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  1. O que é Design Thinking?
  2. Como adotar o Design Thinking?

Sabemos que a transformação digital e a mudança de comportamento dos consumidores provocaram a necessidade de mudar processos. Assim, a inovação e a criatividade se tornaram pontos a serem priorizados no mercado atual, e por isso a busca por soluções criativas e ágeis começaram a aumentar.

Nesse contexto, o Design Thinking foi ganhando espaço, uma metodologia desenvolvida em Stanford, e que ensina estratégias criativas para a resolução de problemas. Quer saber mais como o Design Thinking funciona e aprender como aplicá-lo na sua empresa? Então fique com a gente, pois esse é o tema do artigo de hoje.

O que é Design Thinking?

Em uma tradução não exata para o português, o termo design thinking pode significar “pensamento de design”. A ideia da metodologia é que as pessoas pensem como designers, de forma criativa, o famoso “pensar fora da caixa” e ir além do óbvio. É uma abordagem que busca desenvolver produtos e serviços com o foco nas necessidades, desejos e limitações dos usuários.

O conceito de Design Thinking foi criado a bastante tempo, na década de 70 por Rolf Faste, professor de Stanford. E mesmo assim, foi apenas nos últimos anos que a metodologia foi ganhando evidência. Isso ocorreu devido à nova realidade tecnológica e a transformação digital, que provocaram mudanças significativas no comportamento do consumidor.

O objetivo principal do Design Thinking é fazer com que as dificuldades e limitações se transformem em benefícios para o cliente e valor de negócio para a empresa. É uma maneira criativa utilizada para a resolução de problemas.  E a importância de utilizar esse método nas empresas é enorme, principalmente nos dias atuais, que estão sempre surgindo novos desafios para as organizações.

O Design Thinking é uma estratégia diferenciada que pode ser adotada pela sua empresa, ele é um caminho eficaz de aprendizagem e inovação. É uma ferramenta que investiga problemas complexos para resolver uma necessidade e proporciona o surgimento de soluções mais inovadoras. 

A metodologia combina pensamentos analíticos, criativos, instintivos e orgânicos, o que faz com que seja ideal para abordar e resolver problemas mais complexos. E seu uso contribui com os processos de empresas que buscam atender às necessidades dos consumidores, pois traz abordagens mais eficientes e assertivas para os problemas que surgem.

Além disso, a metodologia de Design Thinking dá espaço para a análise e criatividade, dessa forma é provável que os projetos obtenham resultados com maior valor para os clientes. Ela torna os projetos executáveis mais rapidamente e com maior eficiência. E é importante ressaltar que adotar essa metodologia pode solucionar problemas internos também pois ela não se resume à relação entre empresa e cliente.

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Como adotar o Design Thinking?

Investir em Design Thinking trará um diferencial para a sua empresa, visto que soluções criativas estão liderando o mercado. A estratégia ajuda a gerar relações mais produtivas e promover equipes de alta-performance e como vimos, traz diversos benefícios inovadores para a sua empresa.

 O primeiro passo para colocar o design thinking em prática é identificar um problema. E, para isso, é preciso fazer pesquisas, coletar dados e ouvir os consumidores. Outro fator importante é que os julgamentos são adiados no início do processo e isso incentiva o pensamento fora da caixa, pois o medo do fracasso é reduzido.

Para adotar o Design Thinking é preciso combinar empatia, criatividade e racionalidade para poder entender as necessidades do cliente e criar soluções adequadas e inovadoras. A metodologia possui algumas fases para acontecer, confira:

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É necessário ter empatia com o consumidor e assim, buscar entender o que ele precisa e quais soluções iriam ajudá-lo. Através da empatia, é possível identificar o que o seu público valoriza e o que eles desejam, entendendo seu comportamento. Essa é a etapa na qual os obstáculos existentes são identificados.

É preciso definir o foco para o projeto, pois isso trará clareza para o seu trabalho e orientação para a sua equipe. Você deve identificar as necessidades e motivações dos consumidores finais, definir qual o objetivo deve ser atingido, o que você está tentando transmitir e para quem você está se dirigindo.

Você deve idealizar as opções para a solução do problema encontrado. A primeira regra do brainstorm é que não há regras, ou seja, todas as ideias são bem-vindas e devem ser encorajadas. Dessa forma, o pensamento criativo ganha espaço e pensar criativamente é importante para criar o melhor para o consumidor.

Após esses passos, é preciso prototipar o que será construído e comercializado. Criar um protótipo é a melhor maneira de entender as reações dos clientes antes do lançamento do produto. Essa é uma forma de validar a ideia encontrada e ter o feedback do seu público.

Depois de ter um protótipo pronto, o passo agora é testar. É preciso testar com os consumidores se o produto realmente funciona e atende suas necessidades. Aqui também é importante ter empatia e estar aberto a ouvir o que o público tem a dizer, mesmo que seja negativo. Os testes e feedbacks irão te ajudar a entender o que pode ser melhorado no seu produto.

Por fim, é a hora de implementar o produto final. Após todas as fases que a metodologia possui serem cumpridas, o produto já está pronto para ir para as lojas e ser comercializado.

Com o Design Thinking, sua empresa é capaz de testar ideias de forma rápida e eficiente, e o mais importante: sem medo dos julgamentos. Essa abordagem ajuda as organizações a conduzirem projetos com respostas mais rápidas e assertivas no mercado. E isso é essencial atualmente, visto que estamos em constante mudança e novidades estão sempre surgindo.

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

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