Asas para os profissionais de marketing

Todos os dias, as equipes de marketing são pressionadas a apresentar novas ideias para atingir os objetivos de negócio de determinada empresa. Os esforços são variados: novas campanhas, landing pages inovadoras, novas áreas no canal digital, reestruturação de menus e layouts dos canais já  existentes.E no final do dia, os times sabem que o timing é crítico para o sucesso. 

Muitas vezes, não há tempo para esperar a área de TI fazer as mudanças necessárias e esperar o deploy no final da semana.  Sendo assim, cada vez mais os times de marketing precisam adotar tecnologias que permitam velocidade nas transformações exigidas pelo mercado atualmente – soluções que haja tempo real, sem a necessidade da TI. 

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Uma pesquisa realizada pela Adobe Experience Cloud, chamada Digital Trends Report 2022, posicionou a agilidade, a confiança e a personalização como fundamentais para o Marketing este ano. A pesquisa, realizada junto com a eConsultancy, entrevistou cerca de 10 mil profissionais, consultores e líderes de marketing e TI, para entender onde eles concentram esforços para se manterem competitivos em 2022. 

Dos executivos entrevistados, 87% acreditam que as expectativas dos clientes foram refeitas digitalmente e que o sucesso da empresa é definido pela capacidade de resposta às mudanças. Isso pode ser comprovado pela nova forma de fazer negócios: 75% das empresas relatam um aumento no uso de canais digitais por clientes. 

Isso reforça ainda mais a necessidade de contar com tecnologias implementadas na área de marketing digital – um setor ocupado por pessoas de perfil criativo, autêntico e sempre disposto a gerar insights voltados para a transformação. Por natureza, são mentes capazes de criar soluções originais, abertas à inovação e a novas possibilidades. Por isso, precisam de asas para voar e dar forma à imaginação orientada ao negócio. 

Selecionar a tecnologia para atender a necessidade deste setor é uma das etapas mais difíceis. Em minha opinião, é importante a liberdade que os times têm para fazer as mudanças necessárias e agilidade que está sendo oferecida para atender o tempo necessário para evoluções. Além disso, é preciso considerar a flexibilidade da plataforma; ela necessita garantir que a criatividade dos profissionais seja preservada, acima de tudo. 

Outro ponto importante está relacionado à robustez da plataforma. Ela precisa dar suporte às mudanças realizadas pelo marketing, e não dificultá-las. Fundamental também é ter segurança para garantir que a solução não vai ser invadida, ao mesmo tempo em que mantém uma boa performance. 

De acordo com o mesmo estudo mencionado acima, Os entrevistados classificaram a falta de integração entre sistemas de tecnologia, problemas de fluxo de trabalho e falta de habilidades digitais como as principais barreiras internas para oferecer excelentes experiências ao cliente. Cerca de 59% dos líderes digitais estão investindo em talentos e treinamento para tornar suas equipes mais produtivas. 

Outro dado interessante é que mais de 50% dos executivos aumentaram seus investimentos em plataformas que capacitam as equipes para atender clientes no complexo ambiente omnichannel de hoje. As tecnologias voltadas para a criação de melhores experiências para os usuários estão entre suas principais prioridades de gastos para 2022. 

Muitas das ideias apresentadas pelos times de marketing digital podem chegar a resultados excelentes, outras nem tanto. Mas o fato é que é fundamental experimentar constantemente para conseguir fazer das hipóteses nos canais digitais verdadeiros casos de sucesso. Só que a decisão de fazer algo que seja realmente positivo para o cliente depende de escolhas assertivas que só podem ser baseadas em dados e tecnologia. Sem eles, tudo fica mais difícil.

Esse artigo encontra-se também no site Promoview.

Sobre o autor

Kishnan Nedungadi

Nascido na Índia, Kishnan é graduado em Matemática e Ciência de computação do Macalester College e possui mestrado em Ciência de Computação do Yale University. Kishnan fez boa parte da sua carreira nos EUA, onde atuou durante 4 anos como desenvolvedor na Prodea, em Minneapolis, e 5 anos como gerente de desenvolvimento na Microsoft, em Seattle. Em 2001 Kishnan veio para o Brasil para, junto com outros sócios, fundar a Lumis Tecnologia, onde há 18 anos atua como CTO, liderando importantes projetos de customer experience em grandes empresas dos mais variados segmentos de mercado.

https://www.linkedin.com/in/kishnan-nedungadi-664b0411/