Open the menu

    Recomendações

    Abaixo encontram-se recomendações que os administradores deveriam ler antes de realizar quaisquer deployments.

    Uso de pacotes para deployment

    Para fins de simplificação de deployment, sugere-se sempre utilizar pacotes para deployment. Isso simplifica o deployment pois somente um arquivo deve ser enviado à equipe responsável pelo deployment, independente de quantos componentes ou módulos serão implantados.

    Teste em homologação

    Sugere-se que um deployment que deve ser realizado em produção seja, necessariamente, realizado em homologação anteriormente e que seja avaliado se o resultado do deployment foi o esperado.

    Backup

    Como em todo tipo de deployment, recomenda-se criar um backup completo da aplicação antes de iniciar um deployment.

    Isolamento do ambiente

    Como uma operação de deployment é, possivelmente, uma ação delicada e que pode ser destrutiva, dependendo do pacote de deployment, recomenda-se isolar o ambiente para que somente a máquina ou uma pequena rede da qual o deployment será realizado tenha acesso a ele durante o processo de deployment. Dependendo dos projetos já existentes e que serão implantados, alguns outros isolamentos podem ser desejáveis, como a desabilitação de observadores do portal, por exemplo.

    Analisar logs gerados durante deployment

    Os logs do portal e do servidor de aplicação devem ser monitorados durante e após o deployment para identificação de possíveis falhas de implantação.

    Check de saúde do ambiente

    Um check list de saúde do ambiente deve ser realizado antes do deployment, para averiguar que todos os recursos requeridos pelo deployment, como espaço em disco, disponibilidade de rede etc, estejam disponíveis durante o mesmo.

    Presença ou acompanhamento das pessoas necessárias ao deployment

    Caso o deployment requeira que pessoas de determinados perfis, ou com determinadas permissões, executem alguma tarefa durante o deployment, essa pessoa deve acompanhar o processo de implantação. Como exemplo, um deployment pode requerer uma alteração no banco de dados que o usuário utilizado pelo portal não tenha permissão para executar. Nesse caso, um DBA deveria estar presente (ou disponível em outra infra) para que ele possa executar tais alterações quando necessário.

    Teste de sanidade após o deployment

    Um teste de sanidade deve ser executado após o deployment para validar que o ambiente encontra-se como deveria e que o deployment foi bem sucedido.