CMS híbrido é a principal ferramenta para oferecer experiências digitais

Você vai ler sobre:

  1. O que é o CMS híbrido?
  2. Por que o CMS híbrido é essencial para as experiências digitais omnichannel?
  3. Quais as vantagens de um CMS híbrido?

As plataformas CMS (Content Management System), ganham cada vez mais atenção das empresas preocupadas com a qualidade das experiências digitais. Uma boa gestão de conteúdo nos canais digitais é essencial para oferecer experiências enriquecedoras e gratificantes para os usuários.

E embora o CMS já seja conhecido de grande parte dos profissionais atuantes na área de gestão de experiências digitais, recentemente um novo conceito despontou: o de CMS híbrido.

Para atualizar os seus conhecimentos sobre as tendências em gerenciamento de plataformas de experiências digitais, neste conteúdo explicamos o que é o CMS híbrido, por que ele é essencial para aumentar a qualidade das experiências e quais as vantagens proporcionadas por essa evolução!

Então continue a leitura e faça bom uso do seu tempo para aumentar o seu conhecimento na área!

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O que é o CMS híbrido?

Os profissionais que já têm experiência com a gestão de conteúdo e plataformas de experiência digital, certamente sabem o que é o CMS. Mas se esse não é o seu caso, basta entender que as plataformas CMS (Content Management System) são programas utilizados para centralizar a criação, edição, gerenciamento e publicação de conteúdos em canais digitais. 

Assim, nos últimos anos foram desenvolvidas plataformas CMS com foco em diferentes usabilidades:

O CMS híbrido, por sua vez, oferece um diferencial importante ao combinar os recursos dos sistemas acoplados e headless para permitir um gerenciamento de conteúdo ainda mais flexível. 

Esse tipo de sistema permite que os desenvolvedores tenham liberdade para criar e personalizar estruturas de front-end usando APIs RestFul e serviços de conteúdo da mesma maneira que um ambiente headless permite. 

Em paralelo, o CMS híbrido permite ainda que os gestores utilizem modelos para criar e publicar conteúdo da mesma forma que em uma arquitetura de CMS tradicional.

Assim, o CMS híbrido é uma evolução dos demais tipos de CMS ao combinar as funções mais importantes de cada um em uma plataforma flexível e facilmente escalonável.

Por que o CMS híbrido é essencial para as experiências digitais omnichannel?

Na área de marketing e gestão de conteúdo, a maior preocupação dos gestores é acompanhar as necessidades dos clientes que estão cada vez mais exigentes com questões como integração, interatividade e facilidade para atendimento.

Uma pesquisa recente, realizada pelo Google, apontou que aproximadamente 85% dos consumidores iniciam sua jornada de compra em uma plataforma ou dispositivo e finalizam o processo em outra.

Logo, adotar ferramentas que contribuam para atender a essas necessidades é uma prioridade em empresas que enxergam na experiência dos clientes a oportunidade de fazer o seu negócio se destacar. 

Dessa forma, são justamente essas tecnologias que aproximam as empresas e clientes de uma experiência omnichannel.

Sabendo que a tendência para as empresas que estão baseadas em experiências digitais é a evolução dos serviços para a lógica omnichannel, a adoção de plataformas CMS híbrido é o investimento mais lógico para o momento atual, especialmente se a empresa ainda está em processo de desenvolvimento da sua estrutura de experiências digitais.

Quais as vantagens de um CMS híbrido?

Como destacamos ao longo deste conteúdo, a adoção de uma plataforma de CMS híbrido proporciona uma série de vantagens importantes que favorecem tanto o trabalho dos profissionais de marketing como de TI. 

Por isso, listamos nos tópicos a seguir algumas das vantagens consideradas mais importantes pelos profissionais das áreas!

Crie conteúdo facilmente

Ao invés de usar diferentes plataformas para criar um conteúdo, sendo que algumas vezes a publicação se dá somente na repetição de um conteúdo publicado em outro canal, com o CMS híbrido fica mais fácil criar conteúdos para publicação nos diferentes canais adotados pela empresa.

Mais praticidade para o gerenciamento

Com o uso de uma plataforma CMS híbrida, o gerenciamento dos canais e das postagens é centralizado, facilitando o trabalho com várias marcas e canais.

Por exemplo, uma empresa que trabalha com diferentes marcas para veiculação e venda de produtos e serviços pode gerenciar todos os conteúdos usando apenas uma ferramenta.

Mais agilidade para publicar

As plataformas CMS híbridas permitem que a publicação dos conteúdos se dê de forma automática em diferentes canais desejados de forma simultânea, assim, economiza-se tempo e recursos valiosos para as equipes de gestão de experiências digitais.

Reutilização de conteúdo

O CMS híbrido favorece a reutilização de conteúdo que pode ser adaptado e melhor explorado para exercer sua função em canais digitais diferentes.

As informações relacionadas a aceitação e interação com os conteúdos também são mais facilmente processadas e acessadas, sem a necessidade de exportação manual para os diferentes sistemas adotados pela empresa.

Facilidade na integração

A facilidade na integração é o grande diferencial que faz do CMS híbrido muito superior a suas versões anteriores. 

Com as novas tecnologias disponíveis, a integração de conteúdos pode ser facilmente realizada, usando inclusive aplicativos de back-end para programação das tarefas.

Infraestrutura em nuvem

Por fim, a infraestrutura baseada em nuvem garante não só a segurança, estabilidade e conformidade das informações, mas também a escalabilidade.

Ou seja, com um CMS híbrido de infraestrutura baseada em nuvem, você não precisará se preocupar com o investimento em infraestrutura para hospedagem de servidores, dados e informações relacionados às atividades de experiência digital proporcionadas pela empresa.

Indicadores de desempenho

Para finalizar este conteúdo, apresentamos alguns dados de indicadores que ilustram o ganho em desempenho proporcionado pela adoção do CMS híbrido em algumas empresas.

Os dados a seguir são fruto de pesquisa da IDC Corporate. Segundo a pesquisa empresas que adotaram um sistema de CMS híbrido obtiveram:

Concluindo: se você procura informações sobre CMS híbrido para elevar o nível das experiências digitais e estruturar uma jornada omnichannel para o seu público, recomendamos a leitura de outro conteúdo importante sobre o assunto. Então, aproveite e confira “Vantagens de oferecer uma experiência omnichannel para o seu cliente”.

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

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