Open the menu

    Area Tags

    Area Tags é uma funcionalidade capaz de definir marcações de áreas em uma instalação do LumisXP. Essas marcações podem ser definidas em canais, template de canais ou instância de serviços.

    Canais ou Template de Canais

    Area Tags podem ser aplicadas em canais ou template de canais. Para exemplificar vamos assumir um cenário como o apresentada na figura abaixo. Neste cenário temos 5 Area Tags aplicadas no portal, “Portal” (cor azul), “Internet” (cor laranja), ”Vendas” (cor lilás), “Marketing” (cor verde) e “Desenvolvimento” (cor azul claro). Pode-se observar que os canais filhos de Internet, Vendas, Marketing e Desenvolvimento herdam as Area Tags dos seus respectivos canais pai. Entretanto, os canais Internet, Vendas, Marketing e Desenvolvimento não herdam a Area Tag “Portal”. Isso é possível uma vez que seja desabilitada a opção de herdar Area Tags. Caso não fosse desabilitada a opção de herdar Area Tags os canais que definiram Area Tags localmente, iriam ter também a Area Tag Portal.

    areaTags0001

    Instância de Serviços

    As Area Tags também podem ser aplicadas sobre instâncias de serviço. Da mesma forma que um canal pode herdar Area Tags dos canais superiores, uma instância de serviço poderá herdar, ou não, as Area Tags do canal a qual pertence. A figura abaixo apresenta um cenário onde as instâncias de serviços “Notícia” possuem a mesma Area Tag “Notícia” e não herdam as Area Tags dos seus respectivos canais. Entretanto as instâncias de serviços “Avisos” possuem Area Tags diferentes pois elas herdam as Area Tags dos canais a qual pertencem.

    areaTags0002

    As marcações de áreas influenciam no comportamento de controle padrões tais como seleção de canal (channelPicker) e seleção de paginas (pagePicker). As marcações também interfeirem na visibilidade de publicação de conteúdos para outras instâncias, publicação para usuários e grupos e associações de conteúdos. Apenas instâncias que possuem Area Tags em comum conseguirão publicar conteúdos em outras instâncias, publicar conteúdos para usuários e grupos e associar conteúdos de outras instâncias.

    Area Tag implícita

    Todos os canais que pertençam a um projeto possuem o identificador desse projeto nas suas Area Tags de forma automática. Essa Area Tag implícita só pode ser removida removendo-se o projeto ou o desassociando do canal.

    Filtros no Customer Experience

    O framework de monitoramento do LumisXP armazena nos dados dos eventos coletados o identificador do projeto adequado.

    As Area Tags da instância do serviço de Customer Experience serão utilizadas para filtrar os dados exibidos nos modos Análise de Dados e Segmentação de Usuários.

    No modo Análise de Dados, os dados dos eventos no relatórios serão isolados pelo campo identificador de projeto, filtrando esse campo com as Area Tags da insância de serviço do Customer Experience selecionada (incluindo a Area Tag implícita do identificador do seu projeto, caso haja).

    Já no modo Segmentação de Usuários, para o usuário fazer parte da segmentação de usuários da insância de serviço do Customer Experience, o mesmo precisará ter realizado algum evento com identificador de projeto compátivel com as Area Tags da instância de serviço sendo utilizada (incluindo a Area Tag implícita do identificador do seu projeto, caso haja).

    Por exemplo, imagine que foi realizado um evento de visualização de página dentro do canal de Vendas, e este canal possua um projeto vendas. Assim, o evento terá este idenficador de projeto vendas. Se tivermos uma instância de serviço de Customer Experience dentro do canal de Marketing (considerando que os canais Marketing e Vendas não estão na hierarquia um do outro), este evento de visualização de página não será contabilizado em seus relatórios. Para passar a ser contabilizado, basta adicionar a Area Tag vendas nesta instância de serviço, ou em um canal pai dentro da sua árvore de canais.