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Você vai ler sobre:

  1. O que é Marketing Digital
  2. Principais estratégias de marketing digital

O marketing digital cada vez mais está ganhando destaque e se tornando uma ferramenta essencial para quem quer se manter competitivo no mercado. Com o advento das redes sociais, o meio digital ganhou um grande espaço na vida dos consumidores e estratégias de marketing digital se tornam cada vez mais necessárias. As empresas perceberam que essas estratégias geram resultados significativos em seus negócios e começaram a investir muito mais nessa área.

Entretanto, entender como o marketing digital funciona e aplicá-lo em sua empresa pode ser uma tarefa difícil. Os recursos que esse método proporciona trazem mais visibilidade para sua marca, porém, é necessário conhecer as estratégias de marketing e saber o momento certo de usar cada uma.  Quer entender mais sobre o assunto, e conferir algumas estratégias que vão ajudar a garantir o aumento de suas vendas? Então continue conosco, pois é isso que vamos abordar neste post.

O que é Marketing Digital

Antes de conhecer algumas das estratégias de marketing, é importante entender o que esse conceito significa. O marketing digital é um conjunto de ações online de comunicação, que tem o objetivo de divulgar uma marca e comercializar produtos e serviços. Além de contribuir para a aquisição de novos clientes e melhorar o relacionamento da marca com eles. E tudo isso acontecendo através de canais digitais, por meio de blogs, sites, mídias sociais, e-mail e outros.  

Segundo o órgão regulador da publicidade (IAB Brasil), 74% dos consumidores pesquisam na internet os produtos que querem comprar e por isso é muito importante usar o marketing digital em seu negócio. É a maneira mais eficaz de aumentar o tráfego do seu site e a exposição da sua marca. E nos dias atuais, ter uma forte presença no mundo digital é de extrema importância para quem deseja se manter no mercado.

Além disso, o marketing digital é um dos melhores meios para calcular o retorno sobre investimento e ajudar a definir metas. Com esse método, você consegue entender melhor seu público-alvo e o funil de marketing, sendo capaz de aumentar sua geração de leads e suas vendas. Ainda vale ressaltar que o meio digital favorece a segmentação de público e assim você não gasta recursos com quem não é um cliente em potencial.

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Principais estratégias de marketing digital

O investimento em marketing digital parece uma tarefa simples. Afinal, a internet chegou para facilitar e utilizá-la para ajudar a sua empresa a aumentar as vendas não deve parecer tão difícil. Porém, essa área possui várias vertentes e estratégias específicas, que devem ser entendidas individualmente para serem utilizadas de forma correta.

Pensando nisso, separamos as principais estratégias de marketing digital, nas quais você deve começar a investir para aumentar suas vendas:

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A estratégia mais simples para você começar é o Inbound Marketing. Ela nada mais é do que um marketing de atração, onde as empresas buscam ser encontradas através de conteúdos relevantes. Assim, o objetivo é compreender as dores e necessidades dos consumidores para poder oferecer soluções personalizadas. Com isso, o cliente é quem procura a empresa após se interessar por um conteúdo que ela compartilhou.

Por isso, é uma das estratégias mais baratas para conquistar clientes. Através do marketing de conteúdo, ou seja, oferecendo conteúdo de valor para os seus clientes, você é capaz de construir um relacionamento de confiança com seus consumidores e garantir sua autoridade na área.

Atualmente, as redes sociais estão presentes na vida da maior parte da sociedade e por isso se tornaram um grande alvo de investimento das empresas. Não é um canal de comunicação com foco em vendas, mas é o melhor canal de relacionamento que existe para as empresas, pois proporciona muita interação e engajamento entre consumidor e marca.

Assim, é indispensável ter uma página nas redes sociais onde seu público se encontra. Com isso, você consegue mostrar que está disponível para atender seus clientes, promover suas ações e conteúdos e mostrar mais sobre os valores e objetivos da sua empresa. Os consumidores procuram por marcas com as quais eles se identificam e as redes sociais são uma excelente estratégia para isso.

O E-mail marketing proporciona um canal de mensagens direto com o usuário e traz resultados muito efetivos. É uma ferramenta que ajuda a fortalecer sua marca e facilita a comunicação com clientes e potenciais clientes. Com ela você consegue segmentar sua lista de contatos e compartilhar conteúdos específicos para cada segmento.

Existem diversos tipos de mensagem que uma empresa pode enviar e cada uma possui uma interação diferente com os leads. A Newsletter, por exemplo, é como um jornal, no qual você pode divulgar seus conteúdos e materiais. É uma importante ferramenta para se relacionar com seus clientes e guiá-los durante a jornada de compra

Para quem busca investir em marketing digital, ser encontrado nas páginas de pesquisa é essencial. Essa é a principal forma que os clientes que buscam produtos e serviços na internet possuem de encontrar sua empresa. Por isso, o SEO, que é uma otimização para mecanismo de busca, é uma importante estratégia para sua empresa investir.

Essa estratégia te ajuda a saber quais técnicas usar para oferecer os melhores resultados para a experiência do usuário. Esse método de otimização analisa seu conteúdo, a parte técnica e a autoridade do seu site. Por isso, é importante a utilização de palavras-chaves, investimento na infraestrutura do site e utilização de links internos. Assim, você pode ser encontrado com mais facilidade.

A mídia paga é a promoção do seu conteúdo por meio de anúncios e propagandas nos meios digitais. Os resultados orgânicos são ótimos a longo prazo, mas a mídia paga traz mais velocidade. É uma estratégia excelente para empresas que buscam resultados mais rápidos, apesar de necessitar de um maior investimento financeiro.

Com essa estratégia você consegue exibir seus anúncios em sites, através do Google Ads, e nas redes sociais, através do Facebook Ads e do LinkedIN Ads. Você pode acompanhar em tempo real o desempenho de suas campanhas e consegue mensurar os resultados de forma mais simples. Além disso, é importante também para entender melhor o comportamento do seu público.

Para estar presente no meio digital as empresas precisam ser capazes de acompanhar as transformações que ocorrem a todo tempo, e o tipo de conteúdo que é mais desejado no momento. A internet traz diversas possibilidades, mas não são todas que valem a pena investir, você deve estar atento ao que seu público está consumindo mais.

Conteúdos em vídeos e podcasts são as maiores tendências da internet atualmente. Isso porque são materiais dinâmicos e de fácil consumo, assim geram mais acessos e compartilhamentos. São capazes de deixar a comunicação mais interativa e aproximar os clientes. É uma estratégia importante para ajudar no crescimento da sua marca e que não exige muitos recursos.

Percebemos que é indispensável a utilização do marketing digital como estratégia para a sua empresa. Ele traz interatividade com o público, permite uma melhor análise de dados, ajuda na definição de objetivos e estratégias e traz mais oportunidade para as empresas. Pode não ser simples entender esse conceito e colocá-lo em prática, mas com as estratégias que listamos você terá o necessário para aumentar suas vendas. 

 

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Joyce Sá

Profissional com mais de 15 anos de atuação na área de Tecnologia da Informação, com foco em negócio e atendimento de clientes e stakeholders. Agile Master, com formação em Tecnologia da Informação e Pós Graduação em Gestão e Gerenciamento de Projetos.

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Bruna Gomes

Formanda de Comunicação Social e Assistente de Marketing na Lumis. Sou apaixonada pela comunicação e pelo marketing e busco sempre me desenvolver melhor como comunicadora e aprofundar meus conhecimentos na área do Marketing Digital, a qual tenho prazer em atuar.

https://www.linkedin.com/in/bruna-gomes-7158a91a4/

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Rodrigo Santana

Rodrigo Santana é Analista de Sistemas na Lumis. Formado em ciência da computação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), técnico de informática pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Com mais de 6 anos de experiência na área de desenvolvimento de sistemas, no momento, atua como Líder Técnico. Apaixonado por tecnologia e adepto do aprendizado contínuo. Possui enorme satisfação em compartilhar conhecimento. É extremamente dedicado para atingir objetivos profissionais e pessoais. Possui experiência em múltiplos segmentos como: Shoppings centers, distribuição de gás, cursos de idioma, escolas e hospitais.

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Wallace Cunha

Engenheiro de produção com ênfase em melhoria contínua e especificação de requisitos. Certificado pela ScrumOrg. Apaixonado por Gerenciamento de Projetos e metodologias ágeis.

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Rodolpho Dutra

Analista de sistemas apaixonado pelo universo de TI e a forma como a tecnologia é capaz de preencher lacunas melhorando nossas vidas. Agilista e especialista em Qualidade de Software que aproveita cada oportunidade para transformar o atual em obsoleto, mantendo o agora em evolução.

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Gabriel Teixeira

Gabriel Teixeira é Agile Master ma Lumis, formado em Sistemas de informação, desde a época de faculdade se identifica com a Gestão de Processos e Metodologias Ágeis. Vem apoiando a Lumis a alguns anos na aplicação e disseminação da Cultura e pensamento ágil na empresa, além de atuação junto a equipe de Delivery em projetos ágeis.

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Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

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