Como usar os insights do analytics a favor do Marketing

Você vai ler sobre:

  1. Marketing Analytics: o que é?
  2. Marketing Analytics: como funciona?
  3. Marketing Analytics: como usar os insights a favor do marketing??
  4. Marketing Analytics: erros a se evitar

O uso de analytics se tornou fundamental para empresas que desejam aumentar a conversão e o engajamento dos clientes. Atualmente, muitas empresas já usam serviços de analytics, porém, não são todas que sabem obter insights e usá-los a favor da experiência do cliente e do marketing.

Hoje, é muito claro como a combinação de novas tecnologias, como o Big Data e a inteligência artificial, as estratégias de marketing digital continuam em franca evolução. 

Portanto, utilizá-las para aprimorar a experiência dos clientes e otimizar a sua jornada é a única forma de garantir a competitividade e evitar a evasão dos consumidores.

Então, se você acha que esse assunto é relevante para o seu negócio, continue atento. 

A seguir, fornecemos a orientação necessária para que qualquer gestor se situe sobre o uso de analytics aplicado ao marketing!

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail

Marketing Analytics: o que é?

Em resumo, o marketing analytics é o uso inteligente de dados para aprimoramento das estratégias de marketing.

Ele surge como prática a partir do fenômeno de explosão na quantidade de dados, causada pela transformação digital que vivemos nos últimos anos. Esses conjuntos de dados disponíveis para as empresas são conhecidos como Big Data, uma das tecnologias da informação que vêm promovendo diversas inovações em produtos e serviços.

Porém, lidar com as informações de Big Data não é fácil. Para alguns fins, o uso de Big Data só será praticável com o uso de outra tecnologia inovadora que vêm transformando o mercado: a inteligência artificial.

Assim, surge o analytics. Com a combinação de tecnologias como Big Data e inteligência artificial, torna-se possível automatizar o processamento de dados estruturados e não estruturados de forma inteligente.

Logo, o marketing analytics visa o uso da capacidade das ferramentas de analytics para o aprimoramento das estratégias de marketing da empresa. Aplicando o marketing analytics corretamente, é possível entender os resultados alcançados pela empresa, a busca por metas e objetivos pré-determinados, as tendências para o futuro etc.

Marketing Analytics: como funciona?

O marketing analytics está baseado em três etapas distintas: o rastreamento, a coleta e a visualização dos dados.

Rastreamento de dados

O primeiro passo para colocar o marketing analytics em prática corretamente, é rastrear os dados. Porém, isso não significa rastrear todo e qualquer dado. Afinal, existe uma infinidade de dados disponíveis e é muito fácil se perder em análises de dados não relevantes.

Em geral, os dados são obtidos de fontes como redes sociais, aplicativos, mídias e anúncios pagos, campanhas de e-mail marketing, lojas virtuais etc.

Assim, o primeiro passo depende também de uma análise de quais são os canais mais relevantes, de onde os dados e informações devem ser rastreados.

Coleta de dados

Depois de identificar as fontes para os dados, o próximo passo é começar a coletá-los. Mas, antes, é preciso saber o quê coletar.

Essa seleção dos dados a serem coletados vai depender de quais KPIs (Key Performance Indicators) de marketing você pretende acompanhar. 

Entre os KPIs de marketing que empresas costumam acompanhar, destacamos:

Visualização de dados

Por fim, após rastrear as fontes dos dados e coletá-los, é preciso processá-los e traduzi-los para que seja possível visualizar os resultados obtidos. 

Assim, os dados são transformados em gráficos, tabelas, mapas, painéis de desempenho, infográficos etc.

Essa etapa também é chamada de data visualization. Sua importância é tamanha que ela se tornou uma área de especialização em marketing analytics. Com essa atividade bem desenvolvida, é possível segmentar e cruzar dados para obter diferentes insights valiosos para o marketing.
Insights do analytics a favor do Marketing - Interna.png

Marketing Analytics: como usar os insights a favor do marketing

Ao aplicar o analytics de forma adequada, é possível obter insights que são muito importantes para as estratégias de marketing. É nisso que consiste o marketing analytics, por isso, fique atento às dicas a seguir e entenda como usar os insights a favor do marketing.

Monitore o desempenho das estratégias

Escolhendo os KPIs certos, você entenderá melhor como anda o desempenho das suas estratégias e, assim, poderá verificar quais são as estratégias que geram resultados melhores ou piores.

Busque compreender o comportamento dos clientes

As informações sobre o comportamento dos clientes também ajudaram a embasar decisões sobre as estratégias de marketing e sobre possíveis melhorias em produtos e serviços para melhorar a experiência dos clientes e sua relação com a empresa.

Use dados de comportamento para aumentar a conversão e engajamento

Ao ter a visualização dos dados de comportamento dos clientes e do desempenho das estratégias, ficará mais claro quais ações da empresa podem contribuir para aumentar a conversão e o engajamento. Isso vai então impactar diretamente nos resultados financeiros da empresa.

Marketing Analytics: erros a se evitar

Para terminar este conteúdo, vamos então abordar alguns erros que são muito comuns em empresas que estão começando a investir em marketing analytics.

Monitorar métricas erradas

Como mencionamos anteriormente, é muito importante escolher os dados que vão ajudar a acompanhar métricas relevantes para o seu negócio.

Então, não pense em tentar acompanhar todas as métricas sugeridas, escolha métricas que estejam alinhadas com os objetivos da empresa e o seu estágio de desenvolvimento.

Não investir em data visualization

Ter uma visualização clara dos dados é a única forma de fazer um uso relevante do marketing analytics.

Portanto, vale a pena investir em ferramentas que facilitem essa etapa ou contar com profissionais capacitados para gerar painéis de visualização dos dados de analytics.

Desorganização dos dados

Mesmo escolhendo as fontes e métricas certas, se não houver uma boa organização dos dados o trabalho de visualização pode se tornar inviável.

Em casos mais graves, a desorganização pode fazer até mesmo com que um trabalho de rastreamento e coleta seja totalmente inutilizado. Por isso, planejar a organização dos dados considerando as fontes utilizadas e métricas a serem obtidas é essencial para o sucesso do marketing analytics.

Não usar dados para aprimorar as estratégias

Por fim, o objetivo do marketing analytics é justamente ter mais embasamento para tomar decisões importantes e aprimorar estratégias. Mas um erro ainda muito comum é manter os dados apenas como protocolo e não como ferramenta de apoio à gestão.

Quando bem administrados, os dados de marketing analytics serão fundamentais para melhorar, por exemplo, a conversão em landing pages, anúncios pagos etc. Então, não deixe de usar os dados para aprimorar as estratégias!

Se você quer continuar se informando sobre como melhorar a conversão e retenção nas suas páginas, aproveite o nosso conteúdo sobre melhores práticas para conversão em landing pages!
 

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

https://www.linkedin.com/company/lumis/