fundo da imagem roxo, uma ilustração de um homem branco, com camisa amarela de pé ao redor dele alguns ícones formando um redomoinho, com gráficos de marketing

Você vai ler sobre:

  1. O que é estratégia Data-driven Marketing?
  2. Por que adotar uma estratégia Data-driven Marketing é importante?
  3. Como iniciar a implementação do Data-driven Marketing?

O Data-driven Marketing, também conhecido como marketing de dados, está revolucionando a forma como empresas utilizam informações para definir e aprimorar suas estratégias. 

Hoje sabemos que para surtir o efeito esperado, toda e qualquer mudança deve estar apoiada em informações e dados mensuráveis. Somente assim asseguramos a possibilidade de verificar e compreender o impacto das práticas e estratégias. 

Dessa forma, a grande diferença proporcionada pelo uso das mídias digitais e pelo marketing de dados foi a viabilização da coleta, armazenamento e processamento de dados em alta velocidade. 

O Data-driven Marketing vem, portanto, assumindo um papel central na definição das estratégias e, por isso, neste conteúdo abordamos este conceito e a sua importância em empresas. 

Ainda apresentamos os principais benefícios do marketing de dados e damos sugestões de como se deve iniciar a implementação de uma estratégia orientada por dados.

Então, quer entender mais sobre o Data-driven Marketing e aprender como adotar essa prática? Continue esta leitura atentamente!

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O que é estratégia Data-driven Marketing?

Data-driven Marketing é uma expressão do inglês que pode ser traduzida como marketing de dados, ou marketing dirigido por dados. Ou seja, o Data-drive Marketing nada mais é do que a prática de conceber e modificar estratégias de marketing pautando-se em dados obtidos em mídias e plataformas digitais.

Logo, o marketing de dados surgiu no contexto atual, em que se tornou possível, e de forma relativamente fácil, obter grandes volumes de dados sobre o comportamento de clientes a partir das interações online.

Isso quer dizer que toda empresa que possui canais de comunicação online e está presente em redes sociais pode adotar estratégias de Data-driven Marketing. 

Para isso é necessário apenas ter uma presença online ativa, utilizando canais digitais para o atendimento e interação com clientes e visitantes, e adotar ferramentas capazes de coletar, processar e classificar os dados obtidos, como você poderá conferir mais adiante neste conteúdo.

Por que adotar uma estratégia Data-driven Marketing é importante?

Desde que as mídias digitais modificaram o centro de atenção e a forma como as estratégias de marketing são pensadas, tendo agora a experiência dos clientes como centro das atenções, o monitoramento e o uso de dados se tornou essencial para o sucesso.

A partir do uso de dados e monitoramento do comportamento dos clientes, as empresas tornam-se capazes de criar estratégias e abordagens mais personalizadas e persuasivas. Consequentemente, os resultados das estratégias são melhores e a empresa concentra mais recursos para otimizar a jornada dos clientes, bem com a taxa de retenção e, também, o seu engajamento. 

Essa abordagem, combinada a outras práticas, ainda pode resultar em uma série de benefícios importantes para qualquer empresa, dentre os quais destacamos:

Como iniciar a implementação do Data-driven Marketing?

A implementação de uma estratégia de Data-driven Marketing não é algo que se faz da noite para o dia. 

São necessários vários passos que gradualmente vão possibilitar a evolução da estratégia de marketing para uma estratégia de marketing orientada por dados.

Então, nos próximos tópicos elencamos os passos mais importantes para que a sua empresa comece a colocar o Data-driven Marketing em prática.

Determine objetivos e metas

Antes de se iniciar qualquer mudança ou implementação de novas ferramentas, é muito importante que sejam definidos ao menos os objetivos principais a serem alcançados com as mudanças e metas que possam guiar a equipe durante esse processo.

Por exemplo, uma empresa pode ter como objetivo aumentar a geração de leads nos seus canais digitais, e, para isso, estabelecer uma meta de aumento para o período de um trimestre, um semestre ou um ano.

Colete dados sistematicamente

Uma vez que o Data-driven Marketing se baseia no uso de dados, é preciso coletar o máximo de informações possíveis sobre os clientes e sobre o desempenho da empresa nos canais digitais utilizados.

A coleta de dados ainda pode se beneficiar do uso de ferramentas de analytics, que filtram e processam dados de desempenho de páginas da web.

Analise os dados e produza relatórios

Uma vez que se está em posse de um grande volume de dados, é preciso encontrar formas de analisá-los e produzir relatórios para então fazer as interpretações sobre o desempenho e chegar aos insights de aprimoramentos a serem realizados nas estratégias.

Para isso, contar com uma ferramenta de gestão de experiência do cliente é um grande diferencial, afinal, o grande volume de dados obtidos pode inviabilizar a sua interpretação sem o uso de uma ferramenta adequada a esse propósito.

Redefina as estratégias e campanhas

A partir das análises feitas e dos insights obtidos, chega-se ao momento de redefinir as estratégias e campanhas de marketing.

Isto é, a partir dos relatórios de desempenho o que se espera é que fiquem mais claros os pontos passíveis de melhoria na execução das campanhas de marketing e publicidade. Com isso, corrige-se o que não vem dando resultado e aprimoram-se as estratégias que dão melhor retorno.

Otimize os conteúdos

Ao interpretar e analisar os dados obtidos a equipe terá uma compreensão mais profunda sobre o contexto de cada segmento de clientes e visitantes, bem como dos seus desejos e necessidades.

Com isso, ao invés de trabalhar com hipóteses e suposições para planejar e criar novos conteúdos, a empresa poderá dar sequência às ações com base em dados verificáveis e, assim, também poderão otimizar os conteúdos produzidos há mais tempo, atualizando-os ao novo contexto detectado.

Acompanhe os KPIs

Os KPIs (Key Performance Indicators) são, basicamente, métricas que ajudarão a empresa a entender o seu contexto atual e a definir seus objetivos e metas com base em dados concretos e reais. 

Eleger e acompanhar determinadas métricas, os seus padrões, comportamentos e desvios é, portanto, a forma de monitorar o desempenho das ações de marketing e identificar problemas antes que eles comprometam a estratégia como um todo.

Adote uma ferramenta poderosa, como uma DXP 

Para fazer o melhor uso possível dos dados e auxiliar na implementação de uma estratégia de Data-driven Marketing bem-sucedida é, por fim, essencial contar com ferramentas poderosas, como uma DXP.

As plataformas de experiências digitais (DXP - Digital Experience Platform) são usadas para reunião de diversas ferramentas essenciais para a gestão das estratégias de Data-driven Marketing. 

Além de auxiliar no monitoramento de métricas e das interações com o público, essas ferramentas contribuem para a criação de um ambiente digital com visão 360° do trabalho realizado e para mapear toda a jornada do cliente.

Quer saber mais sobre Data-driven Marketing e outros assuntos relacionados ao marketing de dados? Nosso blog conta com diversos conteúdos para gestores preocupados em elevar o desempenho dos seus canais digitais. Então, aproveite e confira outros conteúdos informativos sobre o assunto, como: CXM: A ferramenta que pode ajudar na fidelização de clientes

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

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