ilustração de uma mulher sentada com um notebook no colo, o fundo da imagem é roxo com alguns desenhos rodeando a mulher como foguete, computador, engrenagem e o desenho de uma lâmpada atrás da mulher

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  1. Inovação digital: o que é?
  2. Inovação digital: 10 tendências para 2023

O investimento em inovação digital vem se tornando uma questão determinante para a sobrevivência e competitividade das empresas, mais do que, simplesmente, uma opção por ferramentas ou modelos de negócios. 

Esse processo, que vem se acelerando desde que a internet se tornou um importante meio para divulgação, comparação, informação e venda de produtos e serviços, ganhou ainda mais força com o contexto de pandemia vivido a partir de 2020. 

Assim, além do investimento em transformação digital, que consiste na adoção de ferramentas e processos digitais nos negócios, é esperado, por exemplo, que nos próximos anos os investimentos em inovação digital para o metaverso atinjam a casa dos US$800 bilhões até o ano de 2024. 

Neste sentido, as tendências esperadas para o marketing nos próximos anos são um dos assuntos mais buscados por gestores e merecem a atenção de quem quer atualizar suas estratégias para se destacar da competição. 

Portanto, neste conteúdo explicamos o que é a inovação digital e listamos as 10 tendências que a sua equipe pode usar em 2023. Confira!

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Inovação digital: o que é?

Antes de partirmos para as tendências, é interessante definir de modo mais preciso o que exatamente é a inovação digital.

Basicamente, o conceito de inovação digital está ligado aos processos disruptivos envolvendo tecnologias digitais pelos quais a sociedade passou nas últimas décadas. E isso não diz respeito apenas à internet, apesar de ela ser o ponto de virada que possibilitou a entrada da inovação digital diretamente na vida de milhões de pessoas.

Portanto, em suma, inovação digital é o termo utilizado para fazer referência aos processos de evolução mediados por soluções tecnológicas pelos quais uma empresa passa, podendo se dar desde o nível operacional até o nível estratégico.

Ou seja, a inovação digital pode ser desde uma mudança em um processo operacional que passa a ser mediado ou contar com facilidade proporcionadas por ferramentas tecnológicas, até a hibridização do atendimento presencial e online.

Inovação digital: 10 tendências para 2023

Ano após ano as inovações digitais se renovam, sendo esperadas novas tendências para orientar os investimentos feitos por organizações, empresas e até mesmo órgãos governamentais.

A seguir, veja a nossa lista com 10 tendências de inovação digital para 2023!

1. Uso de dados

Quando a transformação digital facilitou a produção e coleta de um grande volume de dados sobre o comportamento dos clientes, o seu uso já era uma forte tendência. 

Porém, ainda não atingimos o máximo do potencial que o uso de dados pode proporcionar, por isso, essa ainda deve continuar sendo uma tendência forte para empresas de todos os segmentos. 

Apoiando-se em tecnologias como Big Data, Inteligência Artificial, Machine Learning e análise automatizada de dados, as empresas podem colher informações com uma eficiência ainda não imaginada e obter insights de grande valor. 

Dessa forma, a definição de fluxos de processos, estratégias de marketing e vendas, as negociações com fornecedores, entre outros fatores importantes para o desempenho, são atividades realizadas com base em informações altamente precisas e atualizadas.

2. Aplicativos combináveis

O uso de aplicativos ou sistemas para automação dos processos, seja na ponta dos consumidores ou da equipe de colaboradores, já era uma tendência que surgiu com a transformação digital.

Os aplicativos combináveis, contudo, proporcionam uma inovação importante para acelerar a implementação de novos recursos e soluções em um sistema. 

Por meio de processos de reutilização de códigos desenvolvidos a partir de componentes modulares, os aplicativos combináveis podem agilizar em até 80% a implementação de novas soluções, o que pode ser fundamental para dar um salto competitivo a curto prazo.

3. Hiperautomação

A hiperautomação é outra evolução da última geração de inovações digitais que se apoia em tecnologias como IA e Machine Learning para automatizar processos.

O seu diferencial é a garantia de uma menor incidência de erros, mais controle e mais segurança para as tarefas automatizadas, com melhoria contínua dos processos. 

Assim, a hiperautomação favorece a escalabilidade das operações, seja na indústria, no comércio ou no atendimento. 

4. Arquiteturas multicloud

O uso de hospedagem cloud também entra no rol de tecnologias que já eram uma tendência da inovação digital e que vão adquirir importância ainda maior nos próximos anos.

Isso porque para integrar todas as ferramentas e as novas funções que as tecnologias possibilitam o uso de hospedagem cloud será fundamental para garantir a estrutura necessária às transformações esperadas. 

As arquiteturas multicloud, graças a sua flexibilidade, possibilitam a adaptação necessária para que as empresas em crescimento garantam a continuidade das suas operações com a segurança e confiabilidade esperadas.

5. Tecnologia 5G

O 5G é a quinta geração da tecnologia de internet móvel disponibilizada no mercado. 

Na prática, apenas a chegada do 5G não traz nenhuma mudança em si. O que mudará é a capacidade de levar o uso das ferramentas já disponíveis a outro patamar, o que o tornará indispensável para o futuro das empresas.

Graças à incrível velocidade e estabilidade de conexão que o 5G vai levar a regiões cada vez mais distantes cada vez maiores, processos e atividades como manutenção remota, automação industrial e internet das coisas, serão ampliados em todos os segmentos do mercado.

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6. Marketing inclusivo

Entre as tendências de marketing e inovação digital para 2023, o marketing inclusivo deve obter maior destaque.

Hoje, a inclusão de grupos de diferentes orientações identitárias está presente nas estratégias de marketing de grandes empresas como Nubank, Dove, Natura, Volkswagen, Netflix e Airbnb.

O próprio Airbnb, por exemplo, vem incentivando os anfitriões parceiros a adotar o selo de hospedagem inclusiva para proporcionar maior segurança às pessoas que se sentem menos seguras em reservar hospedagens, seja por questões de gênero, etnia, religião ou orientação sexual.

7. ESG

A sigla ESG (Environmental, Social and Governance) vem sendo utilizada no contexto corporativo para a atual tendência de maior preocupação com a responsabilidade ambiental, social e de governança das empresas. Espera-se que as empresas tenham maior comprometimento com o seu impacto sobre a sociedade. 

Assim, empresas que assumem sua responsabilidade e demonstram sua preocupação com questões como impacto ambiental, responsabilidade social, direitos humanos e boa capacidade de gestão humana e financeira tendem a ganhar maior respaldo de investidores e clientes.

8. Gêmeos digitais

Os gêmeos digitais são, de modo simplificado, uma representação digital de algo projetado para a realidade material.

Isto é, usando tecnologias digitais para criar protótipos considerando os mínimos detalhes do que se deseja reproduzir, é possível realizar testes para detectar problemas e se certificar da segurança e eficiência da solução antes de executá-la. 

Desse modo, as empresas têm maior confiabilidade em seus projetos antes de executá-los.

9. Privacidade

As exigências feitas em relação à privacidade de dados é uma das tendências às quais todas as empresas deverão se adaptar. 

No Brasil, a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi criada para orientar os parâmetros que as empresas devem obedecer para evitar multas e outras sanções legais.

A conformidade com a LGPD também deve ser fator determinante para a obtenção de parceiros e investidores em negócios futuros.

10. Experiências omnichannel

Com a relevância que a experiência dos clientes adquiriu, as jornadas omnichannel vêm sendo um importante fator de orientação para as tendências de inovação digital, especialmente as voltadas ao marketing. 

Uma experiência omnichannel consiste, basicamente, na integração e personalização dos canais e conteúdos aos quais os visitantes são expostos. 

Portanto, as empresas e marcas que oferecem experiências omnichannel se destacam e conseguem produzir melhores resultados em personalização da jornada de compra, fidelização e engajamento dos clientes.

As experiências omnichannel são, por essas razões, uma das tendências mais relevantes de inovação digital, orientando estratégias de marketing e processos organizacionais em empresas de diferentes segmentos nos próximos anos. 

Quer saber mais sobre este assunto? Vantagens de oferecer uma experiência omnichannel para o seu cliente

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

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