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Aqui no blog, sempre comentamos sobre as mudanças que vem acontecendo no modo em que consumimos. Hoje, graças a grande transformação digital vivida pelas empresas, quase todos os processos de compra passam pela internet. É por esse motivo que as empresas investem cada vez mais em marketing de conteúdo. Afinal, além de construir confiança, gerar leads e cultivar a lealdade do cliente, a estratégia se tornou o apoio que leva um consumidor a efetivar uma compra.
Porém mais do que possuir estratégias de marketing de conteúdo, para que de fato esse trabalho alcance os resultados esperados é fundamental que as empresas estejam sempre analisando e acompanhando a efetividade das ações que realiza. Nesse sentido, contar com algumas métricas é imprescindível para que os esforços em marketing de conteúdo sejam proveitosos. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue conosco, pois é isso que falaremos no artigo de hoje.
Entenda a importância do marketing de conteúdo
Que o mercado está cada vez mais disputado já não é mais nenhuma novidade, quando pensamos no mundo digital, a concorrência entre as empresas é ainda maior. Por isso, para se manter competitivo no mercado é vital que as marcas tenham o foco no cliente e estejam preparadas para construir um relacionamento de confiança com seus clientes e leads. Construir confiança pode ajudar sua empresa a estabelecer uma reputação de marca positiva. É dessa forma que o marketing de conteúdo pode ajudar. Ou seja, a estratégia ajuda a melhorar o conhecimento e a percepção da marca e o ajudará a se tornar uma autoridade em determinada área de especialização.
Segundo o Content Marketing Institute, o marketing de conteúdo é uma técnica de marketing de criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e adquirir um público claramente definido - com o objetivo de impulsionar uma ação lucrativa do cliente. O objetivo da estratégia é atrair cliente e reduzir a taxa de churn de forma consistente com a criação e curadoria de conteúdo relevante e valioso para mudar ou melhorar o comportamento do consumidor.
Além disso, o marketing de conteúdo ajuda a melhorar as conversões, porque permite que você se conecte e eduque seus clientes ou potenciais clientes. Dessa forma, você não está apenas trabalhando para construir confiança e relacionamentos, mas também criando oportunidades para aumentar suas taxas conversões, fornecendo aos consumidores as informações relevantes que precisam para tomar uma decisão de compra. Portanto, a estratégia tem um grande potencial nos dias de hoje, não é mesmo? E para que você veja as vantagens práticas que isso pode gerar, listamos abaixo os principais benefícios que a estratégia pode trazer para seu negócio, confira:
- Aumenta a autoridade online da marca;
- Redução de CAC;
- Crescimento no tráfego do seu site;
- Ajuda na educação do mercado;
- Aumento na geração de leads;
- E muito mais.
Conheça as métricas que sua empresa deve acompanhar
Bom, como vimos, executado de maneira correta a estratégia de marketing de conteúdo tem potencial de trazer uma grande quantidade de benefícios para uma empresa. Mas com falamos no início desse post, é importante ressaltar, que para chegar aos resultados esperados é fundamental contar métricas que ajudem a medir o desempenho dos esforços da marca. Afinal, o marketing de conteúdo está inundado de dados, mas a maioria das empresas não possuem processos adequados para compilar, analisar e relatar esses dados, com intuito de atrelá-los ao investimento realizado pela empresa.
Para se ter ideia, de acordo com a pesquisa de 2020 do Content Marketing Institute, 80% dos profissionais de marketing B2B entrevistados usam métricas para medir o desempenho do conteúdo. Mas esse número cai para até 43% quando questionados se medem o ROI das estratégias de marketing de conteúdo. Ou seja, apesar de muitos profissionais já utilizarem algumas métricas, elas não estão sendo utilizadas para medir o retorno que a estratégia traz para o negócio.
É importante ser ressaltado, que cada empresa possui um cenário e estratégias distintas. Portanto, não há “receita de bolo”, cabendo a equipe responsável definir as métricas que mais lhe são úteis. Listamos abaixo algumas das principais métricas que devem ser acompanhados para medir a efetividade das suas ações de marketing de conteúdo.
- Tráfego:
Esta métrica serve para medir o número de visitantes na página em determinado período. Ou seja, com essa métrica é possível saber o quanto seu conteúdo está sendo acessado. Além disso, com esse indicador é possível saber de onde vem seu tráfego e que tipo de conteúdo traz mais visualizações, o que pode gerar importantes insights para realizar alterações, caso seja necessário.
- Visitas na página:
Outra métrica importante, que você deve sempre acompanhar é número de visitas na página. Com essa métrica você conseguirá ver quantas e quais são as páginas mais acessadas do seu site ou blog. Isso possibilita identificar o tipo de conteúdo que mais interessa os seus leitores. Sendo uma excelente fonte para descobrir quais são os conteúdos que devem mais trabalhados.
- Tempo médio na página:
Essa métrica mostra, em minutos, o tempo médio gasto por cada usuário em cada uma das páginas do seu site. Essa métrica se torna uma excelente fonte para descobrir se os seus conteúdos estão sendo relevantes ou não. Ou seja, com ela você conseguirá avaliar se os leitores somente entram na página e fecham logo em seguida, ou se ficam por mais tempo para consumir todo o conteúdo.
- Taxa de Engajamento:
Este dado revela quantas pessoas se envolveram com a sua publicação, por meio de curtidas, comentários e compartilhamento de postagens. Portanto, empresas que desejam aumentar a interação do público com seus conteúdos devem sempre acompanhar a taxa de engajamento e pensar em ações que aproximem ainda mais o público que deseja alcançar.
- Taxa de rejeição:
A taxa de rejeição é a proporção entre as pessoas que saem depois de visitar a primeira página que visitam e as que vão para outras partes do seu site. Em geral, quanto menor a taxa de rejeição, melhor. Isso significa que os usuários tendem a passar mais tempo em seu site. Com essa métrica é possível identificar o conteúdo com uma taxa de rejeição mais alta para redirecionar ou atualizar o original.
Bom, como vimos o marketing de conteúdo é hoje uma peça fundamental para as empresas. Bem executado, as estratégias de conteúdo oferecem uma grande quantidade de benefícios que vão muito além do aumento do tráfego e da geração de leads. Mas como diz o ditado, o que não é medido não pode ser melhorado. Portanto, para que o marketing de conteúdo tenha sucesso e traga os resultados esperados pela empresa, você além de precisar ter uma estratégia muito bem definida, necessita sempre analisar o desempenho das suas ações. Ao contrário seu trabalho poderá estar sendo em vão.