Open the menu

    Programação através de scripts

    É possível realizar a customização de elementos dos serviços utilizando outras linguagens que não Java, sendo estas linguagens em script como JavaScript e Groovy, que por padrão têm a sua utilização possibilitada com o produto. Sendo assim, a customização de Data Providers, Process Actions, Post Load Processors e etc que são comumente implementadas por classes em Java, passa a ser possível com a utilização de classes implementadas com linguagens em script.

    Pode-se definitir o script a ser utilizado preenchendo o seu caminho relativo à pasta do serviço ou à raiz do classpath no elemento ou atributo scriptPath correspondente, ou o nome completo da classe Java equivalente ao caminho do script no elemento ou atributo className corespondente. Veja um exemplo de DataProvider em douidefinition.xml

    Só é possível definir classes com linguagens em script quando o arquivo de script está dentro de um módulo. O nome da classe é definido pelo caminho do arquivo de script no módulo.

    Para evitar que classes da solução sejam sobre-escritas, também não é permitido classes com nomes que iniciem com "lumis", "java" ou "javax".