Design sprint: conheça as vantagens dessa metodologia ágil

Você vai ler sobre:

  1. Metodologias ágeis: o que são?
  2. Design sprint: o que caracteriza essa metodologia ágil?
  3. Design sprint: quais são os benefícios?
  4. Design sprint: como aplicar?

Os métodos ágeis ficaram conhecidos por criar soluções eficientes para acelerar as etapas de projetos em desenvolvimento, sendo o Design sprint uma das metodologias mais importantes.

Basicamente, a aplicação do Design sprint possibilita a previsão de resultados e desempenho de protótipos de produtos, soluções ou mudanças processuais, um dos grandes desafios de organizações que buscam a inovação. 

E, como consequência, entre outros benefícios, as empresas ganham poupando tempo e recursos financeiros aplicados no desenvolvimento dos projetos

Dada a importância que o Design sprint pode ter no contexto de organizações voltadas para a inovação, neste conteúdo abordamos os pontos mais essenciais sobre o assunto. 

Metodologias ágeis: o que são?

Inicialmente, as metodologias ágeis foram criadas para lidar com a crise que o mercado de desenvolvimento de softwares passou entre os anos 1990 e 2000.

Nesse período, o crescimento da demanda pelo desenvolvimento de softwares e aplicativos para as mais diversas funcionalidades foi acompanhado por uma dificuldade em entregar as soluções no prazo inicialmente estipulado. 

Com isso, empresas e lideranças da área de softwares investiram na criação de métodos que dessem maior dinâmica e agilidade ao desenvolvimento das soluções, eliminando gargalos e detectando problemas de forma mais eficiente.

As ideias que fundamentam os métodos ágeis foram sistematizadas em um documento chamado “Manifesto Ágil”, que apresenta 4 valores e 12 princípios fundamentais para as metodologias ágeis. 

Os 4 valores são:

Já os 12 princípios são:

Foi a partir desses valores e princípios que, além do Design Sprint, foram criadas várias das chamadas “Metodologias ágeis”. Para além do desenvolvimento de softwares, elas passaram a ser aplicadas em outros segmentos de mercado e, hoje, são amplamente utilizadas em empresas e organizações de todo o mundo. 

Cada uma com seus propósitos específicos, entre as metodologias ágeis mais importantes, se destacam:

Design sprint: o que caracteriza essa metodologia ágil?

Aplicando os valores e princípios do Manifesto Ágil, inspirado também nos conceitos de Design Thinking e “Foco no usuário”, o Design sprint é uma metodologia que tem como objetivo acelerar o processo de amadurecimento de ideias para criação de produtos, serviços e aplicações.

Se, por exemplo, uma empresa precisa fazer mudanças em sua plataforma de atendimento, mas tem pouco tempo para avaliação e implementação, o Design sprint é altamente indicado para criar em curto prazo de tempo um protótipo da solução proposta que pode ou não ser levada adiante.

Desse modo, não é necessário esperar que a versão MVP (Minimum Viable Product) de um produto ou serviço (que pode levar meses) fique pronta para avaliar a sua eficácia sobre os objetivos iniciais da ideia.

Enquanto um fluxo usual de desenvolvimento da versão MVP de um produto ou software demanda um ciclo composto por ideia, produção, lançamento e aprendizado, o Design sprint otimiza esse ciclo, criando um atalho entre ideia e aprendizado para maior eficiência na detecção de problemas e soluções no percurso.

Para isso, as atividades de desenvolvimento são divididas em cinco etapas a serem cumpridas em cinco dias, diminuindo o tempo necessário para chegar às conclusões sobre os protótipos e, consequentemente, entregando mais valor para os clientes.

Assim, o Design sprint é altamente indicado nas seguintes situações:

Design sprint: quais são os benefícios?

Uma vez inserido no contexto dos métodos ágeis, o Design sprint se baseia nos valores e princípios do Manifesto Ágil. Logo, sua aplicação traz alguns benefícios comuns a assimilação da Cultura ágil em organizações. 

Design Sprint_Blog.png

Aumento da produtividade

Com a redução no tempo de entrega de protótipos e mais agilidade para a detecção e solução de problemas, há um ganho produtivo devido ao maior tempo disponível para dedicação a outras atividades e processos.

Múltiplas entregas

Com a redução dos ciclos de desenvolvimento é possível realizar mais entregas aos clientes em menos tempo e, com isso, gerar valor para aprimoramento das soluções em andamento.

Maior engajamento 

Os métodos ágeis propõem equipes autogerenciáveis com interações e trocas constantes. Um dos efeitos decorrentes é um maior engajamento dos colaboradores, que de forma espontânea distribuem tarefas e se planejam para as entregas.

Redução de erros

Ciclos mais curtos de desenvolvimento de soluções também proporcionam uma minimização dos riscos, pois ajudam na detecção de erros. Assim, mesmo quando os erros acontecem, as correções necessárias são providenciadas antes que maiores danos sejam causados.

Mais previsibilidade

Além de facilitar a detecção de erros, o Design sprint também proporciona maior previsibilidade ao dividir os ciclos em etapas menores. Isso ainda gera mais valor para os clientes na medida em que o trabalho pode ser acompanhado e corrigido de forma mais minuciosa.

Clientes mais satisfeitos

Por fim, todos os benefícios citados levam a produtos e soluções mais completas, eficientes e baratas, o que garante clientes mais satisfeitos e parcerias de maior durabilidade.

Design sprint: como aplicar?

Para aplicar o Design sprint, não existem impedimentos. A metodologia pode ser aplicada em diversas situações, como:

Para sua aplicação, é proposto um modelo padrão de cinco dias de trabalho, dedicados ao desenvolvimento da solução ou planejamento necessários. Assim, respostas que poderiam levar meses de trabalho e investigação, podem ser obtidas em apenas uma semana.

Os dias são divididos da seguinte forma:

Definição

No primeiro dia a equipe de colaboradores envolvidos no projeto deve se reunir para identificação do problema e alinhamento de abordagem sobre ele. Os participantes devem contribuir dividindo informações que podem ser técnicas ou de conjuntura sobre tal problema.

 

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail

 

Divergência

A fase de divergência também poderia ser chamada de “Brainstorm”, com a diferença de que a busca por ideias e possibilidades de solução para o problema é realizada de forma individual. Com base em sua experiência, cada colaborador deve desenvolver ideias visando a solução do problema.

Decisão

Nessa etapa as ideias devem ser expostas para o grupo que decide, por meio de votação, quais são viáveis para serem levadas adiante e quais devem ser descartadas. 

Prototipação

Um protótipo em forma de representação da ideia escolhida é preparado para passar por testes e validação. Também deve-se criar um roteiro para apresentação do protótipo aos usuários.

Teste e validação

No dia final, deve-se reunir um conjunto de usuários previamente selecionados e realizar apresentações individuais do protótipo, baseadas no roteiro previamente criado. 

O feedback em tempo real de vários usuários possibilitará uma maior agilidade na compreensão dos pontos fortes e fracos do protótipo, o que ajudará a acelerar o desenvolvimento de uma solução completa e definitiva para os clientes.

Por fim, ressaltamos a importância que a integração entre os colaboradores têm não só para o Design sprint como para todas as Metodologias Ágeis. Então, aproveite e veja como podemos ajudar sua empresa nesse desafio!

 

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

https://www.linkedin.com/company/lumis/