Open the menu

    Gerenciador de Tags : Administração

    Administração que gerencia o cadastro de tags HTML de forma centralizada. Para suas tags serem importadas em uma página web, basta clicar no botão Obter código HTML de inclusão, que será fornecido um único código Javascript para ser importado em sua página web, e este será responsável de importar dinamicamente as tags desta administração.

    Quando alguma atualização for feita, como o cadastro de uma nova tag, edição ou exclusão, será necessário clicar no botão Publicar para que as alterações sejam refletidas em sua página.


    Requisitos do Serviço

    Para o correto funcionamento do serviço é necessário que:

    • Sua instância esteja dentro de uma árvore de canais que possua um projeto e website associado.
    • As configurações de Regras de CORS para liberar acesso de GET aos scripts /data/lumis/service/tagmanager/<serviceInstanceId>/ltm.js, /data/lumis/service/tagmanager/<serviceInstanceId>/ltmimpl.js e /lumis/service/tagmanager/<serviceInstanceId>/ltmimplpreview para todas as origens que deseje permitir utilizar este serviço, onde <serviceInstanceId> é o identificador da instância de serviço de Gerenciador de Tags a qual vai ser utilizada. Por padrão o ambiente já vem com essas configurações.


    Tipos de tag

    As opções para o tipo de tags no cadastro são:

    Incluir API de monitoramento
    Será incluído um bloco HTML que irá incluir os scripts necessários para que a API Javascript de Monitoramento esteja disponível para utilização na página. É importante que uma tag que utilize essa API seja inserida após essa tag. Para isso, deve-se utilizar o campo posição para ordenar as tags de forma que essa tag venha antes da tag que utiliza a API.
    Rastrear visualizações de páginas
    Será incluído um bloco HTML que registra o evento de visualização de página assim que possível. Para esta tag funcionar corretamente, é necessário que haja a inclusão da API Javascript de monitoração do LumisXP. Para isso, basta adicionar uma tag do tipo Incluir API de monitoramento com o campo posição com um valor menor que a posição dessa tag, na mesma administração.
    Customizado
    Esta opção permite o cadastro de fragmentos de HTML, incluindo Javascript ou CSS. Por exemplo, é possível cadastrar:

    Tipo de gatilho

    Este campo serve para optar se a tag será importada. Suas opções são:

    Todas as páginas
    Com esta opção, a tag cadastrada sempre será importada nas páginas que estiverem sendo gerenciadas por essa instância de serviço.
    Customizado
    Ao selecionar essa opção, o campo Código Javascript do gatilho é disponibilizado. Nele deve ser escrito um código Javascript que deve retornar uma expressão booleana que indica se a tag deve ou não ser aplicada.
    Por exemplo, imagine um site em que cada página tenha uma variável global javascript window.categoria. Então, para o campo Código Javascript do gatilho pode ser cadastrado o valor window.categoria == "noticias". Assim, a tag será importada apenas nas páginas que está condição for verdadeira.

    Pode-se também utilizar um código mais complexo, com várias linhas. Basta que a última expressa seja booleana. Por exemplo:

    Características

    • É interface de administração

    Telas

    Administração

    Dados

    Tags

    • Nome(string) : Nome da tag.
    • Tipo de tag(string) : Escolha entre o cadastro da tag default do LumisXP para rastreio de eventos, ou o cadastro de uma tag customizada.
    • Tipo de gatilho(string) : Tipo de filtro que fará a tag ser aplicada.
    • Posição(inteiro) : O campo é utilizado para definir em qual ordem as tags serão importadas no client side.
    • Habilitado(booleano) : As tags somente serão importadas quando marcadas como habilitadas.
    • Descrição(texto) : Descrição textual da tag.

    Links

    Permissionamento

    • Editar conteúdo de instância de serviço: Permite gerenciar todos os dados dessa instância de serviço com perfil de publicador.

    Ações

    • Habilitar modo de pré-visualização nesse navegador : Permite ao publicador visualizar como as tags atualmente habilitadas se comportam, sem a necessidade de publicá-las aos usuários finais. Após habilitar este modo, é necessário adicionar o parâmetro lum_TM<ServiceInstanceId>PreviewMode=true na URL da página onde deseja-se realizar a pré-visualização. Por exemplo, caso se deseje pré-visualizar as tags atualmente habilitadas na página https://example.com/news/, deve ser acessada a URL https://example.com/news/?lum_TM<ServiceInstanceId>PreviewMode=true.

      O trecho <ServiceInstanceId> do parâmetro lum_TM<ServiceInstanceId>PreviewMode=true será o identificador da instância de serviço do Gerenciador de Tags. A própria administração fornecerá tal parâmetro ao habilitar o modo de pré-visualização.

    • Publicar : Após realizar cadastro, edição ou exclusão de tags, é necessário realizar a ação "Publicar" para que as tags sejam disponibilizadas para todos os usuários. Pode levar alguns minutos para que as alterações se tornem efetivas para todos os usuários.

    • Excluir : Exclui uma tag.