fundo roxo ao centro uma ilustração de um homem e uma mulher, olhando gráficos no tablet e em um quadro branco, ao redor icones representando gráficos e contatos

Você vai ler sobre:

  1. O dia a dia de um time de marketing
  2. Por que dar mais autonomia para o time de marketing?
  3. Como aumentar a produtividade e a autonomia do time de marketing?

A produtividade do time de marketing é um fator determinante para a capacidade de uma empresa ganhar e reter clientes. Porém, aumentar a produtividade mantendo um atendimento de excelência é um dos maiores desafios dos gestores.

Essa produtividade envolve não só a capacidade de conquistar e reter clientes, mas, também, de cumprir prazos e implementar estratégias que devem ser constantemente aprimoradas.

Assim, neste conteúdo, explicamos de forma rápida e sucinta como aumentar a produtividade do time de marketing, contemplando aspectos do dia a dia da equipe, a importância da autonomia e de outros fatores que fazem a diferença para o desenvolvimento do trabalho de rotina.      

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail

O dia a dia de um time de marketing

O dia a dia de uma equipe de marketing envolve uma série de atividades que envolvem não apenas a publicidade e a divulgação de campanhas. 

Na realidade digital em que se desenvolve grande parte de trabalho de marketing feito atualmente, além de produzir conteúdos para sites, redes sociais, e-mail marketing etc., os profissionais da área também trabalham com a análise de dados e com o planejamento das ações propostas.

Assim, um time de marketing deve ser responsável por uma série de atividades que demandam conhecimentos gerais e específicos.

Mas o que fazer para que a produtividade do time de marketing acompanhe o crescimento da empresa?

A resposta reside em dois fatores principais, a autonomia e a adoção ferramentas adequadas, como explicamos nos próximos tópicos.

Por que dar mais autonomia para o time de marketing?

Primeiramente, ao lidar com equipes especializadas em uma atividade, os colaboradores se sentem mais seguros para desenvolver as atividades quando percebem que têm a confiança do gestor e a liberdade de ser proativos.

Isto é, em empresas com cultura organizacional bem desenvolvida e que proporcionam a estrutura e recursos necessários para o desenvolvimento do trabalho, a equipe de marketing normalmente tem mais iniciativa e proatividade, convertendo isso em maior produtividade.

O incentivo a autonomia ainda proporciona benefícios extras, como atração e retenção de talentos na equipe e desenvolvimento de novas habilidades.

Mas para que a autonomia tenha o efeito esperado, é fundamental que a empresa proporcione as diretrizes delimitadas pela cultura organizacional e a estrutura necessária, por meio de um ambiente de trabalho saudável e de ferramentas adequadas ao desenvolvimento do trabalho.

como-aumentar-a-produtividade-do-time-de-marketing-interna.png

Como aumentar a produtividade e a autonomia do time de marketing?

Entre os fatores mais determinantes para a produtividade e autonomia do time de marketing, podemos listar:

No que concerne a adoção de ferramentas, atualmente, no desenvolvimento do trabalho de marketing, as DXPs (Digital Experience Platforms) se destacam pelos recursos de automatização de diversas tarefas.

Logo, a adoção de uma DXP permite que o time de marketing seja mais produtivo ao economizar tempo gasto com tarefas como criação de páginas, gestão de publicação de conteúdos, coleta e processamento de dados, geração de relatórios etc.

O LumisXP, por exemplo, é a uma plataforma DXP que facilita uma série de atividades ao disponibilizar, entre outros, recursos como:

Então, se a produtividade do time de marketing é uma questão pertinente para o atual estágio de desenvolvimento da sua empresa, aproveite e veja um conteúdo informativo e completo sobre o assunto.

Confira o artigo DXP: entenda o que é Plataforma de Experiência Digital e tire suas dúvidas sobre o potencial das DXPs para produtividade do time de marketing!

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

https://www.linkedin.com/company/lumis/