O Manifesto ágil e sua contribuição para o desenvolvimento de software

Você vai ler sobre:

  1. Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas
  2. Software em funcionamento mais que documentação abrangente
  3. Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos
  4. Responder mudanças mais que seguir um plano

Vamos refletir um pouco sobre a importância da agilidade durante o processo de desenvolvimento de um produto ou serviço? A metodologia tradicional ainda é usada nos dias de hoje? 

A agilidade adapta as práticas mais comuns referentes à maneira de desenvolver um produto ou serviço, uma vez que ela surgiu com o objetivo de adaptar as necessidades atuais do mercado para a área de desenvolvimento de software. Pois, ela permite realizar pequenas entregas com o objetivo de receber feedbacks dos clientes, entendendo se o que está em desenvolvimento encontra-se alinhado conforme suas expectativas, tornando-se um fator primordial para que o projeto tenha bons resultados na entrega final. 

A metodologia tradicional baseia-se em um modelo rígido e burocrático, uma vez que se faz presente a ordem e o controle das etapas durante todo o processo de desenvolvimento do projeto. Esse método exige um longo planejamento com etapas mais rígidas, utilizando fases bem definidas que devem ser cumpridas de maneira sequencial para que o projeto seja concluído e assim, ao final, acontecer a entrega do software, que muitas vezes não era o que o cliente desejava! 

Diante desse cenário, acredito ser primordial frisar os valores do manifesto ágil com o objetivo de registrar e esclarecer a importância da agilidade nos tempos atuais. Um grupo de profissionais, da área de desenvolvimento de software, reuniram-se em fevereiro de 2001 com o objetivo de discutir os problemas que cada um possuía, bem como criar soluções frente às dificuldades, criando um método inovador que atendesse a necessidade atual do mercado de desenvolvimento de produtos. Após diversas discussões, foi construído um documento nomeado como “Manifesto Ágil”, apresentando quatro valores que estabelecem maneiras de como gerenciar um projeto. 

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail

 

Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas 

Há quem diga que desenvolver um software é apenas estar rodeado de código. Não! 

O Software é desenvolvido por pessoas e para pessoas, com o objetivo de atender alguma necessidade ou solucionar algum problema, e para isso, exige dinamismo e trabalho em equipe. Por isso, é primordial que haja interação entre os integrantes da equipe, uma vez que todos estão reunidos em prol de um objetivo: atender uma necessidade. Isso faz com que a sinergia e a comunicação entre as pessoas seja uma grande aliada durante todo o processo de desenvolvimento, mitigando a burocracia e fazendo com que o processo de comunicação seja mais eficiente. Logo, isso é mais importante que criar ferramentas e seguir processos. 

Software em funcionamento mais que documentação abrangente 

Entregar software sem documentação? A resposta é não! Esse valor apenas estabelece que o software em funcionamento tem prioridade frente a documentação, uma vez que o cliente paga por resultados e não por planos que apenas ficam no papel. Por outro lado, a documentação precisa existir, pois sem ela fica mais difícil planejar, desenvolver e realizar a manutenção desse software. A ideia é apresentar para o cliente que o software está em perfeito estado de funcionamento de acordo com os requisitos que foram estabelecidos, sendo esse um indicador essencial para mostrar que o trabalho foi bem executado. 

Manifesto Agil - Interna.png

Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos 

Sim! Embora seja importante gerenciar os custos de um projeto ou produto, celebrando contrato, realizando planejamentos e orçamentos com o objetivo de registrar e organizar um cronograma. É mais importante e imprescindível colaborar junto ao cliente, trazendo-o para dentro do projeto, conversando, refinando as necessidades e mostrando que a organização está desenvolvendo não apenas um produto ou serviço, mas sim uma solução e que todos estão presentes para colaborar e ajudar com a finalidade de entregar valor ao seu negócio. 

Responder mudanças mais que seguir um plano 

Seguir um plano é importante, uma vez que envolve custos e prazos. Por outro lado, desenvolver software exige adaptação às mudanças frente a um ambiente de transformações rápidas em um mundo mais conectado e um mercado mais competitivo. Um time que trabalha com métodos ágeis precisa estar aberto às mudanças, pois durante ou após o desenvolvimento de um software é natural o cliente apresentar uma nova ideia ou acontecer algo externo que modifique algum processo interno. 

Como vimos, o método ágil é bastante alinhado com o contexto dentro do mercado de desenvolvimento de Software, uma vez que se baseia na adaptabilidade, seguindo um modelo mais flexível, realizando entregas parciais que facilitam a gestão de mudanças que podem ocorrer durante o projeto. Diferente do modelo tradicional, a entrega incremental aumenta as chances de sucesso, uma vez que o cliente verifica se o desenvolvimento está ocorrendo conforme a sua expectativa, fazendo com que as etapas a seguir sejam direcionadas para o que realmente deseja. Afinal, o principal objetivo é entregar produtos ou serviços que atendam às necessidades do cliente de forma eficiente, trazendo melhores resultados para o seu negócio. 

Por outro lado, não podemos negar que algumas empresas utilizam a metodologia tradicional. A organização que adota esse modelo, consegue trabalhar com requisitos bem definidos, garantindo que a etapa seguinte do projeto só será iniciada quando a anterior for concluída. Assegurando, assim, um planejamento bem elaborado e uma margem eficiente que reduzirá as falhas de aplicação do modelo, evitando o retrabalho no decorrer do projeto. 

Tradicional ou ágil, cada modelo tem duas suas singularidades, sendo possível utilizar as melhores práticas de cada um deles. Mas, antes de tudo, é primordial compreender bem do projeto que será desenvolvido, assim, terá recursos e justificativas necessárias para optar e extrair as melhores ações que cada modelo proporciona com o objetivo de construir um produto ou serviço que agregue valor ao seu negócio. 

Sobre o autor

Adriana Pecorelli

Product Owner

https://www.linkedin.com/in/adriana-pecorelli/