Open the menu

    Montagem

    O serviço pode ser montado de diversas maneiras, dependendo de como foi arquitetado pelo administrador do portal.

    Para utilizar o serviço E-MailEmail Marketing, basta instanciá-lo em um canal e arrastar suas interfaces para as áreas das páginas em modo de edição.

    • Administração de Categorias: Esta interface permite que o administrador do serviço cadastre as categorias que podem fazer parte da assinatura do usuário cadastrado no portal;
    • Administração de Campanhas: Esta interface permite que o administrador do serviço cadastre as campanhas relacionadas a determinadas categorias, e controle sua publicação;
    • Assinatura: Permite que usuários cadastrados no portal escolham as categorias de campanhas que farão parte de sua assinatura;
    • Assinatura Pública: Permite que usuários cadastrados ou não (usuários guest) escolham as categorias de campanhas que farão parte de sua assinatura;
    • Administração de Assinaturas: Esta interface registra as assinaturas realizadas tanto através da interface "Assinatura" quanto pela interface "Assinatura Pública". Através dessa interface, o administrador pode interferir nas categorias selecionadas pelo usuário. O administrador pode também remover uma determinada assinatura. Dessa forma, o usuário não mais receberá campanhas referentes às catergorias da assinatura removida.

    Para disponibilizar o serviço para o usuário final, basta instanciar a interface “Assinatura” ou “Assinatura Pública” em uma página do portal.

    O ambiente administrativo com as interfaces “Administração de Campanhas” e “Administração de Categorias” requer uma ou duas páginas em um canal restrito do portal. Somente o administrador do serviço deverá ter acesso a este canal. A fim de proporcionar uma maior organização no portal, é aconselhável que estas páginas pertençam a um canal específico, o qual está sendo chamado aqui de “E-EmailEmail Marketing”.

    emailMktg020

    Atribuição de Permissões

    O serviço E-Email Marketing trabalha com dois perfis de utilização do serviço:

    • Administrar: Usuário com a permissão “Administrar” pode cadastrar campanhas e categorias, associá-las e controlar a publicação dos e-mails com as campanhas. Por default , usuários com permissão de "Administrar" também podem realizar assinaturas;
    • Assinar: Usuário com esta permissão pode realizar assinaturas (tanto pela interface “Assinatura” quanto pela interface “Assinatura Pública”) selecionando as categorias de assuntos de interesse.

    Estas permissões são concedidas no controle de acesso da instância do serviço E-MailMarketing.

    Na figura a seguir, há um exemplo do controle de acesso da instância de serviço utilizada, cujo usuário “Lívia” tem a permissão de “Assinar”. Portanto, para ela estarão disponíveis as opções de categorias para assinatura.

    emailMktg022

    No entanto, se for atribuído ao usuário “Guest” a permissão “Assinar”, será exibido apenas a interface Assinatura Pública.

    Para que o administrador do serviço realize upload de arquivos, é necessário que ele tenha a permissão de Efetuar Upload de arquivo no Gerenciador de acesso do portal.