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Como definir os principais KPIs para o seu negócio

Time Lumis

Publicado 01/01/2025 3 min leitura

Saber o que são KPIs e como eleger os mais importantes de se acompanhar, conforme o objetivo da empresa, continua sendo uma prática fundamental para o sucesso do marketing.

A diferença, com o avanço das tecnologias digitais e o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA), se dá principalmente na forma como os KPIs podem ser definidos e acompanhados.

Quer entender como eleger KPIs mais pertinentes para o estágio atual do seu negócio? A seguir explicamos o essencial para começar a usar mais esse recurso de marketing!

Continue a leitura e confira o que são KPIs; quais são os principais de acordo com o objetivo em vista; e como dashboards interativos influenciam no tempo do marketing.

O que são KPIs

Os KPIs, Key Performance Indicators, ou Indicadores-chave de Performance, são o termo usado para se referir aos indicadores usados para medir o desempenho de uma ação em uma empresa.

Portanto, KPIs são, basicamente, uma forma segura de verificar se as ações monitoradas estão ou não alcançando os objetivos esperados.

Desse modo, existem diversos indicadores que as empresas podem monitorar para avaliar a efetividade de ações de marketing, vendas, produção etc.

Quais os principais KPIs de acordo com o objetivo

Para cada área de interesse, a empresa pode definir KPIs que ajudam a entender o desempenho das atividades realizadas.

Veja a seguir os principais KPIs voltados para o monitoramento de produtividade, capacidade, qualidade e estratégias.

KPIs de produtividade

Para medir a produtividade, os principais KPIs são:

  • Serviços mais utilizados ― Indica quais são as demandas e serviços mais exigidos;
  • Tempo médio de atendimento ― Indica quanto tempo em média leva um atendimento na empresa;
  • Índice de Lucratividade ― Indica qual a relação entre lucro líquido e receita total da empresa;
  • Capacidade de produção ― Indica o quanto a empresa é capaz de produzir em um intervalo de tempo “x”;
  • Satisfação do usuário ― Indica o nível médio de satisfação do usuário final do produto ou serviço.

KPIs de capacidade

Para medir a capacidade, os principais KPIs são:

  • Produtos por hora ― Indica a quantidade de produtos produzidos por hora;
  • Atendimento aos clientes por mês ― Indica a quantidade de atendimentos ao cliente realizados por mês;
  • Correspondências enviadas por dia ― Indica a quantidade média de mensagens enviadas por dia para um segmento específico do público (consumidores, parceiros, leads etc.).

KPIs de marketing

Para acompanhar as ações de marketing, os principais KPIs são:

  • Leads ― Indica quantos contatos converteram e realizaram a ação esperada;
  • Alcance ― Indica qual o número de usuários suas publicações estão alcançando;
  • Engajamento ― Indica quanto os usuários da rede social se envolvem e interagem com a sua marca
  • Tráfego para o site/blog ― Indica quantos acessos seu canal digital recebe e quais os canais responsáveis.

KPIs estratégicos

Para medir a eficiência das estratégias, os principais KPIs são:

  • Ticket médio ― Indica qual o valor médio gasto por cliente da empresa;
  • Market share ― Indica qual o percentual de participação da empresa no seu segmento de mercado;
  • Taxa de conversão em vendas ― Indica qual o percentual médio de conversão em vendas;
  • Taxa de churn ― Indica o percentual de clientes que não concluem o contrato de um serviço ou não voltam a comprar com a empresa;
  • Custo por Lead (CPL) ― Indica o custo médio de aquisição de leads para a empresa;
  • Custo de Aquisição do Cliente (CAC) ― Indica o custo médio de aquisição de novos clientes.

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Dashboards interativos e tempo do marketing

Neste conteúdo, buscamos contemplar dois pontos importantes sobre os KPIs: a sua importância para as empresas e os indicadores mais importantes para as principais áreas de interesse em uma empresa.

Naturalmente, existem ainda outros KPIs que podem ser mais ou menos úteis, dependendo do foco e segmento da empresa.

Então, para concluir, precisamos mencionar os benefícios de contar com dashboards interativos para o marketing.

Basicamente, os dashboards interativos e automatizados são um recurso oferecido por ferramentas de gestão de experiências digitais (Digital Experience Platforms - DXPs) que conta com auxílio de IA para integrar e facilitar uma série de atividades importantes para as estratégias de marketing e vendas.

De forma resumida, para compreender sua relevância, basta entender que trata-se de uma forma de acompanhar em tempo real os KPIs que a empresa monitora, proporcionando maior facilidade em seu monitoramento e análise.

Com o suporte desse tipo de ferramenta, torna-se possível diminuir o tempo gasto para promover mudanças importantes e poupar esforços e recursos do time de marketing, favorecendo a produtividade e a potencial lucratividade que a empresa pode ter.

Então, quer saber mais sobre as DXPs, os dashboards e o seu importante papel no monitoramento de KPIs para marketing e vendas? Aproveite e confira: Marketing e vendas: descubra como uma DXP pode potencializar a integração e esforços das duas áreas.

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