas e visitas em seu site/página. Tudo isso usando uma estratégia de e-mail marketing e de alguns de seus aliados do marketing digital.
Redes sociais:
Hoje, essa é a estratégia mais forte na Growth Lovers. Muitas vezes suas publicações e campanhas ficam escondidas para o público. Mas quando você as publica em sua rede – no Linkedin, por exemplo – mais pessoas visualizam e interagem com seu conteúdo. E essa é uma excelente oportunidade para inserir links e CTA’s para que os usuários possam aderir a sua newsletter.
E não se esqueça: Crie UTMs e meios de rastrear qual rede ou site está trazendo mais leads para sua campanha.
Iscas digitais:
A estratégia das recompensas é algo bem complexo. Fizemos um estudo de caso sobre isso nesse post. Basicamente, você cria um produto gratuito, ou material para download, em que o prospect deixa seu e-mail em troca desse material.
Mas faça algo muito bom, para que naturalmente uma pessoa fale para outras sobre o material oferecido, e que não pense duas vezes para fazer o download do material. Capriche em sua CTA, ou sua isca será facilmente ignorada.
eBooks e estudos:
Esta estratégia está associada às “Iscas digitais”. Porém você pode criar estudos abertos e documentos em formato de PDF no Linkedin, e colocar links de inscrição para que a pessoa consiga o estudo completo ou a continuação daquela série de materiais.
Explore seu campo de atuação de diversas formas. Eduque seu público de acordo com seu nicho, mostrando que você e sua empresa é o especialista ideal sobre o assunto. E aproveite essa chance, para transformar esse conhecimento em material exclusivo – neste caso escrito ou filmado.
Possível estratégia: Inserir uma URL dentro do eBook ou na descrição das publicações feitas na rede da empresa.
Série de conteúdo:
Você pode criar conteúdos em séries. Isso é feito em muitos perfis do instagram, mas pode ser feito no seu canal do Youtube. Basicamente você terá que pensar em um tema, e se aprofundar nele a ponto de criar vários “episódios”.
A pessoa estará tão interessada na continuidade desse material, que será natural ela aderir ao pedido:
“Para receber em primeira mão os próximos episódios, acesse aqui.”
É uma maneira bem natural e pouco explorada de obter novos integrantes em sua base de e-mails.
Lembre-se: o espaço de descrição de vídeos e de suas postagens é algo poderoso. Use boas técnicas de Copywriting para receber mais cliques e possíveis Leads.
[PS: Temos um estudo de caso também para quem quer criar um canal no Youtube e bombar com a criação de vídeos]
Guest posts e Guest works:
No geral, sempre que você aparece para um público diferente, que pertence a outra pessoa ou empresa, você acaba ganhando novos fãs. Quantas vezes você não descobriu uma grande marca ou algo que gostou muito, vendo Podcasts e eventos que traziam convidados para participarem e falarem por alguns minutos?Isso já me ocorreu várias vezes, principalmente no Youtube e em séries de vídeos (que rolam no Linkedin por exemplo). Portanto, procure criar essas parcerias. Faça publicações e aparições como um convidado (sim, estou fazendo isso agora mesmo enquanto você lê este conteúdo).
E como o nome guest works acaba sugerindo, crie possíveis eventos, programas e projetos com a ajuda de parceiros de negócios.
Dica: Deixe uma URL personalizada para saber o efeito que sua publicação teve. Fazendo isso, você saberá qual de suas parcerias teve mais efeito.
Cupons e sorteios:
Uma estratégia muito usada por ecommerces e por empresas de SaaS. Essa estratégia serve para dar descontos (cupons) em troca do e-mail dos possíveis clientes, ou de novas assinaturas com preços reduzidos por tempo determinado. Os vouchers são para pessoas que já conhecem sua marca, que estão entre o meio e o fundo do funil de vendas.Então oferecer isso para alguém que “acabou de te conhecer” poderá ter efeito nenhum. O ideal é depois medir a eficiência da campanha, pois existem casos onde os descontos e sorteios não geram ganhos de fato (soma zero entre o que é investido e o que é arrecadado).
Typeform e Google Forms:
Acredite: esse método nem sempre é explorado e possui algo único. Quando você cria sua própria pesquisa, você consegue customizar as perguntas e obter as respostas que mais precisa para seu business. Essa estratégia casa com as outras técnicas aqui citadas: quando você vai criar um sorteio ou evento, você usa um programa de forms ou surveys para obter os dados dos prospects.Dica de growth hacking: com sua estratégia de forms, você pode segmentar as pessoas e adicioná-las em automatizações de e-mail marketing específicas. Para isso, faça as perguntas corretas. Converse com sua equipe de marketing para planejar isso da melhor forma possível.
Ofereça seu tempo (ou o que tiver abundante) em troca do e-mail:
Isso não é muito intuitivo, mas vou explicar a estratégia. Supondo que você tenha um fator de diferencial, algo de valor, que outras pessoas desejam, e que o tenha em abundância. Eu vou dar o exemplo de uma mentoria/consultoria, pois tudo que está em jogo é seu tempo.Você então oferece uma miniaula, ou uma consultoria exclusiva (nesse caso seria para sua estratégia de sorteio, ok?) em troca de um cadastro. Dependendo de sua área de atuação, e de sua reputação, haverá muito interesse por parte do público.
Lembre-se: o segredo está em dar algo que você tem em abundância e de baixo custo. Se o seu tempo é de alto valor e escasso, essa estratégia não é para você…
...Mas eu usaria essa escassez como argumento e gatilho mental em minha copy/CTA
Imagine:
“Pois é amigos, eu nunca me disponibilizo para dar consultorias sem cobrar nada por isso, então aproveitem. Se você quer ter esse encontro comigo, é só clicar aqui...”
Dê opções ao prospect
Uma vez, quando eu estava em um site de content marketing estrangeiro, me deparei com a seguinte frase:
“We will not bother you. I send my content once each 15 days”
[Não vamos te incomodar. Eu envio conteúdo quinzenalmente]
Aquilo, mesmo que de maneira subconsciente, me deu segurança de entrar na newsletter do site, para receber o conteúdo deles (que era ótimo). E ele realmente é enviado somente duas vezes ao mês, com raras exceções!
A dica aqui é: Se você der a opção para p cliente receber somente um tipo de conteúdo ou com periodicidade reduzida, ele estará mais propenso a entrar em sua base de e-mails.
Navegação personalizada: uma chave para o sucesso
Se tem uma coisa que a Lumis entende, é de personalização e segmentação de conteúdo. Conseguir melhorar a experiência do usuário, gera como consequência um maior engajamento e aderência em suas chamadas de ação. Portanto, se seus banners e tópicos geram Fit com o possível cliente, é mais fácil de ampliar sua base de e-mails e também de crescer suas vendas.
Para esse tipo de estratégia funcionar, você vai precisar de ferramentas e plataformas inteligentes que conseguem rastrear as preferências do usuário. Ou ao menos ter um responsável pela segmentação de leads (o pessoal do CRM). Com isso, todos seus banners, CTAs e disparos de e-mail seguiram uma linha de raciocínio de acordo com o perfil – e o momento – do usuário.
Assuntos que chamam atenção
Nossas caixas de entrada recebem diariamente diversos e-mails novos, e fica a difícil tarefa de criar algo que se destaque em meio a tantas mensagens e promoções. Você tem, literalmente, poucas palavras para conseguir isso. Estou falando de criar assuntos de e-mail chamativos. Criar resumos e assuntos ruins, podem custar o sucesso de um disparo ou campanha.
Então antes de planejar seu próximo assunto de e-mail, se pergunte se seu assunto:
- Gera curiosidade;
- Tem ofertas claras, em poucos caracteres;
- Faz uma pergunta ou convite;
- Fala diretamente com a pessoa (essa técnica é uma aposta, não use sempre).
O segredo é enviar para você como teste, ou para alguém aleatório de sua equipe. Os insights serão naturais. Portanto as próximas dicas deste artigo serão aplicáveis somente se o seu e-mail for aberto. Não adiantará nada ter fotos ou boas ofertas se não houver cliques e aberturas em suas campanhas.
Testes A/B e outras experiências de growth hacking
Fazer um teste A/B nada mais é do que testar duas hipóteses. Algumas ferramentas fazem isso de maneira automática, mas na maioria das vezes você terá que fazer à mão. Isso é: crie um determinado botão ou link. Se ele não surtir efeito, em um próximo disparo da newsletter, mude a forma que você criou o botão e a CTA criada para ele.
Para toda experiência que você fizer: documente os resultados, crie hipóteses, faça novas experiências, e comece o ciclo novamente.
Os testes servem para o botão, para o assunto, para fotos, para qualquer coisa customizável em sua estratégia de marketing e vendas.
Agora vamos falar de remarketing de e-mail.
Mande de novo seu e-mail, agora com uma outra maquiagem. Para fazer isso, crie uma Tag das pessoas que não abriram o e-mail (sua ferramenta consegue criar esse tipo de segmento, pode procurar!). Depois de uns 5 dias, mande um mesmo e-mail com um assunto diferente. Veja se dá algum resultado.
Caso ainda assim não haja engajamento, aconselho você começar aos poucos a separar esses leads com nenhuma abertura, e criar uma estratégia somente para eles.
Eu mandaria algo inusitado no assunto:
“Parece que você não apareceu mais aqui. Vamos conversar? ”
Cuidado com templates (não faça gafes em datas comemorativas)
Sim, quem opera a máquina dos e-mails, vez ou outra, usa um template pronto. Mas tome cuidado. Imagine, você e outras empresas mandando um e-mail super parecido, com a mesma imagem de Natal ou final de ano, que vem por default tanto no CRM ou em aplicativos como o Canva.
Vai parecer desleixo.
O ideal é você ter imagens próprias. Designer não é gasto, é investimento! Então seja criativo, e tenha um símbolo (ou vários) para seu business.
Templates e banners têm que ter alma, ser algo suculento .
E dica final: Coloque URL de direcionamento nas imagens, pois as pessoas clicam nelas, principalmente quando se trata de newsletters.
Guest post por:
Diego Rezi é Content Manager na Queen Jay, uma EduTech que capacita pessoas a se tornarem melhores profissionais de Marketing e de gestão de negócios, por meio de métodos inovadores e fora da caixinha.
No momento sua empresa está com um projeto para “a educação do futuro”, onde estudar e aprender se torna divertido e interessante.
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