Open the menu

    servicedefinition.xml

    A configuração básica do funcionamento do serviço é realizada através do arquivo servicedefinition.xml. Nele estão especificadas as interfaces com todas as funcionalidades referentes à publicação que foram especificadas durante a criação do serviço pelo assistente.

    O arquivo abaixo refere-se ao servicedefinition.xml do serviço “example_1” gerado pelo Wizard:

    No quadro abaixo estão listadas as definições do serviço e suas interfaces no servicedefinition.xml.

    Principais tags, atributos e valores utilizados no sevicedefinition.xml
    serviceDefinition

    Possui 2 atributos: xmlns:xsi e xsi:namespaceSchemaLocation.

    service

    Possui 3 atributos:

    • id = “nome_do_serviço”;
    • name: (string de tradução que pode ser alterado no arquivo strings.pt_br.xml);
    • type = “lum_content” (serviços de gestão de conteúdo, são do tipo lum_content).

    A tag <workflow enabled="true"/> habilita a propriedade de workflow para o serviço.

    interface

    Possui 3 atributos com seus respectivos valores:

    • id= “quicklist” (para a interface de Lista Rápida de alguns conteúdos linkável para a interface de Lista e Detalhes); “list” (para a interface de Lista de conteúdos linkáveis para a interface de detalhes dos mesmos); “details” (para a interface de Detalhes dos conteúdos cadastrados na interface de Administração); “administration” (para a interface de Administração de conteúdos); “add” (para a inteface não instanciável de adição de conteúdo); “edit” (para a interface não instanciável de edição de conteúdo); “addembedded” (para uma interface instanciável de adição de conteúdo);
    • name (string de tradução de cada interface que pode ser alterado no arquivo strings.pt_br.xml);
    • type: variantes do tipo “content” ;

    A tag <popupWindowProperties> permite que interfaces de adicionar/editar sejam exibidas em um pop-up quando são acionadas a partir da interface de administração.

    A tag <styles> permite especificar um ou mais estilos para renderizar a interface. A tag <styles> permite especificar um ou mais estilos para renderizar a interface. Se não for especificada, o LumisXP irá procurar uma pasta com nome "style" e buscar arquivos de layout (*.xsl, *.js, *.groovy) com seu nome sendo igual ao identificador da interface. Se algum for encontrado, este será considerado o arquivo padrão de estilo da interface. Cada estilo é definido em uma tag <style>. Seus atributos são:

    • path: especifica o nome do arquivos de layout (*.xsl, *.js, *.groovy) que será utilizado para renderizar a interface;
    • name: especifica o nome do estilo para a renderização da interface;

    A tag <previewSupported> exibe a interface com o conteúdo selecionado, na tela de visualização (preview do conteúdo), quando o valor for "true", caso contrário, a interface não será exibida em tal tela. Por default , as interfaces dos tipos lum_contentQuickList, lum_contentList, e lum_contentDetails já possuem <previewSupported>true</previewSupported>, e portanto, não é explicitado na definição da interface. No entanto, caso a interface não deva fazer parte da visualização, deve-se, explicitamente, definir <previewSupported>false</previewSupported> em sua definição.