Você vai ler sobre:

  1. O que é CMS?
  2. Principais ferramentas de CMS

Ao contrário do que muitos pensam, possuir canais digitais não é suficiente para que a sua empresa tenha uma forte presença online. Hoje em dia, para alcançar o sucesso no mundo online é preciso investir em conteúdo, isso fará com que sua marca ganhe destaque. Porém, gerenciar conteúdo não é algo simples, principalmente com a rapidez do mundo de hoje, que traz uma necessidade de atualização constante.

Nesse sentido, temos as ferramentas de gerenciamento de conteúdo que podem ajudar o seu negócio. Um CMS é um sistema de gestão de conteúdo que facilita a sua empresa a alcançar esse objetivo de ter uma presença maior no meio digital. Quer saber mais sobre CMS e conferir as principais ferramentas para o gerenciamento de conteúdo? Então fique com a gente, pois esse é o tema do artigo de hoje.

O que é CMS?

CMS é a sigla para Content Management System, que traduzindo para o português, significa sistema de gestão e conteúdo. É basicamente um conjunto de funções usadas para facilitar a criação de páginas na web, auxiliando o gerenciamento de conteúdos multimídia, como textos, fotos, vídeos etc. Um sistema de gerenciamento de conteúdo é como se fosse um esqueleto de um site, que precisa apenas que você preencha esse esqueleto com conteúdo, com as informações que você deseja compartilhar.

A ideia é facilitar o trabalho de um criador de conteúdo, pois com uma ferramenta de CMS ele pode criar e editar elementos de uma página sem o auxílio da equipe de TI e sem precisar entender de programação. O CMS conta com recursos específicos e de fácil uso, e é aplicado em diversos tipos de site, seja blogs pessoais ou e-commerce, ele oferece a possibilidade de gerenciar conteúdo dinâmico de forma simples em qualquer tipo de site que precisa ser atualizado frequentemente.

Uma ferramenta de CMS permite que sua empresa tenha sites grandes, completos e ao mesmo tempo práticos e simples de editar. Você pode ter um site profissional sem que seja extremamente complexo e difícil de se trabalhar. Muitas empresas adotam as soluções de CMS pois é uma forma de ter um ótimo site, personalizado do seu jeito, com conteúdo dinâmico e sem gastar muito. O uso de CMS é um ótimo aliado, seja para as pequenas empresas, profissionais autônomos ou para os gigantes do mercado.

Utilizar esse sistema de gerenciamento de conteúdo traz praticidade para o seu site, facilita a abertura e atualização, o que permite que você desenvolva uma página e mantenha ela atualizada constantemente, podendo aproveitar melhor as oportunidades de mercado e entregar conteúdos com mais qualidade.  Além disso, com um CMS é muito mais fácil manter a organização das técnicas de SEO (Search Engine Oprtimization) de forma adequada.

Sabemos que no mundo atual é preciso estar sempre buscando oferecer a melhor experiência possível aos seus usuários, é importante que seu site tenha bons recursos e uma boa gestão das ações. E o caminho mais prático para alcançar esse objetivo é contar com uma ferramenta de CMS para facilitar o dia-a-dia de trabalho da sua equipe, ela consegue otimizar diversas funções e oferece os recursos necessários para melhorar a experiência do usuário de forma simples.

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail

Principais ferramentas de CMS

0510_interna.png

Existem muitas opções de ferramentas de CMS disponíveis. Há ferramentas mais fáceis de utilizar e personalizar e outras que oferecem mais opções de plugins. No meio dessas variações, existem as ferramentas de CMS mais famosas e utilizadas e as mais confiáveis, que oferecem o que você precisa para manter a atualização do seu site sempre em dia e de forma prática. Confira as principais ferramentas de CMS:

O WordPress é muito conhecido como uma plataforma de blogs e também é bastante respeitado pelo seu CMS baseado em PHP, é o CMS mais popular no mercado. É uma ferramenta com diversos recursos, possui uma variedade de plugins e templates prontos para os usuários e uma de suas características é a simplicidade na utilização, tornando a criação de posts e a adição de funções mais simples e rápidas.

O Joomla se destaca pelas suas inúmeras aplicações que podem incrementar os recursos de uma página e é capaz de armazenar conteúdos em linguagens distintas. É um CMS mais personalizável e o mais fácil de manter cópias de segurança do que foi desenvolvido. Por de dificultar um pouco a inclusão de novos conteúdos, prejudicando a atualização constante, o Joolma é indicado para quem tem a intenção de construir sites de comércio virtual, pois a plataforma conta com recursos que facilitam especialmente essa prática de mercado.

O Drupal é a plataforma mais antiga e, consequentemente, a mais desenvolvida. Proporciona diversas personalizações e modificações, com possibilidade de criações e edições com facilidade, mas exige alguns conhecimentos sobre linguagem de programação. É recomendado para aquelas que gostam de ter mais controle sobre o que estão fazendo e se destaca pela forma com gerencia múltiplos níveis de conteúdo, permitindo alta personalização. Este CMS permite mais alterações e é mais flexível, por ser o mais avançado e completo, podendo ser usado em vários tipos de projetos.

O TextPattern é um CMS muito popular entre designers, pois as criações feitas com essa plataforma são leves e carregam rapidamente, o que é um ponto muito positivo quando pensamos em internet móvel. Ele também é baseado em PHP, mas não possui tantos plugins e templates disponíveis. É uma ferramenta que traz simplicidade e está repleta de recursos úteis para a criação de conteúdo e manutenção de uma página na web.

O LumisXP é a plataforma ideal para você criar soluções digitais completas e encantar seus clientes com experiências personalizadas. Este CMS garante a agilidade e a flexibilidade que você precisa para desenvolver soluções digitais customizadas de acordo com as necessidades da sua empresa e com as expectativas dos seus clientes.  A ferramenta oferece os recursos necessários para a criação de conteúdos e serviços personalizados.

Nos dias de hoje é imprescindível possuir uma forte presença no meio digital para conseguir se manter competitivo no mercado. Oferecer uma boa experiência para os seus usuários em suas páginas é o diferencial que irá fazer o seu negócio decolar. E como vimos, contar com uma ferramenta de CMS é fundamental para alcançar destaque com seus canais digitais, além de ser um ponto muito importante para a experiência do consumidor. É por isso que o investimento em plataformas de gestão de conteúdo deve ser prioridade para as empresas que desejam facilitar e personalizar as jornadas de seus clientes. 

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

https://www.linkedin.com/company/lumis/