Open the menu

    Criação de um Serviço DOUI

    O exemplo a seguir é de um serviço Classificados onde os usuários podem cadastrar seus anúncios. Estes, por sua vez, devem aparecer em uma lista. Este serviço acessa uma tabela no banco de dados.

    No projeto do eclipse, crie o diretório corporate/Classificados em lumisdata/def com os seguintes arquivos de definição abaixo:

    Arquivo de definição do serviço e de interfaces (servicedefinition.xml):

    Arquivo de definição para manipulação de dados e processamento de ações utilizando o DOUI (douidefinition.xml):

    O LumisXP implementa três process actions genéricas que são utilizadas por quase todos os serviços do Portal: add, edit e delete. Estes process actions são utilizados pelo DOUI e também estão definidos no arquivo douidefinition.xml.

    Estes process actions são extensões da classe lumis.processactionhandler.java com override do método process action, para que sejam possíveis as manipulações de sources.

    Pode-se definir mais de um process action utilizando-se o mesmo “id”.

    Pode-se utilizar arquivos de strings para traduções de campos e nomes de serviços e interfaces, entre outros, ao invés de traduzí-los diretamente no servicedefinition.xml e no douidefinition.xml. Arquivos para tradução de nomes para portal em português, devem ser nomeados como strings.pt_br.xml e para portal em inglês, os arquivos devem ser nomeados para strings.en_us.xml. Esses arquivos devem estar localizados em um diretório strings no diretório do serviço. Para o serviço Classificados, por exemplo, o diretório strings será criado em lumidata/def/corporate/Classificados.

    Para finalizar, execute no MS SQL Server o código a seguir: