Postagem de um blog

Time Lumis

Publicado 22/06/2023 3 min leitura

A importância da personalização no marketing digital: aprimorando a experiência do cliente

O conhecimento em marketing sempre comprovou que a personalização é uma excelente forma de conseguir mais vendas e engajamento dos clientes.

As tecnologias digitais, no entanto, levaram as possibilidades de personalização a um novo patamar.

Por isso, neste cenário de digitalização das relações, grandes empresas precisam investir em ferramentas que facilitem a implementação de estratégias de personalização em grande escala.

Veja a seguir o que é atualmente a personalização do marketing em empresas, como afeta a experiência dos clientes e como fazer marketing personalizado!

O que é personalização no marketing?

Ao lidar com milhares de interações, grandes empresas precisam encontrar formas de segmentar esses clientes de forma eficiente, ligando suas personalidades e interesses aos melhores estímulos e ofertas, conforme seu estágio na jornada de compra.

Assim, a personalização do marketing consiste na implementação de ações que possibilitam identificar as diferentes características e preferências do público, organizar essas informações e realizar as ações certas no momento adequado, conquistando mais vendas, engajamento e retenção de clientes.

Como o marketing personalizado afeta a experiência do cliente?

Personalizar o marketing significa oferecer um atendimento mais eficiente e próximo às necessidades e preferências dos clientes. Isso, portanto, deve afetar os mais diversos pontos de interação entre clientes e empresas: respostas às interações nas redes sociais, envio de e-mails e promoções, disponibilização de informações em canais de atendimento.

Ou seja, uma experiência do cliente que tem o marketing personalizado como uma preocupação deve contemplar todas as frentes de contato, visando criar uma relação mais próxima e íntima com os clientes a partir das suas preferências e necessidades.

Resumindo, entre as vantagens para empresas que adotam o marketing personalizado, destacam-se:

  • maior relevância ― com a criação de fluxos de personalização do marketing, a relevância dos conteúdos entregues aos clientes e, consequentemente, a utilidade da relação com a empresa para eles, será maior.
  • clientes mais satisfeitos ― a personalização resulta em clientes mais satisfeitos, que permanecem mais tempo com a empresa e a recomendam para outras pessoas;
  • antecipação de necessidades ― um fluxo de personalização de marketing ajuda a antecipar necessidades antes que elas se tornem um problema para os clientes e uma falha da empresa;
  • vendas, fidelização e retenção ― oferecendo conteúdos e promoções personalizados e no momento adequado, o efeito será o aumento das vendas, da fidelização e da retenção de clientes.

a-importancia-da-personalizacao-no-marketing-digital-aprimorando-a-experiencia-do-cliente-interna.png

Como fazer marketing personalizado?

Para concluir este conteúdo, veja a seguir algumas dicas práticas que você pode usar para dar início a uma campanha de marketing personalizado:

  • colete e processe dados ― o primeiro passo para criar estratégias de marketing personalizado é conseguir informações que ajudem a compreender o perfil do público;
  • analise os diferentes perfis ― com os dados disponíveis, estude os diferentes perfis para entender as principais dificuldades, problemas, necessidades e possíveis soluções;
  • crie segmentações ― com base nos dados processados e analisados, segmente o público conforme os seus perfis e necessidades;
  • ofereça diferenciais de valor e promoções para os clientes ― a partir das segmentações a apresentação de valores da empresa será mais eficiente, bem como o encaminhamento de ofertas direcionadas às especificidades de cada perfil;
  • obtenha uma ferramenta de gestão de experiências digitais ― para tornar todo esse processo mais ágil, eficiente e de fácil implementação, o mais indicado para grandes empresas é usar uma ferramenta de gestão de experiências digitais.

Tecnologias como as DXPs são ainda um importante componente para a criação de verdadeiras experiências omnichannel, o que já é considerado o futuro da personalização e da experiência dos clientes!

Para saber mais sobre a personalização do marketing e seus efeitos para experiência do cliente, veja: "DXPs oferecem recursos de segmentação de campanhas, elevando resultados".

Você também vai gostar de ler

{"code":"401","message":"Unauthorized"}

Receba conteúdos exclusivos

Insights sobre DXP, inteligência artificial e experiências digitais, com curadoria dos especialistas da Lumis.

Um pouco do nosso conteúdo

  • Como personalizar jornadas digitais com inteligência artificial
  • O que é uma DXP e por que sua empresa precisa de uma
  • Formas de reduzir o tempo de publicação de portais com low-code