CMS: como oferecer conteúdo de valor para seus usuários

Você vai ler sobre:

  1. O que é CMS?
  2. Quais são as plataformas CMS mais usadas?
  3. Por que usar CMS na gestão de conteúdo se tornou uma tendência?
  4. Quais os prós e os contras do CMS?
  5. Como escolher um CMS para gestão de conteúdo?

Profissionais experientes ligados à gestão de marketing e à produção de conteúdo sabem que para ter sucesso com vendas e assinaturas não basta criar campanhas bonitas e informativas. Na maior parte das vezes, para obter o sucesso esperado, é preciso que os conteúdos tenham uma regularidade e sejam segmentados de forma a facilitar a busca pelas informações.

Porém, em grande parte, a gestão e distribuição de conteúdo nas empresas ainda se dá de forma desorganizada, sem um planejamento do conteúdo de publicações e postagens, sem segmentação adequada e sem uma frequência padrão. E, normalmente, essa deficiência é justificada pelas empresas por uma suposta falta de conhecimento e dificuldade com a programação de um website eficiente. 

Por isso, neste conteúdo apresentamos um recurso para solucionar esse problema em empresas de todos os portes: o CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo).

O que é CMS?

O termo CMS (Content Management System) é quase auto-explicativo. Basicamente, os Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo são plataformas elaboradas para facilitar a criação, gerenciamento e publicação de conteúdos na internet, sem a necessidade de conhecimentos de programação e desenvolvimento para web.

O sucesso desses sistemas se deve justamente à maior autonomia proporcionada aos gestores de conteúdo e marketing.

Na prática, as plataformas de CMS realizam o trabalho de organizar e sistematizar em um sistema único e intuitivo toda a linguagem de programação (HTML, Javascript, PHP, etc.), tornando-a mais acessível para que os gestores possam personalizar o site e organizar os recursos disponíveis conforme for mais adequado para os objetivos da empresa.

Para isso, os CMSs disponibilizam para os usuários um painel de controle, onde os recursos depersonalização, edição e publicação do site são facilmente acessados e controlados, mesmo por quem não tem conhecimentos específicos na área de programação.

Os conteúdos já publicados e todo o histórico do site ficam armazenados em um banco de dados no servidor que hospeda o site, o que gera ainda mais segurança para as informações salvas. 

Assim, em suma, os recursos de uma plataformas CMS incluem:

Quais são as plataformas CMS mais usadas?

Hoje, existem diversas plataformas CMS que oferecem os recursos de gerenciamento de conteúdo de forma simplificada para que pessoas sem conhecimentos de programação possam criar, personalizar e publicar em um site. O uso de algumas delas, como o WordPress, é gratuito, enquanto outras contam diferentes planos de assinatura que oferecem recursos.

Contudo, naturalmente, algumas plataformas se destacaram e são mais utilizadas do que outras, seja pela sua confiabilidade, facilidade de uso ou especialidade.>

Veja a seguir quais são as 3 mais utilizadas e entenda o porquê do seu sucesso dentre as plataformas CMS.

1. WordPress

O WordPress continua liderando como a plataforma CMS mais utilizada no mundo. Além de ser gratuita e contar com código aberto (o que é muito valorizado pelos programadores), a plataforma é bastante completa, com recursos para criação de blogs, lojas-online, portfolios, etc.

Entre os diferenciais do WordPress podemos citar ainda a disponibilidade de diversos plugins personalizados para aprimorar a experiência dos usuáriosno site, tornando-o mais atrativo e interativo para os visitantes.

2. Joomla

O Joomla é outra plataforma CMS de código aberto bastante popular em empresas de todo o mundo. Assim como o WordPress, o Joomla conta com diversas extensões, como otimização SEOpara aprimorar a interação e facilitar a navegação dos usuários.

Como diferencial, essa plataforma ainda se integra com diversas ferramentas de gerenciamento de conteúdo e experiência dos usuários, favorecendo a captação de leads e aautomação de marketing.

3. Drupal

Das opções citadas, o Drupal é a que detém a menor parte do mercado, porém, além de contar com os recursos essenciais de uma plataforma CMS, o Drupal é considerado ainda mais seguro e oferece recursos de gerenciamento avançado de usuários e configurações de permissão.

Entre os recursos fundamentais de uma plataforma CMS, o Drupal conta com: sistema flexível de conteúdo e pós-criação; suporte multilíngue; e sistema detalhado de taxonomia.

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Por que usar CMS na gestão de conteúdo se tornou uma tendência?

Diversos fatores levaram as plataformas CMS a ocupar um papel fundamental na gestão de conteúdo para web em empresas de todos os portes e segmentos.

Primeiramente, e mais importante, a internet se tornou o principal meio de relacionamento entre empresas e clientesque buscam, através da rede, informações sobre produtos, serviços e marcas.

Mas, além disso, existe uma verdadeira lista de razões e vantagens pelas quais adotar uma plataforma CMS se tornou uma tendência no mercado:

 

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Quais os prós e os contras do CMS?

Embora não existam dúvidas sobre os benefícios do CMS para a gestão de conteúdos online, ainda vale a pena ressaltar os prós e contras em adotar esse tipo de plataforma. 

Prós do CMS

Entre os prós do CMS, destacam-se:

Contras do CMS

Já entre os contras do CMS, destacam-se:

Como escolher um CMS para gestão de conteúdo?

Agora você pode estar se perguntando: “Mas como escolher um CMS para criar o meu site?”.

Para escolher a plataforma CMS ideal para você, recomendamos começar respondendo algumas perguntas que vão te orientar para a melhor escolha. 

Primeiro, comece se perguntando: “Como deve ser o site ideal? Quais os recursos indispensáveis para o meu objetivo?”. Se, por exemplo, o objetivo é criar um site que ofereça uma loja online, pesquise as plataformas que oferecem mais opções com esse recurso e plugins que podem ser úteis no desenvolvimento.

Em seguida, procure definir qual deve ser o design das páginas? Um template simples vai contemplar as necessidades? Ou será preciso investir na personalização do design?

Por fim, avalie o orçamento disponível para determinar o quanto poderá ser gasto em um site e considere também a necessidade de, no futuro, a empresa precisar investir em uma plataforma com mais recursos.

Lembrando que o uso de CMS vai de encontro às necessidades de investir na experiência dos usuários para conseguir mais engajamento e, consequentemente, resultados em conversões e vendas. Então, aproveite e confira nosso conteúdo explicando qual a importância da experiência do usuáriopara negócios e empresas no universo digital.

 

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

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