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Liberando o poder do DXP: como revolucionar sua estratégia de marketing digital

Time Lumis

Publicado 01/01/2025 3 min leitura

As DXPs (Digital Experience Platforms, ou Plataformas de Experiência Digital), tornaram-se grandes aliadas das empresas com uma preocupação genuína com os seus clientes.

Porém, em um futuro próximo, toda e qualquer empresa precisará contar com uma DXP para manter-se competitiva, especialmente devido ao alto nível de exigência dos consumidores.

Assim, é imprescindível entender o que é uma DXP, as funções que esse tipo de plataforma desempenha e o seu impacto para o planejamento e aprimoramento das estratégias de marketing.

Então, fique atento aos próximos tópicos deste conteúdo e entenda rapidamente as informações mais importantes sobre as DXPs!

O que é uma DXP?

As DXPs foram desenvolvidas juntamente com a revolução de transformação digital pela qual passamos nos últimos anos da década de 2010. Basicamente, Plataformas de Experiência Digital (DXPs) são sistemas que integram ferramentas tecnológicas que automatizam e facilitam uma série de atividades de criação, edição e gerenciamento de conteúdo. 

Assim, por meio das DXPs, empresas conseguem oferecer aos clientes experiências digitais mais consistentes e personalizadas, integrando informações em todos os seus canais digitais.

Dessa forma, além de personalizar e padronizar o atendimento de forma mais fácil, colaboradores da empresa têm mais facilidades para realizar o trabalho de forma ágil e menos propensa aos erros humanos.

Logo, ao adotar e implementar uma DXP em sua rotina de gestão, as empresas conseguem aumentar o engajamento, a conversão e a fidelização de seus clientes, preparando-se adequadamente para cenários de mercados cada vez mais competitivos.

Por que adotar uma DXP para o marketing da sua empresa?

Podemos associar os motivos pelos quais qualquer grande empresa deve adotar uma DXP aos recursos e ferramentas presentes na plataforma, que representam facilidades importantes para o dia a dia da gestão de canais digitais. Veja a seguir os mais importantes:

  • Gerenciamento de conteúdo ― As DXPs possuem uma série de recursos avançados para gerenciamento de canais digitais, incluindo redes sociais, sites, e-commerce e landing pages;
  • Personalização ― Diferentemente dos recursos presentes em plataformas CMS tradicionais, as DXPs permitem a personalização de conteúdos com base em personas, testes A/B e recomendações inteligentes de conteúdos;
  • Recursos para comércio eletrônico ― DXPs contam com recursos voltados para a criação e gestão de páginas para comércio eletrônico, que incluem carrinho virtual, gerenciamento de pedidos, meios seguros de pagamento etc.;
  • Gestão de dados ― A partir dos grandes conjuntos de dados disponíveis online, as DXPs possibilitam organizá-los, processá-los e interpretá-los com maior qualidade e aproveitamento de informações;
  • Integração de sistemas ― As DXPs têm a grande vantagem de integrarem-se a um grande número de outros sistemas já utilizados em grandes empresas, facilitando a implementação e adaptação a uma nova realidade de integração de ferramentas e atividades.

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Como uma DXP pode revolucionar a sua estratégia de marketing digital?

Agora que já apresentamos os recursos mais importantes em uma Plataforma de Experiência Digital, vejamos como esse tipo de ferramenta pode revolucionar a sua estratégia de marketing:

  • Insights a partir da geração de relatórios ― Os dados e informações obtidos e processados com facilidade por uma DXP podem ser rapidamente transformados em relatórios que produzem importantes insights para os colaboradores responsáveis pelo marketing;
  • Experiência dos clientes mais personalizada e assertiva ― As DXPs contam com recursos avançados de segmentação de clientes e recomendações inteligentes, baseadas em atividades prévias, a empresa consegue oferecer conteúdos “sob medida” para o seu público;
  • Multicanalidade para uma experiência omnichannel ― As DXPs oferecem recursos fundamentais de integração entre ferramentas e canais de comunicação comumente utilizadas por grandes empresas, possibilitando a criação de uma experiência omnichannel, uma das metas mais importantes para qualquer grande empresa;
  • Automação do marketing ― Uma série de atividades de rotina do marketing podem ser automatizadas com uma DXP, como envio de e-mail marketing, criação de fluxos de trabalho, nutrição e pontuação de leads, entre outras, possibilitando economia de tempo e recursos.
  • Escalabilidade ― A infraestrutura flexível de uma DXP garante que, não importa quantos clientes ou quantos canais a empresa precise gerenciar, o atendimento e as experiências não serão prejudicadas com o crescimento da empresa.

Essas são algumas das formas pelas quais uma DXP pode revolucionar o marketing de uma empresa. Mas isso não resume o poder de uma DXP adequada para um grande negócio. Então, se você quer saber mais sobre o poder das DXPs, aproveite e confira: Experiências mais naturais e fluidas com o LumisXP.

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