Postagem de um blog

Desenvolvimento: o que esperar do mercado de programação?

O mercado de desenvolvimento de software, é uma das áreas que mais tem evoluído, ainda mais com a chegada de novas tecnologias como: cloud computing, inteligência artificial (IA) e blockchain. O papel dos desenvolvedores será cada vez mais importante.

As principais tendências para o futuro da programação

O mercado de desenvolvimento é muito dinâmico, sempre tem novas tendências,  demandas e tecnologias surgindo, por isso, é importante praticar um aprendizado contínuo, para estar capacitado e ter fácil adaptação com novas ferramentas.

Como é de se esperar, tecnologias baseadas em inteligência artificial e machine learning vem como as principais tendências, e o crescimento será enorme nos próximos anos. Esse tipo de tecnologia vai ganhar muito mais mercado sendo cada vez mais integradas em áreas como saúde, varejo, fintechs e agronegócios. 

Outras tendências que estarão presentes são:

Desenvolvimento Web e Mobile: As interfaces responsivas terão uma alta demanda e algumas formas de desenvolvimento estarão em destaque.

Cloud Computing: A computação em nuvem só tende a crescer e os principais conceitos como IaaS, PaaS e SaaS serão ainda mais propagados.

WebAssembly (Wasm): Esse tipo de tecnologia permite que códigos escritos em diferentes linguagens, sejam executados quase tão rápido quanto se fossem aplicativos nativos do seu computador, diretamente no navegador. Podemos citar como exemplo jogos e editores de vídeo.

Realidade Aumentada (AR) e Virtual (VR): A utilização de realidade aumentada e realidade virtual virá como um diferencial, principalmente em lojas virtuais, plataformas de treinamento e até entretenimento.

Plataformas Low-Code: Esse tipo de plataforma low-code permite que pessoas que não possuem conhecimento de nível técnico avançado consigam criar sites, páginas e aplicativos entre outros.

Segurança Cibernética: Os profissionais precisarão saber como proteger sistemas contra ataques e ameaças cibernéticas, isso será visto como uma habilidade indispensável.

desenvolvimento-o-que-esperar-do-mercado-de-programacao-png

Novas tecnologias e oportunidades no mercado:

O mercado de programação, como já falamos anteriormente, está em constante evolução. Há sempre novas tecnologias e demandas surgindo, e muito tem se falado sobre Web3 e Blockchain. Web3 é a nova revolução da internet. 

Mas afinal de contas, o que web3? Vamos imaginar que, web1 seria o comecinho da internet que aconteceu no final de 1980 a 1990, que foi chamada de “rede mundial de computadores” - World Wide Web, que é o famoso “www”. 

Nos anos 2000, se transformou em web2, com conexões mais rápidas, surgimento das redes sociais, web2 virou a internet das interações. E agora temos a web3, com foco na descentralização.

A web3 então, é a nova fase da internet, que busca trazer mais segurança e transparência para os usuários para que tenham maior controle sobre seus dados.

Conheça as principais tecnologias que estão impulsionando o crescimento da Web3:

Blockchain: A tecnologia blockchain permite a criação de redes descentralizadas, seguras e transparentes, fazendo com que os usuários tenham mais controle sobre seus dados pessoais.

Inteligência Artificial (IA): A IA para web3, permite que os serviços e aplicações se adaptem às necessidades e preferências individuais dos usuários, proporcionando experiências mais relevantes e eficientes. 

Web Semântica: A Web Semântica melhora as habilidades das tecnologias da Web para gerar, compartilhar e conectar conteúdo por meio de pesquisa e análise, compreendendo o significado das palavras em vez de palavras-chave ou números.

Tokenização: A tokenização converte ativos e direitos em uma representação digital, ou token, em uma rede blockchain. A Web3 possibilita a criação segura, transparente e descentralizada de novas formas de produzir e consumir conteúdo, produtos e serviços, diretamente entre usuários e comunidades, eliminando a necessidade de intermediários.

Metaverso: A Web3 está diretamente relacionada com o metaverso, que promete unir o mundo real ao virtual. 

Contratos Inteligentes: São programas auto executáveis que são armazenados e executados em uma rede blockchain.

Habilidades além do código: O que as empresas buscam?

Devido ao surgimento de novas tecnologias, muitas empresas acabam buscando profissionais que tenham habilidades que vão além da parte técnica, que são as soft skills, como trabalho em equipe, resolução de problemas e boa comunicação. Ter a habilidade de colaborar com outras áreas, transformar o contexto técnico em forma de fácil entendimento, tem se tornado um diferencial.

Algumas outras habilidades como adaptabilidade e aprendizado contínuo, também são outros pontos que fazem o profissional se destacar. Devido à rápida evolução que a área de programação tem, é preciso se adaptar rapidamente, acompanhar as novas formas de trabalho, novas tecnologias e novas linguagens de programação. 

O mercado está sempre impulsionando novas tecnologias, com isso as habilidade e capacidades profissionais também são impulsionadas. Tudo está em constante transformação, as empresas, as tecnologias, as pessoas, por isso, não podemos parar de nos movimentar para conseguir acompanhar tudo o que vem e o que está por vir. 

Você também vai gostar de ler

Receba conteúdos exclusivos

Insights sobre DXP, inteligência artificial e experiências digitais, com curadoria dos especialistas da Lumis.

Um pouco do nosso conteúdo

  • Como personalizar jornadas digitais com inteligência artificial
  • O que é uma DXP e por que sua empresa precisa de uma
  • Formas de reduzir o tempo de publicação de portais com low-code