Você vai ler sobre:

  1. Qual a importância da cultura ágil?
  2. Como implementar a cultura ágil?

Sabemos que nos dias atuais, com o avanço da tecnologia e a necessidade de comunicação rápida, tudo muda a todo momento e as empresas que desejam se manter competitivas no mercado precisam estar atentas a essas constantes mudanças. Com isso, os formatos organizacionais tradicionais não conseguem mais dar conta de atender as demandas existentes e se tornou essencial repensar os modelos de gestão.

Nesse sentido, é importante ficar atualizado sobre a cultura ágil. Estar sempre atualizado é um grande desafio para as organizações, mas o conceito de cultura ágil surgiu em busca de atender à necessidade das empresas de se manterem eficientes e em destaque no mercado, ou seja, a cultura ágil ajuda a responder com rapidez os anseios das novidades. Quer entender mais sobre cultura ágil e descobrir os passos certo para implementar esse método na sua empresa? Então fique com a gente, pois esse é o tema do artigo de hoje.

Qual a importância da cultura ágil?

A cultura ágil representa uma mudança de pensamento, é uma maneira diferente de enxergar a interação entre pessoas, clientes e processos. A ideia busca minimizar o controle e a burocracia, e foca na agilidade por meio da colaboração e cooperação das equipes. A tomada de decisão não vem do topo da pirâmide hierárquica, mas acontece de baixo para cima, permitindo que todos se apropriem dos resultados de negócio e os responsabilize.

Com a cultura ágil, a empresa se torna capaz de atuar com mais flexibilidade, colaboração e ter respostas mais rápidas às novidades que surgem. É criado um ambiente que estimula a criatividade e inovação, no qual os colaboradores trabalham em um modo de autogestão, minimizando a autocracia na empresa e reduzindo as camadas desnecessárias de gerenciamento. Uma cultura ágil provoca uma mudança na forma como os profissionais se relacionam, produzem e se comportam na realização de suas atividades.

Adotar a agilidade como parte da cultua organizacional traz benefícios que vão desde a satisfação dos funcionários até a criação de valor para o cliente final, o que, consequentemente, traz melhores resultados para o seu negócio. Com uma abordagem ágil é possível ter uma melhor visibilidade dos projetos, identificar obstáculos com antecedência e obter uma melhor qualidade no trabalho. A colaboração entre pessoas de diferentes áreas que a cultura ágil proporciona, faz com que visões e valores sejam compartilhados, a autonomia do time seja alcançada e facilita a comunicação horizontal.

Porém, para que a empresa possa colher esses benefícios que a cultura ágil proporciona é preciso desenvolver essa nova cultura na empresa. A implementação de uma cultura ágil requer mais do que apenas adicionar uma nova metodologia de gerenciamento de projetos. É importante que todos os colaboradores entendam o motivo da mudança e que toda a equipe possa conhecer mais sobre o que a metodologia ágil representa.

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail

Como implementar a cultura ágil?

O fato é que não existe fórmula mágica para implementar a cultura ágil na sua empresa. Essa é uma tarefa muito complexa e que exige uma mudança organizacional, por isso, cada colaborador deve entender sua função e compartilhar dos mesmos valores e metas que o restante do time. Implementar uma cultura ágil é um desafio, mas não se preocupe, separamos alguns passos essenciais para colocar essa ideia em prática. Confira:

interna.png

O primeiro passo é capacitar seus colaboradores, pois uma mudança de mentalidade é feita por meio de prática diária. Essa mudança de mentalidade só pode ser alcançada por uma equipe capacitada, que possui os meios necessários para trabalhar de maneira diferente. Seus colaboradores devem estar informados e treinados sobre esse novo método de trabalho, para que possam compreender a importância da agilidade. Comece instruindo a equipe de gerenciamento para que, com essa ajuda, você possa conduzir a organização pelas mudanças menores. Mantenha sua equipe motivada e ofereça um espaço de aprendizado sempre que necessário.

É importante que cada colaborador saiba decidir o que é prioridade e o que não é no dia a dia de trabalho, assim a equipe consegue orientar a sua rotina e entregar o melhor resultado. Para isso, você deve estabelecer critérios que ajude essa priorização e definir metas que sejam realistas e compatíveis com o resultado que a empresa deseja alcançar. A agilidade é focar em ideias e projetos que ofereçam mais em menos tempo, e uma dica para fazer isso é dividir um grande projeto em etapas menores, assim é possível alcançar pequenos objetivos ao longo da jornada e isso motiva mais a equipe e torna o trabalho mais fluido.

Para trabalhar com agilidade é preciso ser uma empresa adaptável, que consegue se adaptar facilmente às mudanças que ocorrem no mercado. É importante buscar novos caminhos para atender as necessidades do consumidor e fugir das mesmas ideias. A repetição de métodos é o contrário do que a cultura ágil proporciona, por isso, mantenha sua empresa atualizada sobre as mudanças digitais, tecnológicas e de estratégia que acontecem no mercado e sempre estimule a inovação dentro da organização.

Incentivar a colaboração e responsabilidade de todos é uma etapa muito importante. Se um colaborador recebe uma tarefa, mas tem problemas para executá-la e entregá-la no prazo é dever de todos da equipe ajudá-lo na resolução do problema. A equipe deve ser responsável pelo objetivo de todos os membros e cada colaborador deve ter esse compromisso com o outro, assim todos trabalham em colaboração e aumentando a produtividade do time. E para formar essa mentalidade nos times, é necessário que haja incentivos por parte dos gestores, para que a equipe entenda que trabalhar em conjunto é importante para alcançar os objetivos desejados.

É através de planejamento, políticas e processos que a agilidade se torna parte de uma organização. É importante que a comunicação da empresa esteja sempre promovendo e reforçando os princípios e os benefícios do método ágil para todos. Dessa forma, o método ágil se torna um pilar para o seu planejamento e para suas estratégias de negócio. Se seus colaboradores compreendem toda a metodologia, aos poucos, cada setor irá absorver esses valores de forma definitiva e a agilidade se tornará parte da cultura da organização.

Como vimos, a cultura ágil começa nos processos e vai se tornando parte do seu negócio. A agilidade vai além de uma metodologia de trabalho, é um valor que sua empresa possui. E com as constantes mudanças que vivemos atualmente, é através da agilidade que tornamos o processo de desenvolvimento mais eficiente, por isso, as empresas que desejam se manter competitivas no mercado devem começar a pensar na cultura ágil como algo indispensável. Implementar essa cultura na sua organização pode até ser um desafio, mas é alcançável e com os passos que demos você pode começar essa transformação!