Product Owner: porque sua empresa deve contar com um PO?

Nos dias de hoje, tudo acontece muito rápido, a tecnologia está avançando cada vez mais e a inovação está acontecendo em um ritmo mais acelerado. Acompanhar todas essas transformações em pouco tempo pode ser difícil, mas é dever de toda empresa que deseja se manter competitiva no mercado. Por isso, possuir um de Product Owner na sua empresa é essencial.

02/02/2021 | 9 minutos de leitura.

PO_-_blog.png

Você vai ler sobre:

  1.     O que é um Product Owner?
  2.     Qual a importância do PO em uma empresa?

Nos dias de hoje, tudo acontece muito rápido, a tecnologia está avançando cada vez mais e a inovação está acontecendo em um ritmo mais acelerado. Acompanhar todas essas transformações em pouco tempo pode ser difícil, mas é dever de toda empresa que deseja se manter competitiva no mercado. É importante saber lidar com todas as mudanças e benefícios que a tecnologia está trazendo para o meio no qual você atua.

Por isso, possuir um de Product Owner na sua empresa é essencial. É importante e necessário ter alguém que ajude sua organização a produzir software e serviços de formas mais rápidas e sem perder a qualidade, garantindo uma experiência única ao seu consumidor. Quer entender mais sobre essa figura e saber sua importância em uma instituição? Então fique com a gente, porque esse é o tema que vamos abordar hoje.  

O que é um Product Owner?

Em uma tradução para o português, Product Owner (PO) significa proprietário ou dono do produto. É um membro do time que utiliza Scrum ou alguma técnica similar. É aquele que é responsável pela liderança do processo de desenvolvimento de um produto, por cada passo, desde os objetivos estratégicos até a experiência do usuário. Ou seja, esse funcionário deve direcionar o projeto de acordo com a necessidade do cliente, estabelecendo uma conexão entre as estratégias que a empresa possui e os problemas que os consumidores apresentam.

O PO tem um papel indispensável na transformação ágil de uma empresa. Ele define o que será realizado e priorizado pela equipe, garantindo o sucesso do projeto. Além de seguir os princípios da agilidade, a equipe também deve saber a direção correta que deve seguir e onde direcionar seu esforço e trabalho. Isso porque, se a equipe segue o caminho errado e investe em algo que ninguém precisa ou não traz nenhum retorno, a empresa terá custos desnecessários. Nesse sentido, o PO é essencial, ele conduzirá tudo que deve ser feito e trará propósito a equipe.

Qual a importância do PO em uma empresa?

O PO, como vimos, é uma figura imprescindível para agilizar os processos da empresa e direcionar a equipe no caminho correto. Por isso, um PO garante o sucesso de um projeto, pois ele se dedica na busca por melhores resultados, deixando claro para a equipe o objetivo final e fazendo com que todos invistam naquilo que agregará valor para o negócio e trará retorno para a empresa. É o PO que conduz as decisões necessárias para maximizar o trabalho da equipe.

 

PO_-_blog_-_interna.png

O Product Owner de uma empresa deve ser aquele profissional que age com equilíbrio, que busca atender as necessidades dos clientes e das partes interessadas, mas está sempre direcionando o projeto de acordo com os interesses da empresa. Além disso, o PO deve possuir uma boa comunicação, ser inovador, ter transparência e empatia para com o time e principalmente, participar de todas as etapas do processo.

Um PO tem diversas atribuições durante esse processo de desenvolvimento do produto, e entender o que ele faz é essencial para entender sua importância em uma empresa. Conheça algumas dessas atribuições:

  •  Definição de backlog:

Essa é uma tarefa comum, mas também muito importante para um PO. É o dever de criar uma lista de tarefas que serão desenvolvidas para alcançar o objetivo desejado pela equipe. É a quebra de tarefas em atividade menores que busca uma forma mais efetiva de executar as atribuições, obedecendo os critérios que foram definidos. O backlog deve ser criado de maneira clara, que facilite a compreensão da equipe e precisa ser continuamente atualizado, de acordo com as necessidades que surgirem.

  • Priorização de tarefas:

Também é dever do PO fazer a priorização de tarefas, definindo cada uma de acordo com sua prioridade, além de determinar os prazos em que elas devem ser entregues. Para isso, ele deve conhecer bastante sobre a empresa, seu time e o mercado, tendo esses quesitos como base para definir o que é mais importante. Deve levar em conta também o tempo, o custo e o risco para realização do trabalho, montando assim um cronograma.

  • Refinamento com a equipe:

Como já observamos, é dever do PO conduzir a equipe durante todo o processo da solução. Ele deve dar o direcionamento necessário para alcançar o objetivo desejado, e é muito importante para que a solução esteja dentro do esperado. Para isso, pode-se realizar reuniões periódicas, com o intuito de alinhar as expectativas e priorizar o funcionamento do backlog, evitando que ocorra qualquer tipo de retrabalho da equipe.

  • Priorização da Customer Experience:

A experiência dos usuários é algo que deve ser priorizado pela empresa e consequentemente, pelo PO. O nível de satisfação dos consumidores é um indicador de sucesso e deve servir como direcionamento para as ações do processo. Dessa forma, a solução criada deve atender ao consumidor final e fornecer uma experiência única e satisfatória para ele, se adequando ao comportamento individual de cada cliente.

Embora seja uma função recente, vimos que não há dúvidas que a figura do Product Owner é essencial dentro de uma empresa. O PO é imprescindível para a empresa que deseja se manter atualizada no mercado, acompanho as transformações que a tecnologia está trazendo para o mundo dos negócios. Com o conhecimento e atribuições que um PO possui, ele é capaz de otimizar o trabalho, garantir ações de sucesso e aumentar o lucro. Então, está na hora de você investir em ter um profissional como esse na sua empresa. 

 

Sobre o autor

André Pino

https://www.linkedin.com/in/andrepernambuco/

Formado em comunicação social, sou apaixonado por marketing, novas tecnologias e, claro, o ser humano. Desde 2009 atuo ajudando empresas a crescerem através do marketing digital. Desde 2017 venho me especializando em Customer Experience e Growth Hacking.

 

 

 

Leia também:

    Assine nossa newsletter

    Receba semanalmente nossos artigos direto na sua caixa de e-mail

    Não foi possível concluir a sua solicitação, tente novamente em alguns instantes.

    Peça agora uma demonstração!

    e veja como a Lumis pode ajudar a sua empresa

    Quero falar com um consultor