Obstáculos da Transformação ágil

Você vai ler sobre:

  1. Entendendo a Transformação Ágil
  2. Os obstáculos da Transformação Ágil
  3. Dicas facilitadoras para a sua Transformação Ágil

Um dos assuntos que mais está em alta nos últimos anos, é a transformação ágil. A filosofia vem ganhando cada vez mais o mercado e mudando a forma como empresas lidam com seus processos e serviços. Mas engana-se quem pensa que basta adotar métodos ágeis para passar por essa transformação. Agilidade é muito mais do que isso, ela representa uma verdadeira mudança de mindset e por isso é necessário que exista um esforço contínuo da corporação. Quer entender mais sobre os obstáculos da Transformação Ágil? Então continue conosco, pois é isso que mostraremos no artigo de hoje.

Entendendo a Transformação Ágil

A forma como o desenvolvimento de software deve ser organizado tem gerado debates na comunidade de TI durante décadas. As fábricas de software reconhecem a necessidade de definir e gerenciar seus processos e fluxos a fim de garantir e otimizar qualidade e produtividade, fazendo o melhor uso dos seus recursos. Por volta de 1990, uma comunidade defensora de mudanças para a perspectiva de desenvolvimento de software ganhou força, a Comunidade Ágil, e por eles foram criados e divulgados 12 princípios em um documento batizado de “Manifesto Ágil”.

Neste novo ambiente proposto, indivíduos e interações tem mais valor que processos e ferramentas, um software funcional tem mais valor que documentações, colaboração com o cliente tem mais valor que negociação de contrato e respostas às mudanças necessárias mais valor que seguir um plano. A filosofia ágil nasceu como uma reação às fraquezas das abordagens dos processos tradicionais e para lidar com as novas dinâmicas do mercado e das necessidades dos clientes. Agilidade evidencia a habilidade das organizações estarem prontas e disponíveis para mudanças de forma mais rápida que a taxa dessas alterações, e também do reconhecimento de que pessoas são o foco principal no sucesso da conquista dos objetivos.

A aplicação de agilidade veio para simplificar, evitando burocracia, rodando em pequenos ciclos com envolvimento do cliente e adaptando-se às necessidades diárias. Métodos ágeis são capazes de atender as necessidades das pessoas enquanto acelera o desenvolvimento, melhora a qualidade do produto e aumenta a satisfação dos clientes, por essas e outras razões a indústria, cada vez mais, defende a aplicação da filosofia ágil. Segundo o "13th Annual State of Agile Report” a adoção de agilidade continua crescendo, 97% dos entrevistados declararam que sua organização pratica algum método de desenvolvimento ágil.

Os obstáculos da Transformação Ágil

Muitos métodos, técnicas e práticas já foram apresentadas, e continuam sendo, e diversas destas propostas são capazes de atender a um mesmo propósito. A escolha do método e do fluxo de trabalho não são um exercício simples, pois dependem das pessoas e do ambiente em que elas estão inseridas, bem como das características da organização, do projeto, das equipes e do relacionamento entre os membros do time e por isso a transformação ágil é um grande desafio para qualquer organização.

Receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail

Abaixo alguns obstáculos para uma transformação ágil

Dicas facilitadoras para a sua transformação ágil

Bom, agora que você conhece os principais obstáculos para sua empresa passar pela transformação ágil, viu como não é tão simples, não é mesmo? Apesar disso, com pequenas atitudes sua empresa pode começar a entrar nesse processo. Abaixo, listamos algumas dicas que pode facilitar essa transformação, confira:

Como vimos, há diversos obstáculos para implementar agilidade, mas os desafios da transformação ágil são compensados, e em pouco tempo, é possível enxergar os benefícios da adoção da agilidade. Agilidade tem fácil adaptação em projetos de qualquer tipo ou porte, aumenta a interação entre pessoas, deixando-as mais motivadas e confiantes para trabalhar em ambientes ágeis. Mudanças e adaptações são propostas, definidas e implementadas sem burocracia.

Pequenos blocos de desenvolvimento, aumentam a assertividade na priorização das atividades e reduzem a complexidade para a entrega. A cada encerramento de ciclo temos entregas de qualidade, pois a otimização da correção dos erros é viabilizada pelo processo de testes mapeado e executado durante o ciclo em desenvolvimento. Todos esses fatores são responsáveis pelo aumento da produtividade e principalmente da felicidade de cada um.

Sobre o autor

Rodolpho Dutra

Analista de sistemas apaixonado pelo universo de TI e a forma como a tecnologia é capaz de preencher lacunas melhorando nossas vidas. Agilista e especialista em Qualidade de Software que aproveita cada oportunidade para transformar o atual em obsoleto, mantendo o agora em evolução.

https://www.linkedin.com/in/rodolphodutra/