Conheça a metodologia scrum na Lumis

Você vai ler sobre:

  1. O que é o método scrum e o manifesto ágil?
  2. Como aplicar o scrum?
  3. Metodologia Ágil na Lumis

Ter uma equipe produtiva sempre foi um conceito muito discutido no mundo corporativo. Entregas satisfatórias em um curto espaço de tempo é um sonho para qualquer empresa.

Encontrar maneiras saudáveis de engajar um funcionário para contribuir com que ele ofereça o seu melhor desempenho, entretanto, pode ser um desafio.

Nesse artigo, vamos te ajudar a implementar o Scrum no dia a dia e a melhorar ainda mais a produtividade do seu time!

O que é o método scrum e o manifesto ágil?

A metodologia Scrum foi desenvolvida por Jeff, em conjunto com Ken Schwaber, criaram o Scrum em 1993, na Easel Corporation, com o intuito de mudar a forma como o desenvolvimento de Software era gerenciado, buscando promover maneiras de alcançar ótimos resultados de produtividade através do gerenciamento de tarefas e projetos. Esse método tem ajudado equipes de empresas diversas a realizarem projetos de maneira fluida, dinâmica e rápida.

Scrum é uma metodologia ágil desenvolvida para potencializar equipes no ambiente de trabalho. Tudo começou com um grupo de 17 profissionais, que se reuniram no ano de 2001 para redefinir o modelo existente de elaboração de projetos. O objetivo era trazer essa ideia através de documento, chamado de Manifesto Ágil, que seguia as práticas da Metodologia Ágil.

No documento do Manifesto Ágil foram apresentados quatro valores e 12 fundamentos a serem seguidos para o desenvolvimento ágil de software, que são eles:

Os 4 valores do Manifesto Ágil:

1.  Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas.

2. Softwares mais que documentação abrangente.

3. Colaboração com clientes mais que negociação de contratos.

4. Responder a mudanças mais que seguir um plano. 

Interna.png

Os 12 fundamentos do Manifesto Ágil:

Portanto, o Scrum se baseia em princípios que podem ser encontrados dentro do Manifesto Ágil, um manifesto criado por 17 autores que discorrem sobre a utilização de ferramentas, contratos e planos para o sucesso de um projeto.

Segundo o Scrum Guide, o guia oficial da metodologia, “Scrum é um framework dentro do qual pessoas podem tratar e resolver problemas complexos e adaptativos, enquanto produtiva e criativamente entregam produtos com o mais alto valor possível”.

O grande segredo dessa metodologia é a fracionar as demandas e trazer agilidade para cada tarefa a ser cumprida.

Como aplicar o scrum?

A metodologia scrum não trabalha com cargos e sim, papéis. Para isso falaremos das principais responsabilidades de cada um deles:

 Uma das principais responsabilidades dentro da metodologia scrum, também conhecido como PO, é o responsável pela parte de negócios. Considerado o "comandante do navio” é a pessoa que vai definir o que terá de ser feito dentro do projeto e qual será o nível de prioridade de cada tarefa. Também gerencia o product backlog, que você vai conhecer mais adiante.

 

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail


 

 

É considerada como a “ponte” que garante a comunicação entre a equipe e resolve os impedimentos que surgem durante o projeto. Também considerado como um moderador, pois mantém a ordem e também ensina aos outros membros da equipe sobre Scrum e resolução de problemas.

 São todos os colaboradores envolvidos na construção de um projeto ou tarefa. O time vai variar conforme o tipo de trabalho exigido. Por exemplo, um projeto de criação de um livro, existem escritores, designers, revisores e etc. E para que tudo isso seja entregue com agilidade, as atividades também possuem nomenclaturas e funcionalidades, vejamos quais são:

 O lugar em que o P.O. escreve tudo o que será necessário ter naquele projeto para que ele seja executado e organizado de acordo com a prioridade. Um exemplo claro disso, ainda usando o exemplo do livro seriam “quais são as atividades principais que precisam ser realizadas em primeiro lugar e quem serão as pessoas envolvidas para isso acontecer”.

O sprint funciona como o centro principal para toda essa organização, é o tempo considerado para entrega ao cliente. É nessa fase que decidimos a prioridade, desmembramos as tarefas em pequenas frações e considerando um tempo a ser realizado, sendo necessário ser inferior a um mês, garantindo a agilidade.

 O time todo precisa estar em sintonia e para isso acontecer existem as plannings, reunião que abre toda sprint. Nela, o Product Owner mostra o Product Backlog para a equipe e é discutido o que será feito na sprint iniciada. Normalmente realizada no primeiro dia da semana, garantindo uma visão a todos do time sobre cada tarefa e responsabilidade. Nossa sugestão da Lumis é que essa reunião seja de pelo menos uma hora e no máximo 4 horas.

Reuniões que acontecem diariamente e, idealmente, não devem ultrapassar 15 minutos de duração. Elas são importantes para manter a comunicação e transparência entre o time. Norteadas por algumas perguntas:

 - O que eu fiz? – O que a pessoa fez da Daily anterior até essa;

- O que vou fazer? – O que a pessoa fará até a próxima reunião diária;

- Tive algum problema ou impedimento que me atrapalhou?

 A cada Sprint, um subconjunto prioritário do Backlog é separado para ser feito pela equipe. Esse subconjunto é chamado de Sprint Backlog e nele é decidido o que será feito na próxima Sprint, como um banco de dados com novas atividades.

Ao final de cada Sprint, é feita uma reunião com o time e o cliente para mostrar os resultados alcançados até então. A review é extremamente importante, pois é nela que alinhamos as necessidades do cliente com o que está sendo produzido e, se houve erros ou mudanças no projeto, todos ficam cientes.

 Após as reviews, são feitas reuniões de retrospectiva em que somente o time participa, são questionados ações que deram certo, empecilhos e o que pode ser feito para melhorar cada vez mais.
 

Metodologia Ágil na Lumis

A Lumis para garantir agilidade nas entregas dos projetos, possui equipes dedicadas para que se cumpra cada fase do projeto através da metodologia scrum.

Nossos clientes e parceiros reconhecem que essas ações que fazemos são imprescritíveis para garantirmos satisfações e rapidez.

São grupos de profissionais exclusivos com reuniões periódicas, gostamos de estar sempre por perto para oferecer um excelente trabalho e crescer juntos. Acreditamos que trabalho em equipe é o percurso mais eficiente para atingir os objetivos. 

Você pode contar com o time de especialistas da Lumis para levar a filosofia ágil para a sua empresa, tornando o processo de desenvolvimento de soluções digitais mais eficiente e colaborativo.

 

Você sabe o que é DOR e DOD?

São critérios definidos pelo time, que detalha as condições que uma tarefa precisa conter para que possa ser trabalhada pelo time. Basicamente, são critérios de entrada para Backlog, para que todos tenham o mínimo viável para começar cada atividade.

Clique aqui para saber mais sobre!

 

Sobre o autor

Time Lumis

Soluções para gestão da experiência do cliente

https://www.linkedin.com/company/lumis/