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A experiência do usuário é um conjunto de atributos que determinam a satisfação do usuário perante sua navegação, mas isso é importante? Com a aceleração digital, a presença online é hoje tão importante quanto um atendimento presencial e nesse artigo falaremos como podemos otimizar essa jornada para o usuário.
Com as mudanças de hábitos e até mesmo após a pandemia, a aceleração por compras e a navegação digital se tornou mais assídua do que antes.
As marcas que não se preocuparem em oferecer boas experiências de navegação em seus sites e blogs vão perder espaço na busca pela atenção dos clientes.
Por isso, vamos citar alguns exemplos de recursos que vão atrair seus clientes e fidelizar os atuais.
O que é experiência do usuário (UX)?
“Experiência do usuário”, “User experiencie” ou “Usabilidade”, referem-se à facilidade que uma pessoa tem ao usar uma ferramenta ou objeto para realizar uma determinada tarefa.
É isso que a experiência do usuário busca: ajudar o usuário a atingir um objetivo específico dentro da sua jornada. Alguns exemplos disso: em uma loja online o objetivo é a conversão do usuário, ou seja, a compra de algum objeto, já num blog é o tempo que usuário se dedica lendo os artigos e assim por diante, cada negócio tem seu objetivo e a experiência do usuário busca encontrar uma boa experiência digital enquanto esses navegantes acessarem os sites.
A experiência do usuário (UX) se baseia em três pilares:
- Utilidade: o quanto esse serviço é útil para o cliente;
- Facilidade de uso: o quanto esse serviço é fácil e rápido de ser usado;
- Prazer: o quanto esse serviço é prazeroso de usar.
Mediante a esses três pilares, traçamos a experiência do usuário. Ela não será desenhada uma única vez, porém aprimorada conforme as experiências durante a navegação.
Antes de desenhar a experiência do usuário, precisamos entender o motivo que o fez acessar o site, o que ele precisa? Quais são suas necessidades? Como podemos ajudá-lo.
A partir desses questionamentos podemos dividir em quatro etapas: Pesquisa, Exploração, Criação e Análise.
Como obter informações sobre a experiência do usuário?
O LumisCX Manager possui alguns recursos que identificam os pontos de contato do usuário com o site e reproduz essas informações de forma clara através de relatórios. Separamos alguns exemplos práticos disso:
- Etapa de Pesquisa: o objetivo é entender o que atrapalha ou impede aquela pessoa de atingir o objetivo determinado. Para isso podem ser usadas diversas metodologias de pesquisa, como por exemplo, teste A/B e definindo qual experiência é melhor para o usuário.
- Etapa de Exploração: durante essa etapa são coletadas informações da pesquisa e estudada qual estratégia devemos utilizar. Para isso ocorrer é possível segmentar os usuários em tempo real, com base nas características pessoais e nas suas interações com seus canais digitais
- Etapa de Análise: após colher insights valiosos, é a hora de entender como ajudar os usuários a atingirem o objetivo. Com a LumisCX Manager é possível analisar comportamentos através de relatórios de acordo com os seus desafios de negócio.
- Etapa de Criação: esta última etapa é a famosa “mão na massa” e por todo esse conhecimento em prática, é importante optar por ter uma ferramenta que auxilia na construção de estratégias e com operação de simples manuseio, para que você possa modificar sempre que precisar e otimizar a experiência sempre. Uma dica que damos é adquirir ferramentas que não dependam de áreas de TI e que estejam na nuvem, assim você terá mais autonomia durante a construção das estratégias de experiência do usuário.
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