Open the menu

    Utilização do Web Service do LumisXP

    Pode-se utilizar os Web Services do LumisXP a partir de qualquer plataforma de desenvolvimento que possua suporte a Web Services, o que inclui praticamente todas as plataformas modernas. Abaixo temos exemplos de duas destas: .Net e Java.

    Aplicações .Net

    No Visual Studio.Net (2003 e 2005), utiliza-se a ferramenta Add Web Reference para localizar o Web Service que se deseja utilizar e criar a respectiva classe proxy local. Para isso, clique com o botão direito no projeto e selecione o comando Add Web Reference...

    using_lumis_portal_web_service_000

    Especifique na URL, o endereço do arquivo WSDL e clique no botão Go. O Visual Studio.Net interpretará o arquivo e exibirá a lista de métodos encontrados e seus respectivos argumentos:

    using_lumis_portal_web_service_001

    Na caixa Web reference name , especifique o nome da referência local (que será utilizada como namespace da classe proxy) e clique no botão Add Reference. O Visual Studio.Net irá gerar uma classe proxy, com nome igual ao nome do web service acessado (no caso, "AuthenticationService" ) e a incluirá no projeto.

    Para utilizar os métodos do Web Service , basta chamar os métodos correspondentes na classe proxy. Por exemplo, se o nome da referência local especificada acima foi LumisAuthenticationWebService, o seguinte código em Visual Basic .Net executa o método loginUser:

    Aplicações Java

    Em aplicações Java, de maneira geral deve-se escolher um framework de Web Services e utilizar sua ferramenta de geração de classes proxy.

    Como exemplos de frameworks Java, temos o Apache Axis (http://ws.apache.org/axis/) e Apache Axis2 (http://ws.apache.org/axis2/), este segundo sendo uma versão mais recente mas com arquitetura mais extensível que o primeiro. Ambos possuem como ferramenta de geração de classes proxy uma classe chamada WSDL2Java. O Axis2 possui, ainda, um script para invocar convenientemente a classe WSDL2Java (por exemplo, wsdl2java.bat para plataforma Windows).

    Uma vez que o Axis2 esteja corretamente instalado e configurado, basta abrir um prompt de comando e executar o script WSDL2Java ou WSDL2Code. Por exemplo, na plataforma Windows, pode-se executar o seguinte comando:

    onde <endereço_do_wsdl> deve ser substituído pelo endereço do WSDL do portal.

    Por exemplo, para gerar as classes proxy de acesso ao Web Service de autenticação de um portal cuja URL é http://localhost:8080/portal, o comando seria:

    Dessa forma a ferramenta gera automaticamente um package contendo diversas classes e interfaces:

    using_lumis_portal_web_service_002

    Diferentemente da plataforma .Net , onde apenas uma classe proxy é gerada, a WSDL2Java gera uma classe proxy (cujo nome termina por "Stub") e várias classes e interfaces auxiliares. Por exemplo, num portal cuja URL é http://localhost:8080/portal, o seguinte código executa o método loginUser: