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Você vai ler sobre:

  1. Importância de entender o comportamento do consumidor
  2. Fatores que influenciam o comportamento dos usuários

Sabemos que para uma estratégia de marketing ter sucesso é preciso ser baseada em dados, é preciso entender o comportamento do consumidor para desenvolver estratégias de acordo com o seu público-alvo. Esse é o primeiro passo para proporcionar ao seu cliente uma jornada única e garantir a conversão.

Além disso, em um mercado cada vez mais competitivo, conhecer a fundo seu cliente é imprescindível e um dos principais diferenciais que sua empresa pode ter. O problema que as organizações enfrentam é que o comportamento do consumidor está em constante mudança, especialmente com a transformação digital. Sendo assim, diversos fatores podem influenciar o consumidor e suas expectativas. Quer saber mais sobre o assunto? Então fique com a gente, pois esse é o tema do artigo de hoje.

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Importância de entender o comportamento do consumidor

Entender o comportamento do consumidor é entender o que leva uma pessoa a comprar um produto ou serviço da sua empresa. É um estudo que busca entender a percepção que o cliente tem da sua marca, quais são as motivações dele, influências e estímulos no processo de decisão da compra. 

O comportamento do consumidor analisa fatores internos e externos, desde a situação social até o relacionamento dela com a marca ou produto. E apesar de ser algo muito individual, ele pode ser mapeado em grupo, pois existem padrões de comportamento que se repetem com frequência ao longo da jornada do consumidor.

Entender esses padrões e como o comportamento dos seus consumidores funciona é essencial para elaborar campanhas publicitárias e ações de marketing personalizadas, com base nos dados coletados sobre o comportamento dos seus usuários. Dessa forma, você garante uma maior chance de sucesso nas suas estratégias, pois entende as motivações, desejos e necessidades por trás da compra.

Além disso, quando você entende como o seu cliente se comporta, fica mais fácil antecipar suas ações e oferecer para ele exatamente o que ele precisa. Isso te ajuda a entender o que motiva e o que desmotiva o cliente, e te permite planejar ações que visam a atração, prospecção e retenção dos clientes.

Embora não seja uma tarefa fácil, uma das formas que as empresas estão utilizando cada vez mais parar compreender o comportamento do consumidor é adotando ferramentas tecnológicas, como uma DXP (Plataforma de Experiência Digital), que além de coletar, também armazena e integra os dados sobre o comportamento do seu consumidor. Ademais, realizar pesquisas de mercado e utilizar ferramentas Analytics são práticas importantes para mapear esse comportamento.

Fatores que influenciam o comportamento dos usuários

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Outro benefício muito importante de entender o comportamento dos usuários é que dessa forma fica mais fácil antecipar as tendências e fatores que influenciam esse comportamento. E conhecer os fatores que podem influenciar o processo de compra do seu usuário é um passo fundamental para conquistar melhores resultados e potencializar suas vendas.

Existem algumas tendências na experiência do consumidor que é importante acompanhar. E em cada etapa da jornada, o seu cliente pode ser influenciado por uma série de fatores. Pensando nisso, separamos cinco fatores que influenciam no comportamento do consumidor que você deve conhecer. Confira:

Esse fator costuma ser estudado para definir o público-alvo para ações da empresa. Inclui dados e informações importantes sobre o consumidor: idade, gênero, classe social e estado civil. É um aspecto que serve para isolar grupos de consumidores, pois com esses recortes é possível classificar as pessoas em grupos e direcionar os estudos do comportamento do consumidor.

Esse é um dos que mais influenciam na decisão de compra de um usuário. São ideias, padrões, símbolos e rituais que as pessoas possuem desde pequenos. O fator cultural diz respeito ao que um determinado grupo ou pessoa vivencia e ajuda a moldar a forma dele pensar, agir e consequentemente, consumir.

O fator social também exerce uma grande influência no comportamento do consumidor, já que é o que determina a condição financeira, a necessidade de status e a forma de consumo. São influências herdadas do núcleo familiar e também pelos ambientes escolar e profissional. O ciclo de pessoas que aquele consumidor se relaciona, é um fator que influencia a compra.

São circunstâncias que fogem do controle da sociedade, são fatores mais particulares, que levam em conta o estilo de vida da pessoa, o momento de vida também, além da sua ocupação, motivação e ética. É aqui que a empresa pode gerar uma conexão com o consumidor, se os valores dela estiverem de acordo com o do consumidor, isso reforça a relação do cliente com a marca.

No mundo digital, tão conectado, é muito mais fácil descobrir se é válido comprar um produto ou serviço, se ele entrega o que está anunciando. As pessoas cada vez mais fazem pesquisas sobre o que está sendo vendido, em sites de reclamação, no Google e até mesmo nas redes sociais. Sendo assim, a opinião de outros clientes e as experiências que eles tiveram com a sua marca influencia muito na decisão de compra de um usuário.

Como vimos, entender o comportamento do consumidor é essencial para aumentar suas vendas e garantir o sucesso da sua organização. E como esse comportamento está em constante mudança, devido a todo avanço tecnológico e digital da sociedade, isso pode não ser uma tarefa tão simples. E por isso, que se torna essencial para a sua organização, conhecer e entender os fatores que podem influenciar o comportamento dos seus usuários e afetar a sua decisão de compra, Dessa forma, você é capaz de realizar ações cada vez mais assertivas e oferecer aos seus clientes uma experiência cada vez mais personalizada.

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

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