Open the menu

    Portal Studio

    Esta seção aborda os conceitos e funcionalidades do Portal Studio, ambiente que permite a montagem das soluções (portais). Mais especificamente, esta seção mostrará a criação e alteração da estrutura de uma solução do portal. Considera-se “solução” o produto realizado com o Lumis .

    O Portal Studio permite a criação de várias soluções de portais, acessadas por URL´s diferentes e podendo ser administradas por perfis diferentes, definidos no controle de acesso, permitindo assim uma gestão simultânea de vários portais no mesmo ambiente visual.

    A administração de tais soluções é nativa e dispensa a necessidade de implementação, permitindo alterações, tais como: adicionar e remover hierarquia de canais, páginas, serviços; alterar a aparência de canais e páginas; e especificar o acesso para cada um deles. Os administradores podem gerenciar e compartilhar serviços entre si, com base em atribuições de permissões definidas no controle de acesso.

    Este ambiente pode ser acessado através da tecla de função F2, ou pelas opções de modos do portal, após os usuários com perfis de administradores efetuarem o login no portal. Somente usuários com este tipo de perfil podem acessar o modo administrativo e manipular as seguintes áreas localizadas no canto superior esquerdo:

    portalStudio003

    Áreas funcionais do LumisXP

    A princípio, através da tecla de função “F2” o ambiente é alternado entre o perfil do usuário (modo em que a solução arquitetada é disponibilizada para o usuário final) e perfil do administrador (modo em que é permitida a criação e alteração da estrutura da solução). Porém, existem outros perfis e Modos, explicados no tópico Perfis do Portal.

    As figuras abaixo exemplificam estes dois modos de exibição:

    portalStudio005
    portalStudio007

    O modo administrativo do portal apresenta uma área de trabalho para criação e alteração da estrutura da solução a ser criada:

    • Navegador: localiza-se à esquerda da tela. Exibe a estrutura de navegação do portal pelo administrador, apresentando a hierarquia de canais, páginas, instâncias de serviços e templates de canal e página que compõem a solução. Por meio desta interface gráfica é possível criar, editar e remover áreas e outros elementos dos portais sem necessidade de programação ou codificação.

      Estes são os significados de cada ícone na árvore de estrutura: - Canal, - Página, - Template de canal, - Template de página, - Website, - Bloco de página. Um ponto azul do lado do ícone significa que aquele item está com cache HTML explicitamente habilitado. Um ponto laranja significa cache HTML explicitamente desabilitado. Se a configuração de cache for herdada de algum canal pai, nenhum ponto colorido vai ser mostrado ao lado do icone.

      portalStudio009
      Figura 4. Navegador
    • Diagramador de Página: área à direita da tela, representa uma página  em modo de edição. Permite diagramação do layout de uma página. O diagramador pode ser visualizado a partir do momento que uma página do navegador é acessada. A diagramação da pagina consiste em montá-la com vários componentes funcionais e determinar o tamanho para cada um deles.

      portalStudio011
    • Menu de Tarefas Rápidas: menu acessível no navegador através da seleção com o botão direito sobre canais, páginas e templates, permitindo acessar suas propriedades, seu controle de acesso, realizar limpeza de cache, criar pojetos e websites e editar a estrutura.

      Limpar cache significa limpar o cache de memória de interfaces, de xsl , de objetos do portal; além da remoção de cache em arquivos HTML de páginas.

      Para canal e template de canal, através da seleção com o botão direito, ainda podem ser acessados criar/remover/gerenciar canais, páginas e templates de canal e de página.

      Para canal é possível criar um novo projeto ou website.

      A figura abaixo exibe tais tarefas disponíveis para um canal e para um página.

      portalStudio013
    • Gerenciar Acesso do Portal: opção disponível no "Menu de Tarefas Rápidas" apenas no primeiro canal de toda árvore de canais - por default, o canal Portal. A partir desta opção são definidos os grupos e usuários iniciais juntamente com as suas permissões de acesso ao portal. Os canais imediatamente inferiores podem ou não herdar as configurações definidas para o Gerenciador de Acesso do Portal. E sucessivamente, de acordo com a hierarquia de canais, é possível que um canal herde as configurações de controle acesso do canal pai.

      A figura abaixo, exibe o controle de acesso do Gerenciador de Acesso do Portal. Os grupos e usuários pré-definidos para acessarem a estrutura do portal são “LumisPageCacheUser”, “Administradores do Portal” e “Administrador”. Novos grupos e usuários podem ser adicionados para que sejam repassados aos canais que estejam herdando o controle de acesso do Gerenciador de Acesso do Portal.

      portalStudio015
    • Administração do Canal: área que permite gerenciar os seguintes elementos de um canal: Serviço, Página, Canais, Template de Canal e de Página. E para cada um destes elementos é possível, pelo menos: Adicionar, Editar, Excluir e definir o Controle de Acesso.

      A figura abaixo exemplifica a administração das instâncias de serviço do canal “Documentação”. Para cada uma de suas instâncias são exibidos Nome e Descrição.

      portalStudio017

    Para chegar na tela exibida na figura anterior, Gerenciar Instâncias de Serviços, basta selecionar o canal desejado e clicar no link instâncias de serviços que será exibido em seguida.

    Ao selecionar uma instância de serviço e acionar a opção Usada por, serão exibidas as páginas ou instâncias de serviço que a utilizam. Por exemplo, na figura abaixo, são exibidas as páginas que possuem as interfaces da instância de serviço de Imagens , bem como as instâncias de serviço Notícias e Links que utilizam o repositório de imagens daquela instância.

    portalStudio019

    A administração de páginas e sub-canais é similar à administração de serviços do canal.

    A administração dos templates de páginas do canal “Documentação” é possível através da opção Gerenciar Templates de Página no canto superior direito com um canal selecionado.

    portalStudio021

    Ao selecionar um template de página e acionar a opção: Aplicado nas páginas, são exibidas as páginas que utilizam tal template.

    A figura abaixo exibe as páginas que possuem o “Template_PaginaInternal” aplicado, após seleção, respectivamente, deste template e da ação Aplicado nas páginas.

    portalStudio023

    A administração de templates de canal é similar à administração de templates de páginas do canal.

    Os itens do menu representado na imagem abaixo correspondem respectivamente a:

    portalStudio156
    • Sair: executa o logoff do modo administrativo, redirecionando para a página de login do produto ou para a página loginda solução (a que foi definida como página padrão login).
    • Documentação online: exibe o manual do produto;
    • Sobre o LumisXP : contém informações sobre a versão, subversão e build do produto. Possui também o contato do suporte ao produto;

    Existe também um menu que permite mudar o idioma de exibição do portal para o usuário atual.

    portalStudio157

    Enquanto a tecla de função "F2" permite acessar e sair do modo administrativo do portal, a combinação "Ctrl-F2", permite acessar o modo de segurança do mesmo. Neste último modo, todas as interfaces serão exibidas em um HTML fixo com o título que é a junção do nome da interface e do nome da instância de serviço, se a interface veio de um template e uma descrição complementar:

    • Caso o cache esteja habilitado, a descrição informará isso, e tambem se é de nível de template de pagina;
    • Informará caso ele esteja com renderização em client-side;
    • Identificador da interface.

    Nele será possível visualizar e navegar na estrutura de canais e páginas quando alguma interface estiver quebrada. Atualizar cada interface através menu de contexto, opção Atualizar permite renderizá-la no modo estrutura, e a que estiver quebrada continuará sendo exibida com o HTML fixo.

    Este modo de segurança também é útil quando há montagem repetitiva e que inicialmente não há preocupação com layout final, como exemplo, criação de diversas páginas de administração. Neste caso, o modo de segurança pode agilizar a criação, principalmente quando a montagem for remota.

    portalStudio233