uma ilustração de robô na esquerda, de notebook no centro e de celular na direita.

Você vai ler sobre:

  1. O que é o ChatGPT?
  2. Como funciona a Inteligência Artificial no ChatGPT?
  3. Por que a IA e o ChatGPT se tornaram tendências importantes?
  4. Como usar o ChatGPT no dia a dia?
  5. O que esperar do ChatGPT no futuro?

O assunto da Inteligência Artificial (IA) está novamente em alta após as últimas atualizações do ChatGPT e as notícias geradas. Ao testar a plataforma, é realmente impressionante perceber o nível de complexidade das respostas geradas. Porém, isso não elimina as várias dúvidas que podem surgir sobre o assunto.

Então seja o seu objetivo entender o que o ChatGPT e a IA são capazes de fazer ou entender como essas ferramentas já estão impactando o mercado de forma prática, esse conteúdo vai trazer informações elucidativas.

A seguir explicamos o que é o ChatGPT, como funciona a IA desse sistema, o que ele é capaz de fazer e porque esse tipo de tecnologia se tornou uma tendência importante para o mercado.

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é um assistente virtual baseado em uma tecnologia de IA, desenvolvido pela empresa OpenAI. A ferramenta ganhou notoriedade por fornecer respostas em forma de textos extremamente bem estruturados e com informações complexas, que parecem mesmo escritas por uma pessoa.

Ele pode ser usado para realizar pesquisas e conseguir informações sobre variados temas e, também, para auxílio de atividades, como planejamento de viagens, gerenciamento de tarefas e até mesmo traduções. 

A tecnologia IA usada no ChatGPT e outras similares podem ser integradas a sites e aplicações para auxiliar no atendimento e suporte automatizado aos clientes.

Por essas e outras razões, é que o ChatGPT e outras tecnologias baseadas em IA vêm se tornando uma tendência do mercado. Com o auxílio desse tipo de ferramenta, é possível produzir um salto de qualidade na automação de diversas atividades de gestão.

Por enquanto, a versão do ChatGPT disponibilizada pelo OpenAI é totalmente gratuita, mas para acessar todas as funções da ferramenta e ter acesso prioritário às atualizações existe uma versão paga de US$ 20 mensais. Já as empresas que usam o ChatGPT para funções mais diversificadas, a cobrança é feita conforme o uso.

Como funciona a Inteligência Artificial no ChatGPT?

Assim como várias outras tecnologias, o ChatGPT funciona com base em IA. Mas então o que torna ele tão diferente e poderoso em comparação às ferramentas que já conhecemos?

A resposta está na IA que o ChatGPT usa para fornecer as respostas e orientar as suas ações. Trata-se da tecnologia de Processamento de Linguagem Natural (PLN) e da arquitetura de rede neural, chamada transformer, que fornece dados textuais de alta qualidade de enormes conjuntos de fontes.

Com base nesses dados, o sistema detecta padrões semânticos e de associação de palavras para produzir textos novos e autênticos, com informações coerentes e relevantes para o assunto tratado. Além disso, ele é capaz de aprimorar as suas respostas a partir dos feedbacks humanos recebidos. Porém, por enquanto a ferramenta tem dados disponíveis apenas até o ano de 2021.

Essa tecnologia usada para o ChatGPT que ficou popular foi nomeada Generative Pre-trained Transformer. 

Assim, quando uma pessoa acessa o ChatGPT pelo OpenAI e fornece um comando, essa entrada de texto é utilizada para gerar um modelo de resposta a partir dos conhecimentos prévios do sistema. 

Para as empresas e organizações que precisam do ChatGPT para realizar tarefas mais específicas e tornar suas funções mais personalizadas, existe também um método chamado “fine-tuning”.

Essa tecnologia de Inteligência Artificial vem sendo chamada de IA gerativa, por sua capacidade de produzir conteúdos novos, não apenas em texto, mas também em imagens, áudios e vídeos.

IA e ChatGPT o que esperar dessa tendencia - interna.png

Por que a IA e o ChatGPT se tornaram tendências importantes?

O uso de IA é uma ferramenta já amplamente utilizada no cotidiano de empresas dos mais diversos segmentos. 

A IA está presente, por exemplo, nos bots de atendimento aos clientes das empresas, nos algoritmos de mecanismos de pesquisa que utilizamos e até mesmo na indústria.

O diferencial do ChatGPT, que também é fundamentalmente um chatbot, se dá, portanto, na sua capacidade de aprender com as interações e aprimorar a sua capacidade de produzir respostas e soluções adequadas às necessidades dos usuários. Essa capacidade é extremamente valiosa para empresas que precisam aprimorar a experiência dos clientes.

Por isso, é possível afirmar que o ChatGPT não é uma febre passageira. Essa ferramenta e outras similares serão cada vez mais utilizadas no dia a dia de atividades pessoais e de diferentes áreas profissionais, desde a área jurídica até a programação. 

Como usar o ChatGPT no dia a dia?

Veja algumas das possíveis formas de aplicar o ChatGPT no seu dia a dia:

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

https://www.linkedin.com/company/lumis/