Ilustração de três profissionais discutindo SEO com ícones digitais ao redor

Você vai ler sobre:

  1. SEO Experience
  2. Como mapear a experiência digital ajuda no SEO
  3. Como aplicar o SEO para o crescimento da empresa

A qualidade da experiência digital do usuário é fundamental para determinar o posicionamento SEO da empresa nas plataformas de busca.

Isto quer dizer que a qualidade da experiência digital é um fator-chave para que a empresa seja facilmente encontrada por mais clientes e mantenha um alto grau de relevância em seu nicho de atuação. 

Mas para oferecer a melhor experiência possível é preciso conhecer bem a sua audiência e saber como agradá-la. E a melhor forma de conseguir isso é mapeando a jornada do usuário, identificando os pontos mais importantes de se aprimorar nesse processo.

Lendo este conteúdo, você entenderá o atual estágio em que o SEO Experience se encontra e por que mapear as experiências digitais te ajuda a melhorar o SEO. Confira!

SEO Experience

SEO Experience é como vem ficando conhecida a nova geração de atualizações SEO promovidas pelos mecanismos de busca e canais digitais de empresas.

Considerada a 3ª geração de SEO, a sua evolução em relação às gerações anteriores se dá na assimilação das tecnologias de Inteligência Artificial (IA) para promover maior precisão nos aprimoramentos desejados pelos usuários em suas experiências digitais.

Assim, a essência do SEO continua a mesma: uso de palavras-chave, técnicas de escrita e produção de conteúdo e disparadores de gatilho para conquistar tráfego, audiência e conversões.

Porém, a tendência agora é utilizar ferramentas, como uma DXP, para auxiliar no mapeamento da jornada para aprimorar as práticas de SEO com maior precisão conforme o comportamento dos clientes.

Como mapear a experiência digital ajuda no SEO

Mapear a jornada do cliente e como se dá a experiência digital dos usuários ajuda no SEO por um motivo muito simples: promove a otimização das estratégias com base em dados confiáveis e verificáveis.

Assim, mapear a experiência digital traz importantes benefícios para o SEO que apresentamos a seguir!

Antecipação de resultados

A estruturação e mapeamento da experiência digital, acompanhada do monitoramento de indicadores, permitem que as empresas consigam previsibilidade e antecipação de resultados com uma estratégia. 

Com isso, a tomada de decisões se torna mais eficiente, permitindo uma maior segurança para a gestão do negócio.

Detecção rápida e profunda de pontos de melhoria

Por meio dos indicadores adotados para auxiliar no monitoramento da experiência digital, a equipe terá maior facilidade para compreender os efeitos de cada ação e permitirá maior efetividade na sua implementação, bem como na realização de ajustes necessários.

Isso consequentemente tornará a experiência cada vez mais agradável, positiva e personalizada para os usuários, criando-se, assim, um ciclo virtuoso de atualizações.

Conteúdos mais assertivos

O mapeamento da experiência digital permite uma compreensão mais profunda do comportamento dos usuários. Ao analisar o percurso é possível identificar as necessidades, preferências e perguntas frequentes. Isso nos permite criar conteúdo mais relevante e direcionado, atendendo às demandas reais do público. 

como-mapear-a-experiencia-digital-do-usuario-para-melhorar-o-seo-interna.png

Como aplicar o SEO para o crescimento da empresa

Investir em estratégias de otimização para mecanismos de busca (SEO) é a fundamental para quem busca aumentar a visibilidade online e impulsionar o crescimento da empresa. Você pode começar ao pesquisar palavras-chave relevantes. Utilize-as estrategicamente em seu conteúdo e certifique-se de que seu site seja amigável para dispositivos móveis, rápido e seguro. Além disso, construa links de qualidade que direcionem para seu site, demonstrando sua autoridade no setor.

Como mencionamos ao longo do artigo, a análise contínua de dados e métricas é essencial para ajustar sua estratégia e permanecer à frente da concorrência. Com um sólido plano de SEO, sua empresa estará no caminho certo para alcançar o sucesso online.

É importante que você acompanhe as atualizções e a evolução de outras práticas e ferramentas do universo das tecnologias digitais. 

O LumisXP é uma Digital Experience Platform (DXP) que te ajuda a trabalhar o SEO com mais agilidade e autonomia. Com recursos para oferecer experiências de usuário otimizadas, conteúdo personalizado e integração de dados, atraindo tráfego qualificado e impulsionando o crescimento orgânico.

Continue aprofundando os seus conhecimentos na relação entre experiência digital do usuário e SEO com outros conteúdos sobre o assunto. Aproveite e leia também: Dicas para empresa crescer com o SEO usando plataforma CMS.

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

https://www.linkedin.com/company/lumis/