ilustração de um homem em pé, sobre algumas setas que apontam para cima, segurando um binóculos, olhando para o horizonte. Ao fundo temos um céu roxo com nuvens.

Você vai ler sobre:

  1. O que são as plataformas DXP?
  2. Por que as DXPs representam o futuro dos canais digitais?
  3. Quais as vantagens das plataformas DXP?
  4. Quando a adoção de uma DXP é importante?

Criadas para unificar soluções urgentes em canais digitais, as plataformas DXP vêm ganhando a atenção de gestores em todos os segmentos mercadológicos.

Tida por muitos como fator decisivo para o futuro da gestão de canais digitais, muito se fala sobre as DXPs (Digital Experience Platforms). Porém, você sabe mesmo o que é uma plataforma DXP e como diferenciá-la de outros sistemas?

É justamente pelo fato de o aprimoramento da gestão em canais digitais ter se tornado uma prioridade que atualmente buscam-se mais informações sobre as DXPs e seus diferenciais em relação a outras plataformas.

Então, a seguir, respondemos nos dedicamos à questão e explicamos as vantagens que as plataformas DXP podem proporcionar para o seu negócio!

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O que são plataformas DXP?

As DXPs, ou plataformas de experiência digital, são um tipo de software desenvolvido para integrar diferentes ferramentas tecnológicas, visando melhorar o desempenho e performance da gestão de canais e soluções digitais.

Ou seja, o objetivo de uma DXP é, basicamente, auxiliar na gestão dos canais digitais de uma empresa (site, aplicativo, redes sociais, marketplace etc.) para proporcionar aos clientes a melhor experiência customizada possível.

Utilizando uma DXP, é possível planejar e desenvolver os touchpoints e, assim, otimizar o percurso da jornada do cliente.

Tudo isso graças à arquitetura dos sistemas, que cria as condições necessárias para integrar as ferramentas de gerenciamento de conteúdo, armazenamento, processamento e análise de dados, entre outras atribuições que contribuem para a organização do trabalho.

Desse modo, gestores e responsáveis pela execução do trabalho têm uma visão mais ampliada dos conteúdos veiculados, bem como da reação dos visitantes. Além disso, há maior controle e autonomia no uso dos dados e insights gerados, contribuindo, assim, para melhorias contínuas no processo de criação e gestão de conteúdos e canais digitais.

Por que as dxps representam o futuro dos canais digitais?

Atualmente, quando falamos em DXPs, é muito comum ouvir que elas representam o futuro dos canais digitais. Contudo, é raro encontrar uma explicação para esse fato.

De forma bastante resumida, as DXPs são consideradas o futuro dos canais digitais por um motivo simples: elas são uma evolução de outras tecnologias utilizadas para a gestão dos conteúdos veiculados por uma empresa.

Então, para esclarecer a questão, apresentamos nos próximos tópicos essas tecnologias que precederam as DXPs. 

CMS

Os CMS (Content Management System), ou Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo, são sistemas elaborados para gerenciar a criação e edição de conteúdos digitais. 

O WordPress, por exemplo, é um sistema dedicado à criação de páginas na internet. Usando ele, você pode criar e gerenciar as publicações de uma webpage. 

Contudo, com a evolução das tecnologias que se relacionam via internet e a ampliação de possibilidades de uso, os CMS ficaram mais limitados, e não são mais suficientes para atender as necessidades de empresas e usuários.

Portais

Os portais, por sua vez, deram um passo além dos CMS, ao oferecer novas funções importantes para empresas em crescimento, especialmente as que se baseiam em experiências digitais.

Assim, recursos como criação de login e senha para acesso a informações sensíveis, pagamentos autenticados e seguros, chatbots, entre outros, foram gradualmente incorporados nos portais, ampliando a atuação das empresas nos meios digitais.

DXP

As DXPS, por fim, chegaram com a missão de integrar as funcionalidades oferecidas pelos CMS, pelos portais e os recursos tecnológicos de outras ferramentas utilizadas no dia a dia do trabalho de gestão de experiências digitais.

Com isso, são agregados em uma única solução diversas ferramentas que se tornaram essenciais para garantir a qualidade de produtos, serviços e atendimento ao cliente na realidade dos mercados digitalizados.

Essa evolução, naturalmente, proporciona diversas vantagens para as empresas que adotam as DXPs, como você pode conferir no tópico a seguir.

Quais as vantagens das plataformas DXP?

Independente da razão principal que leva uma empresa a adotar uma DXP, algumas vantagens são inerentes.

Então, a seguir, destacamos algumas das vantagens que uma DXP proporciona e que são consideradas como mais determinantes para o sucesso do processo de digitalização.

Experiência do cliente

Uma experiência mais customizada para o cliente é o primeiro grande benefício gerado pela adoção de uma DXP. A partir dos recursos disponíveis na plataforma, clientes ainda têm mais liberdade para utilizar as integrações e ditar como vai se dar a sua relação com a empresa.

Em contrapartida, as empresas têm mais condições de estruturar adequadamente suas interações com os clientes, agindo conforme as expectativas. Desse modo, é garantido o crescimento das reações positivas, contribuindo diretamente para um maior engajamento e fidelização do público-alvo.

Comunicação integrada

É sabido que cada empresa tem suas preferências particulares quanto às formas de comunicação instituídas no trabalho. 

No entanto, a adoção de diferentes ferramentas gera, por vezes, ruídos de comunicação e entraves que dificultam a realização do trabalho.

Assim, um dos benefícios do uso de uma DXP é a possibilidade de integrar os canais de comunicação e assim centralizá-la, tornando-a mais eficiente e responsiva.

Com isso, será muito mais fácil para os diferentes setores instituir um fluxo de informações prático, claro e objetivo, contribuindo, assim, para uma maior eficiência produtiva.

Dados, relatórios e insights

Vivendo na era da informação e da agilidade, seria impossível não destacar a importância das DXPs para a obtenção de dados, relatórios e, é claro, insights.

O fato é que as plataformas DXP contam com ferramentas próprias para automatizar a coleta de dados e geração de relatórios.

Assim, os profissionais especializados ficam liberados e com melhores condições de visualizar informações sensíveis e apreender insights a partir do cruzamento de dados, feito pela própria plataforma.

Esses dados ainda podem ter papel crucial para compreender o comportamento dos clientes em cada ponto de interação com a empresa e, consequentemente, na redefinição de estratégias de marketing e vendas.

Performance e custos

Por fim, com todas as automações e redução do tempo dedicado a cada processo antes feito manualmente, ou a partir de diferentes ferramentas, haverá um notável aumento na performance das equipes de colaboradores.

O aumento na performance e a maior facilidade na resolução de problemas, por sua vez, implica em uma redução dos gastos e custos relacionados ao atendimento ao cliente, solução de problemas, queixas e outras questões comuns no dia a dia de empresas.

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Quando a adoção de uma DXP é importante?

Existem alguns sinais que ajudam a detectar quando adotar uma DXP passa a ser importante para a continuidade e sucesso de um negócio.

Portanto, se a sua empresa ainda não conta com uma DXP, fique atento aos seguintes sinais:

Se você identifica a sua empresa com uma situação citada em ao menos um dos pontos acima, certamente a adoção de uma plataforma DXP é recomendada e trará benefícios importantes para o sucesso no médio e longo prazo.

Para concluir, ressaltamos que a adoção das DXPs vem sendo determinante para os resultados de empresas inseridas no contexto de digitalização. Então, para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, confira também: “Do CMS a DXP: a evolução dos sistemas de gerenciamento de conteúdo”.

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

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